CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Contato Área temática: Saúde Apoio: CENEX HC PBEXT/PROEX Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Medicina 1. Aluno.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
CUIDADORES DE IDOSOS: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA O envelhecimento populacional é.
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
Para entender o que é política pública Produção cultural
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Paisagens & Fotos Arquivo Pessoal / Internet MULHERES TEXTO DE MINHA AUTORIA Sequência automática.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
CASAMENTO – MISSÃO (QUASE) IMPOSSÍVEL Eduardo Ferreira – Santos Por : Vanilda Barreto Mendonça INTRODUÇÃO Embora cada pessoa deva empreender e responsabilizar-se.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO - MEC Portal de Periódicos Capes PNAS - Proceedings of the.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³ NANCI VERGINIA DE PAULA. ¹² Acadêmica Curso de Enfermagem - UNIPAR ³ Docente do Curso de Enfermagem – UNIPAR - O aumento do numero de idosos no Brasil, está cada vez mais constante, segundo senso 2010 no Brasil vivem , pessoas com idade acima de 60 anos (BRASIL, 2015). Este aumento de idosos não nos dá um aval de preservação do respeito, integridade e qualidade de vida (BRASIL, 2010) Os idosos passam por inúmeras repressões culturais e preconceitos, porém o maior problema é quando se aborda a sexualidade (CATUSSO, 2005). Afirma ainda o autor que várias são as maneiras de experiência asexualidade na terceira idade refletida em forma de carinho. Enfatizar a sexualidade na terceira idade CONCLUSÃO REFERÊNCIAS DESENVOLVIMENTO INTRODUÇAO OBJETIVO Almeida; Patriota (2009), afirmam que a sexualidade deve estar atrelada a saúde e bem estar do idoso e não podemos relacionar somente doença com idade avançada. Independente da idade cronológica a sexualidade no idoso não acontece direcionada ao ato sexual, ela se encontra na forma que o relacionamento acontece, através do afeto, carinho, da vontade de tocar e ser tocado, da amizade, do convívio com o outro (CATUSSO, 2005). Para Vasconcelos (2004) o amor e o sexo podem significar muitas coisas para as pessoas de terceira idade, e está ligada ao processo de cumplicidade, pessoalidade, que há entre o casal, nessa idade a intimidade e o sexo acontecem juntos, uma se torna o complemento do outro. Há muito tempo atrás a sexualidade tinha conotação de procriação e se descobriu que ela acontece para todos os indivíduos e proporciona bem-estar. Estudos revelam que iniciar namoro nesta fase da vida proporciona bem-estar e felicidade e troca no cuidar um do outro, renovando a vontade de viver (LARENTINO, 2006). Para obter uma vida saudável na velhice, vários fatores devem ser levados em consideração tais como: saúde física e sentimental para que possam expressar sentimentos verdadeiros um para o outro, numa atmosfera de segurança, carinho e reciprocidade (VASCONCELOS, 2004). Não basta só ter interesse para as atividades sexuais, a saúde deve ser prioridade e várias patologias de ordem cardiológica e crônicas como diabetes e hipertensão podem dificultar uma vida sexual ativa (ALMEIDA; PATRIOTA, 2009). Acrescenta ainda o autor que o tipo de educação repressora pode influir na manifestação da sexualidade em qualquer época da vida. A sexualidade também acontece na terceira idade e é um fator importante no processo do envelhecimento, pois proporciona melhoria na qualidade de vida. O respeito a sexualidade do idoso deve ser exercício diário, com cumplicidade, respeito e carinho assim proporcionando um estilo de vida melhor para ambas as partes. ALMEIDA, L, A. PATRIOTA, L, M. Sexualidade na terceira idade: Um estudo com idosas usuárias do programa saúde da família do bairro das cidades. Revista Eletrônica ISSN 1677 Campina Grande 4280 Vol.8. No Disponível em: Acesso em: 19 ago.2015 BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso SISAP IDOSO. Disponível em: acesso em 20/008/2015 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília, Disponível em: nvelhecimento_v12.pdf acesso em 20/08/2015 CATUSSO.M.C. Rompendo o silencio:Desvelando a sexualidade em idosos. Rev. Virtuais textos e contextos. Rio grande do sul n° 4, ano IV, dez.2005 LAURENTINO, N. R. S; et al. Namoro na terceira idade e o processo de ser saudável na velhice: recorte ilustrativo de um grupo de mulheres. Ver. Brás. De Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, – jan/jun VASCONCELLOS, D. et al. A sexualidade no processo do envelhecimento: novas perspectivas comparação transcultural. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 3, p , set./dez