1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
PERCEPÇÕES.
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Alteridade.
Visão.
Professor Marcelo Rocha Contin
O indivíduo criativo na empresa
1.Consciência (Chalmers,1997)
Prof.a Andréia Chagas Pereira
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Árvore de causas do erro humano
MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.
CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.
Traços da Personalidade
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
Sensação & Percepção Perguntas básicas:
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Funções Mentais Superiores
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
Teorias do conhecimento
A percepção Percepção: é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. Decisão: é o processo pelo qual as.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).

Competências e Habilidades
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Aula 5.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
Interpretação Consecutiva
IUM Aula 09.
Sensação Aula 1.
AS EMOÇÕES.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Marjorye, Bruno lopes e Bruno Novaes- 2 PPN
Lojas de Informática & eletrônicos
Linguagem Natureza e Aquisição.
Percepção Humana Eva Bessa.
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Oportunidades e Ideias
Immanuel Kant
A Liderança transformacional
Percepção Humana Eva Bessa.
Profº Wagner Tadeu CHO Aula 4
Tendências atuais do ECLE
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Filosofia Moderna.
Função dos Produtos Objeto naturalObjeto industrial.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Prof. Alessandra Pereira
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
CRIATIVIDADE Quando ocorreu a sua última idéia criativa? ( ) Nesta Manhã ( ) Ontem ( ) Na semana passada ( ) No mês passado ( ) No ano passado Qual foi.
Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo

2 PERCEPÇÃO É o processo de decodificar os estímulos que recebemos; Em termos gerais, a percepção pode ser definida como a forma como vemos o mundo à nossa volta; Modo segundo o qual o indivíduo constrói em si a representação e o conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações, ainda que, por vezes, seja induzido em erro;

3 Percepcionar algo ou alguém é captá-lo através dos sentidos e também fixar essa imagem; As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo e todo o conhecimento é necessariamente adquirido através da percepção;

4 O processo perceptivo inicia-se com a captação, através dos órgãos dos sentidos, de um estímulo que, em seguida, é enviado ao cérebro; A percepção pode então ser definida como a recepção, por parte do cérebro, da chegada de um estímulo;

5 Este processo pode ser decomposto em duas fases distintas: A) SENSAÇÃO – mecanismo fisiológico através do qual os órgãos sensoriais registram e transmitem os estímulos externos; B) INTERPRETAÇÃO – que permite organizar e dar um significado aos estímulos recebidos.

6 A SENSAÇÃO Corresponde a uma resposta direta e imediata dos órgãos sensoriais a um estímulo básico como a luz, a cor, o som ou o tato; A sensibilidade ao estímulo varia de acordo com a qualidade sensorial dos órgãos receptores e a quantidade e a intensidade dos estímulos aos quais estamos expostos.

7 POR EXEMPLO: Uma pessoa cega tem a percepção auditiva e tátil mais desenvolvida que a maioria dos pessoas e como tal é capaz de ouvir sons que normalmente as pessoas não ouvem conscientemente. A sensação é por natureza diferencial, ou seja, as pessoas só reparam naquilo que se distingue do geral, naquilo que é diferente, nos desvios, nas irregularidades.

8 NOSSOS SENTIDOS... Visão Audição Olfato Tato Paladar

9

10 A ATENÇÃO É parcialmente determinada pelo que o indivíduo deseja e pela importância que lhe dá; Nossa atenção é, portanto, seletiva; O indivíduo irá perceber mais os estímulos que vierem de encontro com seus interesses.

11 FIGURA-FUNDO O indivíduo tem tendência para organizar todas as percepções segundo dois planos: O da figura (elemento central que capta o essencial da atenção); O do fundo (avaliado pelo indivíduo como secundário).

12 DISTORÇÃO SELETIVA É a tendência das pessoas interpretarem as informações de acordo com os seus desejos particulares; Dessa forma, o indivíduo reforça os seus preconceitos em vez de contrariá-los.

13 RETENÇÃO SELETIVA As pessoas tem uma tendência a esquecer muito mais informações do que aprender, mas existe uma tendência de guardar aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam suas atitudes e crenças.

14 Bloqueios de Percepção Obstáculos que impedem entender claramente o problema em si ou a informação necessária pare resolvê-lo.

15 Vendo o que você espera ver – ESTERÓTIPO. O esterótipo e a rotulação são bloqueios de criação extremamente predominantes e eficazes. Não se pode ver claramente quando controlado por preconceitos.

16 O esterótipo da percepção pode ajudar pessoas a completarem dados incompletos, mas pode pode ser um sério obstáculo para a percepção de combinações novas.

17 Bloqueios de Percepção Esterótipo; Dificuldade em isolar o problema; Tendência a restringir demais o problema; Inabilidade em ver o problema de diferentes ângulos; Saturação; Falha e usar todos os mecanismos sensoriais.

18 Bloqueios Emocionais Medo se assumir um risco; Apego excessivo à regras; Julgamento precipitado de idéias e pessoas; Incapacidade de Incubar Falta de motivação X Motivação excessiva.

19 Bloqueios culturais Tabus; Tradição X Mudança; Razão X Emoção.

20 Bloqueios Ambientais Muitas vezes o sucesso depende da capacidade em aceitar e incorporar críticas; A competição e a falta de confiança destroem um ambiente de trabalho.

21 Bloqueios de Intelecto e de expressão A habilidade inadequada e a imprecisão na nossa expressão verbal / corporal são muito comuns. É extremamente importante a utilização de informações corretas e adequadas para uma resposta pertinente à dituação.

22 Desbloqueadores Entre identificar conscientemente os bloqueios mentais e derrubá-los há uma distância grande. Muitos deste bloqueios existem devido à natureza conquistadora, competitiva e compulsiva do homem ocidental.

23 Uma das capacidades mais importantes em uma pessoa criativa é uma postura questionadora, que infelizmente a maioria perde com o tempo, por causa do desencorajamento social e do medo de demonstrar que não sabe. Se você não questiona, não encontra razões para inovar e terá dificuldades em sentir o problema.

24 Deve-se desenvolver um ceticismo saudável frete ao que já existe. Fluência e flexibilidade de pensamento também são de extrema importância para combater os bloqueios.

25 Grupos e Organizações As pessoas gostarão de você se pensar como elas, o que tende a aumentar os bloqueios de percepção e de intelecto. Em grandes grupos, os bloqueadores da criatividade são: Burocracia e formalidade excessivas; Conservadorismo; Despersonalização; Inércia.