Apresentação Prof ª Ana Paula de Mello de Camargo.

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Transcrição da apresentação:

Apresentação Prof ª Ana Paula de Mello de Camargo

Sistemas Teóricos em Psicologia - III II. (M2) FENOMENOLOGIA: definição e histórico

Sistemas Teóricos em Psicologia III (Vicent Van Gogh “The Olive Trees” 1889).

FENOMENOLOGIA : O termo Fenomenologia já era conhecido desde o século XVIII, com Kant e Hegel, mas foi Franz Brentano que retomou os conceitos da Fenomenologia para discutir o lugar da Psicologia enquanto Ciência e seu objeto de estudo. A Fenomenologia foi um movimento que cresceu no Oeste Europeu e alcançou os EUA, no período que compreende o final do século XIX e o início do século XX. O termo foi introduzido na Filosofia e na Psicologia, influenciando a Psicoterapia em especial as Humanistas. "A visão do homem no mundo da ciência, na segunda metade do século XIX, foi determinada pela ciência positiva cega a sua própria prosperidade. Isso significa um afastamento das questões que são decisivas para a humanidade. A ciência concentrada no fato construiu homens factuais. A mudança na opinião pública era inevitável, especialmente após a Segunda Guerra Mundial" (MARTINS, J. 1989: 17). Sistemas Teóricos em Psicologia III

Após a 1ª Revolução Industrial na Inglaterra e a Revolução Burguesa na França, ao final do século XIX, os estados europeus apresentavam-se unificados pelo nacionalismo e pelo imperialismo, a Inglaterra estava em pleno desenvolvimento devido a Revolução Industrial, e esta última começava-se a espalhar-se por toda Europa. O que permitia ou mesmo sustentava esta expansão econômica e política era uma nova proposta de entendimento do que era o conhecimento. Nessa época as ciências se desenvolveram num modo não linear e não totalmente racional, e sofrendo influências dos fatores políticos, sociais e econômicos. “Nesse período a segurança do pensamento positivista começa a ser abalada, com questionamentos relativos aos fundamentos e ao alcance de seus postulados, em virtude de serem elaborados por um sujeito concreto, ficando, portanto, dependentes do psiquismo humano”(FORGHIERI, 2004:14) Sistemas Teóricos em Psicologia III

Franz Brentano ( ): * iniciou sua formação como sacerdote e depois graduou-se em Filosofia; *em 1884 publicou “Psicologia do ponto de vista Empírico”; *com essa obra fez uma oposição direta a Psicologia Wundtiana e ao método experimental, foi um dos mais importantes não-wundtianos, devido a sua diversificada influência no campo da Psicologia. * Ao mesmo tempo em que partilhou com Wundt o objetivo de fazer da Psicologia uma ciência, divergiu totalmente quanto ao método e ao objeto de estudo wundtiano. Sistemas Teóricos em Psicologia III *Foi nesse período que a Psicologia surgiu como ciência independente adotando o método experimental, o mesmo das ciências naturais. *Em 1879, Wundt implantou o primeiro laboratório de Psicologia, em Leipzig, Alemanha e várias manifestações formais surgiram como indício de que a Psicologia estava florescendo. Por ex.: em 1887, a fundação do “American Journal of Psychology”, a primeira revista psicológica publicada nos EUA.

Sistemas Teóricos em Psicologia III * Para Brentano o método da Psicologia deveria ser empírico através da observação, embora não rejeitasse totalmente o método experimental. *Se opôs a idéia fundamental de Wundt de que a Psicologia deveria estudar o conteúdo da experiência consciente. Para ele, o objeto de estudo próprio da Psicologia é a Atividade Mental. * Por exemplo: o ato mental de ver (como), em vez do conteúdo do que é visto (o que): “o conteúdo sensorial do vermelho é distinto da atividade de perceber o vermelho” “ o ato da experiência é o verdadeiro objeto de estudo da psicologia” * A Psicologia de Brentano ficou conhecida como Psicologia do Ato. A psicologia do Ato de Brentano é mais empírica do que experimental quanto a sua metodologia. Isso não implica que seja um retorno a filosofia especulativa, embora não seja experimental, ela se baseia na observação sistemática. *Esse objeto de estudo se redefinindo pedia um método de estudo distinto, já que os atos, ao contrário dos conteúdos sensoriais, não são acessíveis por meio do método praticado por Wundt.

Sistemas Teóricos em Psicologia III *Brentano lecionou Filosofia em Viena, Áustria, tornando-se um conferencista popular e influenciou toda uma geração de cientistas, teve como alunos, por exemplo, Sigmund Freud e Edmund Husserl. “As idéias de Brentano exerceram grande influência no pensamento de Husserl, estabelecendo profundas diferenças entre os eventos físicos e os fenômenos psíquicos, afirmando que nestes existem intencionalidade e um modo de percepção original, imediato. Propõe o retorno as experiências vividas e a descrição autêntica destas, livre de todo pensamento genético e metafísico; suas investigações, porém, permaneceram limitadas no âmbito da Psicologia “ (KELKEL E SCHERER, 1982 apud FORGHIERI, 2004:14) * Nesse cenário surgem, então, no início do século XX, as primeiras obras sobre Fenomenologia, de Husserl em 1901, 1907, * Embora partindo das idéias de Brentano de intencionalidade, Husserl, vai além deste, pois investiga a intencionalidade na “vivência da consciência”, chegando a uma análise profunda do conhecimento, que ultrapassa os limites da Psicologia. * Sua obra consiste, sobretudo, em problematizar o próprio conhecimento e na apresentação da Fenomenologia como o único método para chegar as verdades apodícticas, evidentes. Pretende, através deste, estabelecer o fundamento radical da Filosofia, bem como a base primordial de todo saber humano.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E FILOSÓFICA EDMUND HUSSERL ( ) “Toda consciência é consciência de alguma coisa” (Edmund Husserl) Era formado em ciências exatas. Em 1884 passou a freqüentar as aulas de Franz Brentano As aulas e as idéias de Franz Brentano mudaram radicalmente sua vida conduzindo-o a filosofia. Herdou, de Brentano, a idéia de “intencionalidade da consciência” e esse conceito influenciou suas obras. Nos anos de 1901, 1907 e 1911 surgem as primeiras obras sobre Fenomenologia escritas por Husserl, que consegue ir além das idéias de Brentano.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E FILOSÓFICA A Fenomenologia de Husserl estava encarregada de três tarefas principais: 1. Separar Psicologia e Filosofia: Para Husserl a Psicologia, como toda e qualquer ciência, estuda e explica os fatos observáveis, mas não pode oferecer os fundamentos de tal estudos e explicações, pois esses cabem a Filosofia. 2. Manter o privilégio do sujeito do conhecimento, ou consciência reflexiva diante dos objetos: as essências das coisas são produzidas pela consciência do sujeito e é esse o poder que ele tem para dar significação a sua realidade. A consciência é um ato intencional e sua essência é a intencionalidade, ou o ato de visar as coisas, dando-lhes significação 3. Ampliar/renovar o conceito de fenômeno: para Husserl o fenômeno é a essência. O que é a essência ? É a significação ou o sentido de um ser.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E FILOSÓFICA Fenômeno: etimologicamente, palavra de origem grega, significa aquilo que se mostra, que se revela. As análises que Husserl faz combinando vivência e intuição, tem por fim compreender o que é essencial nas vivências – da percepção, da imaginação, do juízo de valor, etc – intuitivamente visadas. As vivências, juntamente com o que nelas aparece ou se torna manifesto, chamam-se fenômenos, diz ele emprestando as palavras gregas. Husserl, se dirigindo ao vocábulos gregos, phainesthai, aparecer, e phainomenon, o que aparece. Daqui pode-se deduzir a relação estreita que Husserl estabelece com a Psicologia, já que Vivência (Erlebnis) é a qualidade própria dos estados psíquicos enquanto fenômenos da consciência, por nós diretamente experimentados ou vividos.

Apresentação do Filme: "SONHOS" de AKIRA KUROSAWA A Noite Estrelada, 1889