A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Etapa Quantitativa - Fase 1
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Perfil dos Professores de Ensino Básico
Estudo Comparativo Sisu/Vestibular: proposta ForGRAD - Sisu
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
VII ESUD 2010 Congresso Brasileiro de Ensino a Distância- Cuiabá Grupo de Discussão- 7 Institucionalização Mediadora: Dra. Katia Siqueira de Freitas Universidade.
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Conceito Preliminar de Curso - CPC
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Indicadores do Ensino Superior
Iniciando o Censo Escolar 2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior
MIGRAÇÃO DE DADOS - EDUCACENSO
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Ministério da Educação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
AVALIAÇÃO DE CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INDICADORES UTILIZADOS PELO MEC IGC = ÍNDICE GERAL DE CURSO CPC = CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO IDD = INDICADOR.
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
O Papel das Universidades da Pesquisa no Mundo do Conhecimento
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Questionário do Estudante Enade
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Engenheiros de MENOS Escolas de MAIS. José Roberto Cardoso 15a. Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da ALAMYS São Paulo, Junho 2010 Escola Politécnica.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O papel do Estagio na Formação de Professores
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas : uma agenda propositiva junto aos Movimentos Comunitários.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Transcrição da apresentação:

A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

A Educação Profissional está estruturada da seguinte forma: 1) Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores; 2) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; 3)Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação

Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Informações não disponíveis nos Censos do Inep

Informações disponíveis no Censo Escolar: Educação Profissional Técnica de Nível Médio Cadastro e infra-estrutura das escolas; Número de professores por escolaridade; Matrícula por curso, modalidade de oferta, carga horária do curso, faixa etária, turno (diurno e noturno), sexo e cor/raça; Concluintes por curso, modalidade de oferta, faixa etária, sexo e turno (diurno e noturno).

Informações disponíveis no Censo da Educação Superior (apenas para Graduação) Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação Cadastro de instituições; Funções Docentes (em exercício e afastados) por regime de trabalho, grau de formação e sexo; Matrícula por curso, turno e sexo; Concluintes por curso, turno e sexo; Processos seletivos, número de vagas oferecidas, candidatos inscritos e ingressos.

Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Fonte: MEC/Inep

Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Educação Profissional Tecnológica de Graduação

Censo da Educação Básica 2007 Todas as informações já existentes nos Censos anteriores; A menor desagregação agora é o aluno e não mais a escola; Informações sobre a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional de Nível Médio por Curso; Possibilidade de cálculo de novos indicadores para a Educação Profissional de Nível Médio.