Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Por: Ana Paula Zeverino
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Paradigma da Gestão do Conhecimento
Sítio dos miúdos
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Escolhendo o nosso Futuro
O uso do conceito de redes de sociabilidade em projetos partilhados pela Internet. TICS_ARQ_URB TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Conceitos e Gerações de EAD
Caracterização dos Ciclos
Big Inovação Big Inovação Bang Novos Paradigmas Bang Novos Paradigmas Framework Modelos de Negócio Plataformas de Suporte Sectores de Actividade Equipamentos.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Disciplina: Tópicos Especiais I Professora: Simone Alunas: Adiceia, Fernanda, Karine, Lyana, Sandra e Valéria UNIMINAS Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Grupo 4

 Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos de informação e comunicação.  Desenvolvimento de novos processos de participação, novos vínculos sociais e envolvimento colaborativo num ambiente web.  Criação das redes de aprendizagem; grupos de partilha de interesses e objectivos; construção colaborativa da aprendizagem.

 Construção do conhecimento baseada não exclusivamente na actividade individual, mas também nos processos interpessoais de interacção social e cognitiva e nos contextos de experiência cultural.  Uma comunidade de aprendizagem implica a intencionalidade, envolvimento individual e colectivo nos processos, actividades e contextos de participação, partilha e construção colaborativa das aprendizagens.

 Como um meio para o acesso à rede de informação e comunicação.  A mediação tecnológica contribui para a diminuição dos factores associados à distância física e favorece o desenvolvimento da comunicação aberta e em rede.  Globalização das comunidades: expansão dos tempos e dos lugares da aprendizagem para o ciberespaço.  Constrangimentos de ordem tecnológica e da fluência digital.

 Como um meio para a promoção da participação, integração e elaboração da aprendizagem com o suporte do grupo.  A mediação colaborativa promove a interacção entre os membros da comunidade (rede das experiências) e a elaboração colaborativa de objectos culturais e materiais (elaboração de conhecimento).  Constrangimentos de factores de ordem social e cultural.

Participação Criação Contexto Mediação Colaborativa

 O desafio para as comunidades de aprendizagem consiste no desenvolvimento de uma pedagogia baseada na participação, na elaboração de um repertório sob a forma da rede de conhecimento da comunidade e na actividade orientada para a inovação e criação.