Análise de conjuntura: o que representou 2013 e os desafios para 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Advertisements

I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
PLANO DE GESTÃO.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Movimentos sociais e controle democrático
COMITÊ DE ENTIDADES NO COMBATE À FOME E PELA VIDA TREZE ANOS CONSTRUINDO CAMINHOS PARA MUDAR O BRASIL
Educação Permanente em Saúde :
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
“A importância da participação e representatividade dos Aposentados no Congresso Nacional e no Movimento Sindical”
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Plano Nacional de Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A negociação coletiva no setor público federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília,
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
INFORMES Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.
SINDICATO DEMOCRÁTICO E DE LUTA!.  Em 2006, a categoria de trabalhadores em Educação de BH definiu pela fundação de um sindicato independente de governos.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
“Contra a fome e a violência sexista”
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
DEBATE E PROPOSIÇÕES SOBRE A UAB E EaD NA UNB 28 de junho de 2012.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Pra poder ir para a escola
 A organização dos serviços em cada ramo de atividade L'organizzazione di servizi in ogni area di attività L'organizzazione di servizi in ogni area di.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Uma breve reflexão sobre a greve dos/as docentes da Ufac de 2015.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Profª Camila Taquetti TRABALHO EM REDE: um desafio e uma necessidade ao atendimento social.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Marlete dos Santos Lopes e Silva Dirigente Municipal de Educação de Bujari/ AC Presidenta da Undime/ AC 2º ano do Plano Nacional de Educação: Desafios.
Transcrição da apresentação:

Análise de conjuntura: o que representou 2013 e os desafios para 2014

Ano de 2013 Ações ordenadas por dois vetores: a resposta às demandas da categoria em suas lutas específicas, e; a articulação da luta conjunta dos SPF, no âmbito da CNESF, no Fórum das Entidades dos SPF, da CSP CONLUTAS;

Ação Governamental Crise econômica mundial  capital tenta sair da crise  queda histórica do valor da força de trabalho  destruição de direitos trabalhistas  precarização dos empregos; Ampliação do assistencialismo de Estado; Transferência de recursos públicos para o setor privado; Controle e criminalização das lutas sociais; favorecimento do setor privado na ação do Estado; produtivismo nas carreiras; modelos diferenciados de gestão;

Debilitar o sistema de educação, saúde pública e dos demais direitos sociais; Favorecimento do crescimento da iniciativa privada; Lei das Comunitárias  PNE  Carreira  EBSERH  FUNPRESP; Precarização e espoliação da vida;

Sistema Federal de ensino Desorganização da infraestrutura, reduzindo-o a uma função meramente instrumental; Carreira e Precarização das condições de trabalho; (ações emergenciais com participação dos reitores e diretores, sem resolver os passivos e sem enfrentar estruturalmente a questão); Professores novos em piores condições;

Conjunto dos trabalhadores e movimentos populares Luta de resistência dos trabalhadores; Ampliação de greves e mobilizações de rua, tendo um ponto alto desse processo no meio do ano de 2013; SPF  Destaque para a luta contra o ataque ao direito de greve; ACE; Pl 92, Pl 4330 e Lei de Greve  processo negocial não se efetivou;

Docentes Reunião com a Sesu/Mec; Carreira; Infraestrutura; Democracia; Condições de trabalho; Luta contra o PNE do governo; Rearticulação do Comitê dos 10% PIB para a educação pública, já!; Encontro Nacional de Educação; Luta contra a EBSERH; Luta contra o FUNPRESP (Cartilha e reação do governo);

Ano da Educação Fortalecer a mobilização, na definição das ações e formulações que fortaleçam nosso projeto de educação e de carreira docente, técnicos e melhores condições de trabalho; Encontros estaduais de educação; Encontro Nacional de Educação  agosto de 2014;

DESAFIOS Requer unidade com demais segmentos classistas; 33º Congresso do ANDES  desencadear a discussão na base sobre as condições e as possibilidades de retomada da greve da categoria no ano de 2014;

Construção da unidade classista Ampliação e aprofundamento das intervenções da CSP-Conlutas; CNESF e Fórum dos SPF; Aprofundar o combate pela unificação classista do movimento dos trabalhadores, junto à nossa Central sindical na perspectiva de criar uma alternativa política independente dos trabalhadores para o Brasil.