A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
A Metodologia de Estudo do Meio no Ensino Fundamental e Médio Prof. Orlando Ferretti (MEN/CED UFSC)
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Linguagem Acadêmica: pré- redação, movimentos retóricos e sintagmas lexicais Prof. Ayres Nogueira.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra.
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
Para entender o que é política pública Produção cultural
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Título Discente : Orientador : Data e Local : MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO.
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
GÉNEROS TEXTUAIS Apreciação crítica. 1.Que características específicas apresenta a apreciação crítica? Uma apreciação crítica consiste na descrição sucinta.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Trabalho de Graduação AUTOR: Nome do Autor 1 Nome do Autor 2 ORIENTADOR: Titulação Nome do Orientador 1.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora: Profa. Dra. Martha Marandino

Introdução: A importância do conceito de Biodiversidade na atualidade. O papel de Aquários como espaços de educação não-formal no país e sua relação com a biodiversidade.

Considerando que os aquários, enquanto museus de ciências tratam de saberes que nascem na esfera acadêmica, compreender as transformações que tais saberes sofrem ao se tornarem expostos é de suma importância para entender os processos educativos nestes espaços. Introdução:

analisar os processos de transposição ocorridos com os saberes expostos no aquário estudado utilizando as concepções de biodiversidade presentes nesta exposição tendo como base as concepções observadas nos saberes de referência. Objetivo Geral:

Este objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: Investigar o conceito de biodiversidade nos principais manuais acadêmicos utilizados em ecologia e caracterizá-lo por meio de mapas conceituais. Investigar o conceito de biodiversidade na exposição de ecossistemas do Aquário de Ubatuba e caracterizá-lo por meio de mapas conceituais. A partir destas informações, aprofundar o estudo da transposição deste conceito do saber de referência para os saberes expostos nos aquários. Objetivos:

Breve histórico dos aquários: Ilustração “The Ship Wreck” extraída de “The Wonders of the Great Deep” de P.H.Gosse (1874).

Corveta Francesa Alecton tentando capturar uma lula gigante em ilustração de Enguia-pelicano Breve histórico dos aquários: A relação do homem com o mar.

Corredor do Aquário do Jardin d’Acclimatation, 1860 “Casa de peixes” do zoológico de Londres, inagurada em Breve histórico dos aquários: Os primeiros aquários

Considerando que queremos analisar o saber em dois locais, livros e o aquário de Ubatuba... A coleta de dados se deu em duas unidades: -Livros de graduação de ecologia -A exposição do aquário de Ubatuba. Metodologia:

Metodologia: Coleta de dados nos livros

Como produzir o mapa do aquário? -> Entrevista -> Textos ->Tanques Metodologia: Coleta de dados no aquário

Resultados – Mapa composto dos livros: Os principais eixos: Definição, influências, ameaças e conservação. A estrutura em capítulos e a influência no mapa. As questões de conservação e ameaças da biodiversidade e seu isolamento no mapa. A predominância da RIQUEZA como determinante da biodiversidade.

Resultados – Biodiversidade na exposição: Os principais eixos: Definição, influências, ameaças e conservação. A figura humana é marginalmente presente. Pode ser causado pelo recorte da exposição. O que temos de figura humana presente no mapa é devido ao material escrito. A diversidade comportamental, pouco aprofundada nos livros, é bastante presente. Isto se observa pelo mapa dos tanques, que possui grande ênfase no comportamento, mesmo com nossa metodologia congelando o tanque no tempo. A manutenção do destaque dado à riqueza tem relação com a tradição destes espaços.

O uso dos mapas como ferramentas de análise da exposição: A metodologia utilizada para conhecer o saber exposto no aquário é ainda inédita. Baseada em pesquisa de Mortensen (2010) que utilizou mapas para caracterizar exposições de imersão, o uso desta metodologia para caracterizar objetos expositivos dinâmicos e complexos como os tanques de ecossistemas não está ainda consolidada. Redução do caráter dinâmico, tão importante nas exposições com objetos vivos, pelo uso da fotografia deve ser melhorado. A metodologia de produção das listas de conceitos e relações visou reduzir o caráter subjetivo dos mapas, característica inerente dos mesmos.

Concluindo: As diferenças observadas entre o saber de referência e o saber expositivo apontam para um processo transpositivo em que o saber recriado no aquário difere do saber de referência; a metodologia permitiu perceber claramente estas diferenças e mesmo pontuar em quais objetos da exposição elas se manifestam. O caráter comportamental da biodiversidade do aquário permite utilizar este espaço para trabalhar o tema da biodiversidade de forma diferenciada e não atingida pelos livros analisados. Os aquários diferem de outros museus de ciências por serem diretamente ligados ao seu principal objeto expositivo. A presença de tanques em aquários não é uma opção metodológica, sendo um museu cujo nome É o de seu objeto expositivo. Desta forma, conhecer suas adequações e limites (como no caso da diversidade genética), é importante para contribuir com a educação que ocorre nestes espaços. Os mapas permitiram diferenciar entre as particularidades dos diferentes objetos da exposição estudada (textos e tanques), o que pode ser uma ferramenta interessante para o desenho de exposições e sua análise.