Articulação Educação x Saúde na Estratégia de Vacinação contra o HPV 2014 Em Porto Alegre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Advertisements

CAOP-Consumidor (MPPE)
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CAOP-Consumidor (MPPE)
PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Formação Profissional na Construção Civil
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
FASES E TEMAS 1ª Fase – Realização das Conferências Municipais até 30 de junho de Plano Municipal de Educação em Construção: desafios e perspectivas.
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Prof. Gabriela LottaEDS Dimensões de Monitoramento e Avaliação Indicadores de Políticas Públicas.
            PROJETO Lançamento da Campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Município de Foz do.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Ministério da Educação Secretaria.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Secretária Municipal de Educação: Erandi Cavalcante Meneses Coordenadora do Programa Gestão Nota 10: Keila Maria de Sousa Coordenadora de Gestão Escolar:
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca.
O papel pedagógico do órgão gestor
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
2013/2014. Este projeto teve como principal objetivo criar um espírito de cidadania e solidariedade nas crianças que, por serem ainda pequenas, têm mais.
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Campanhas de Solidariedade BIBLIOTECA SOLIDÁRIA. Campanha Natal Solidário.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
ROTEIRO PARA ELAB. DE PROJETOS PETROBRAS SOCIAL – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Atividades Principais Realização de 10 aulas sequenciais e progressivas sobre estratégias.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Objetivo Geral Proporcionar no Brasil Marista reflexão, mobilização, sensibilização e fortalecimento da Animação Vocacional com o intuito de comprometer.
Transcrição da apresentação:

Articulação Educação x Saúde na Estratégia de Vacinação contra o HPV 2014 Em Porto Alegre

 Estratégia de vacinação nas escolas Estaduais, Municipais e Particulares e Unidades de Saúde.  Porto Alegre superou a cobertura vacinal de no mínimo 80%, no 1º mês de vacinação. Articulação Saúde x Educação 1ª dose – vacinação HPV-2014 em POA

 Premiação pelo Conselho Municipal de Saúde, visto articulação realizada. Articulação Saúde x Educação 1ª dose – vacinação HPV-2014 em POA

Abertura da estratégia de Vacinação HPV 2014

Profissionais da Educação e da Saúde: Planejamento da Estratégia

Articulação Educação x Saúde em Porto Alegre  Reunião da Saúde com SMED, SEDUC e SINEPE desde novembro 2013;  Articulação das Unidades de Saúde com cada Escola da sua região;  Comunicação ao grupo de professores das instituições escolares sobre a vacinação contra o HPV. Entrega de Material (cartaz, folders, informativo da estratégia do HPV...)  Planejamento de feiras de saúde, aulas e reuniões tratando sobre o tema nas escolas;  Reunião com responsáveis (entrega de material informativo e Termo de Recusa)  Organização de ambiente na escola para vacinação (algumas escolas ofereciam lanche antes da vacinação pela manhã, visto jejum dos alunos).  Monitoramento conjunto.

Organização dos espaços: Acolhimento

Campanha Publicitária ASSECOM/SMS/POA  Sensibilização e mobilização para a importância da vacina.  Apoio para vacinação em escolas (transporte vans e ônibus)  Divulgação nos meios de comunicação.

Campanha Publicitária ASSECOM/SMS/POA Cartaz

Campanha publicitária ASSECOM/SMS/POA Folder

Equipes organizadas para a ação

Construção Coletiva

Cuidado

Adolescentes conscientes do cuidado com sua saúde

Obrigada!