EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
NOTA PROMISSORIA.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
CEAP – CURSO DE DIREITO Disiciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 05 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO NO NOVO CODIGO CIVIL BRASILEIRO.
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
Unidade IV – Nota Promissória
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Direito Comercial / Empresarial
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
TRANSFERÊNCIA DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
EMPRESARIAL III Aula 4- Letra de Cambio e a Lei Uniforme de Genebra.
EMPRESARIAL III Aula 9- Protesto e Execução Cambiária.
NEGÓCIOS PROCESSUAIS Abril de NEGÓCIOS PROCESSUAIS Negócios jurídicos no processo Adequação do rito às questões materiais Flexibilização procedimental.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
1 CONTRATOS EM ESPÉCIE Profª.Fernanda Nunes. 2 CONCEITO Contrato, do latim “contractu”, é trato com. É a combinação de interesses de pessoas sobre determinada.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Contratos Conceito: conjunto de regras, para regular declarações de vontades das pessoas (escritas), estabelecendo vinculo jurídico, com o fim de resguardar,
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
DIREITO EMPRESARIAL AULA I CONTRATOS MERCANTIS.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
Formação do Contrato Internacional. Introdução: O contrato é um acordo entre duas ou mais partes com fim de : adquirir, resguardar, modificar ou extinguir.
EMPRESARIAL III REVISÃO AV2.
EMPRESARIAL III Aula 6 - Aceite EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA  Aceite: Conceito  Prazo de apresentação.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
EMPRESARIAL III Aula 7- Aval.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
Cheque  Conceito Trata-se de uma ordem de pagamento à vista, no que assemelha à letra de câmbio, a qual também considera-se uma ordem de pagamento, mas.
OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA E OBRIGAÇÃO IN SOLIDUM
Responsabilidade Civil
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA FALÊNCIA.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
TÍTULOS DE CRÉDITO  Introdução- Origem dos títulos de crédito. Lapso temporal, bem como confiança (características).  O conceito de título de crédito.
EMPRESARIAL III Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
PRINCÍPIOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO: Princípio da irretroatividade tributária.
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
Direito Comercial Títulos de Crédito. Integrantes do grupo Kércia Daniel Thuany Daisy Domingas Juliana.
EMPRESARIAL III Aula 2- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL UNIDADE 05
Transcrição da apresentação:

EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA Endosso: Conceito Características Classificação

ENDOSSO

O QUÊ SIGNIFICA ENDOSSAR UM TÍTULO ?

ENDOSSO DECLARAÇÃO CAMBIÁRIA UNILATERAL QUE TRANSFERE OS DIREITOS CONTIDOS NO TÍTULO PARA OUTRA PESSOA

RECORDAR É VIVER...

CC: somente por lei especial CIRCULAÇÃO Ao Portador* CC: somente por lei especial Nominativo À Ordem Não A Ordem Lei 8.021/90 Cheques: até 100,00 Endosso Cessão Ordinária De Crédito Obs: *Art. 907. É nulo o título ao portador emitido sem autorização de lei especial."

VIA ENDOSSO VIA CESSÃO DE CRÉDITO INST. CAMBIÁRIO INST. DIR. CIVIL PURO E SIMPLES CONDICIONADO VALOR TOTAL TOTAL OU PARCIAL TÁCITO OU EXPRESSO CLÁUSULA EXPRESSA MANIFEST. UNILATERAL DE VONTADE MANIFEST. BILATERAL DE VONTADE

COOBRIGAÇÃO : ENDOSSO X CESSÃO

CESSÃO ORDINÁRIA DE CRÉDITO COOBRIGAÇÃO : ENDOSSO X CESSÃO A B C D E CESSÃO ORDINÁRIA DE CRÉDITO

CLÁUSULA PROIBITIVA DE NOVO ENDOSSO – ARTIGO 15 LUG CLAUS. PROIBITIVA DE NOVO ENDOSSO

CLÁUSULA PROIBITIVA DE NOVO ENDOSSO – ARTIGO 15 LUG Art. 15 - O endossante, salvo cláusula em contrário, é garante tanto da aceitação como do pagamento da letra. O endossante pode proibir um novo endosso, e, neste caso, não garante o pagamento as pessoas a quem a letra for posteriormente endossada.

ENDOSSO PRÓPRIO X IMPRÓPRIO TRANSFERÊNCIA DOS DIREITOS COOBRIGAÇÃO Dec. 57.663/66 - Art. 14 : O endosso transmite todos os direitos emergentes da letra.

ENDOSSO PRÓPRIO X IMPRÓPRIO ENDOSSO IMPRÓPRIO ENDOSSO MANDATO ART. 18 LUG ENDOSSO CAUÇÃO ART. 19 LUG

ENDOSSO MANDATO (POR PROCURAÇÃO) Dec. 57.663/66 ENDOSSO MANDATO A B “x” D

ENDOSSO MANDATO (POR PROCURAÇÃO) Dec. 57.663/66 Art. 18 - O endossante, salvo cláusula em contrário, é garante tanto da aceitação como do pagamento da letra. O endossante pode proibir um novo endosso, e, neste caso, não garante o pagamento as pessoas a quem a letra for posteriormente endossada.

ENDOSSO CAUÇÃO B A B ENDOSSO BANCO CAUÇAO BANCO NOTA PROMISSORIA EMITENTE BENEFICIÁRIO GARANTIA DA REL. CONTRATUAL OBRIGAÇÃO CONTRATUAL EX: EMPRÉSTIMO B BANCO

ENDOSSO CAUÇÃO (PIGNORATÍCIO) Dec. 57.663/66 “Art. 19 - Quando o endosso contém a menção "valor em garantia", "valor em penhor“ ou qualquer outra menção que implique uma caução, o portador pode exercer todos os direitos emergentes da letra, mas um endosso feito por ele só vale como endosso a título de procuração. (...)”

ATÉ QUANDO UM TÍTULO CIRCULA NO MERCADO PERGUNTA..... ATÉ QUANDO UM TÍTULO CIRCULA NO MERCADO POR MEIO DE ENDOSSO ?

ENDOSSO PÓSTUMO A B C D E ARTIGO 20 LUG ANTES PROTESTO APÓS PROTESTO VENCIMENTO DO TÍTULO

ENDOSSO PÓSTUMO Dec. 57.663/66 Art. 20 - O endosso posterior ao vencimento tem os mesmos efeitos que o endosso anterior. Todavia, o endosso posterior ao protesto por falta de pagamento, ou feito depois de expirado o prazo fixado para se fazer o protesto, produz apenas os efeitos de uma cessão ordinária de créditos. Salvo prova em contrário, presume-se que um endosso sem data foi feito antes de expirado o prazo fixado para se fazer o protesto.

Vamos aos Exercícios...

Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 05 CASO CONCRETO: Augusto emite uma letra de câmbio em face de Bernardo e a favor de Cardoso, que a endossa em preto para Danilo, o qual também endossa em preto para Eduardo que, porém, endossa em branco para Fernando. Este repassa o título por tradição a Gustavo, e assim vai por Hernani, Ivo, João e Karine. A esta foi exigida por Luiz, no momento da transferência, que fosse realizada por endosso, o que foi feito, porém, em preto. Indaga-se: 1. Determine a legalidade da cadeia de transferência do título e quais são os obrigados pelo pagamento. 2. Especifique o principal efeito do endosso realizado por Karine.

A B C D F L E K Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 05 G - I- J POR TRADIÇÃO C D L E F G - I- J K ENDOSSO EM BRANCO ENDOSSO EM PRETO

Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 05 QUESTÃO OBJETIVA Quanto à nota promissória já protestada por falta de pagamento: A) O endosso não transfere a propriedade do título B) O endosso não impede que o devedor oponha ao endossatário as exceções pessoais que tinha contra o endossante. C) O endosso não produz efeitos jurídicos D) O endosso é nulo

Ah! Não se esqueçam de trazer o caso concreto aula 06 Cenas dos próximos capítulos... Legislação : Aceite Ah! Não se esqueçam de trazer o caso concreto aula 06

Tenham uma excelente semana !!! POR HOJE É SÓ .... Tenham uma excelente semana !!! Margô Sartori