A904021 Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Advertisements

O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Economia Informal e Precariedade
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Organização Internacional do Trabalho IPEC A Organização Internacional do Trabalho Fundada em 1919 após a I Guerra Mundial Construiu uma estrutura social.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
OIT O que é e o que faz? Programa para a formação dos trabalhadores Centro Internacional de Formação da OIT.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
RESUMO SEMANA DE 30/05 A 03/06/ CONVENÇÃO 98 DA OIT SOBRE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA  Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
A ACTIVIDADE NORMATIVA DA OIT Curso Formação de Formadores.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
A Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores África lusófona e anglófona CTI OIT, Turim 16 a 27 de fevereiro.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
1 Factores de Produção
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores Cadeias de abastecimento globais, trabalho decente e estratégias sindicais 05/05/ /05/2016.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
As normas em matéria de liberdade sindical, direito de greve e negociação colectiva.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL 2008)

ACTRAV _ DJS 2 DJS etapa histórica em conformidade com: Criação e Constituição da OIT (Preâmbulo) Declaração Filadélfia Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho DJS foi aprovada por unanimidade pela Conferência Internacional do Trabalho, em 10 de junho de A Declaração da OIT reforça a OIT a responder aos desafios do século 21º gerados pela globalização econômica DJS é um compromisso renovado para o mandato da Organização.

ACTRAV _ DJS 3 Os quatro objetivos estratégicos da OIT são -EMPREGO -PROTECÇAO SOCIAL (Segurança social e proteção TRABALHO) -DIALOGO SOCIAL -PRINCÍPIOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS NO TRABALHO PRINCIPAIS CARATCTERÍSTICAS DA DJS UNIVERSALIDADE: Governos, Empregadores e Trabalhadores comprometidos que os objetivos devem ser promovidos por todos INTERDEPENDÊNCIA: os objetivos são definidos como "indissociáveis, interdependentes e mútuos"

ACTRAV _ DJS 4 VISAO POLITICA: - Visionária em antecipar a crise ("integração econômica global fez com que muitos países e setores tem que enfrentar os principais desafios da desigualdade de renda, mantendo elevados níveis de desemprego e pobreza, a vulnerabilidade da economia a choques externos e ao crescimento, tanto de trabalho desprotegido e da economia informal, que têm impacto sobre a relação de emprego ”) Preamble

ACTRAV _ DJS 5 -Visionária do caminho a seguir: em um mundo de crescente interdependência e da complexidade e da internacionalização da produção, precisamos reconhecer os valores fundamentais da liberdade, da dignidade humana, da justiça social, da segurança e da não discriminação, o diálogo social eo tripartismo dentro e além fronteiras, a importância da relação de emprego, empresas sustentáveis, com uma economia social forte e um setor público viável, o papel da Declaração de multinacionais, dado o papel crescente das empresas transnacionais.

ACTRAV _ DJS 6 Normas Internacionais do Trabalho são a expressão normativa dos objetivos estratégicos e um meio fundamental para alcançá-los. Em particular, a DJS reconhece que os princípios e direitos fundamentais no trabalho (liberdade sindical e direito de negociação coletiva, não discriminação e igualdade, contra o Trabalho Forçado e Trabalho Infantil), são direitos e condições que possibilitem a plena realização de todos os objetivos estratégicos.

ACTRAV _ DJS 7 -A Libertade Sindical e o reconhecimento efetivo do direito de Negociaçao Coletiva são particularmente importantes para permitir a realização dos quatro objetivos estratégicos -A violação dos princípios e direitos fundamentais no trabalho não pode ser invocado ou utilizado como uma vantagem comparativa legítima e as normas laborais não devem ser utilizadas para fins comerciais protecionistas.

ACTRAV _ DJS 8 DJS "fornece a OIT, com a responsabilidade de analisar e considerar todas as políticas econômicas e financeiras internacionais, à luz do objetivo fundamental da justiça social" ( aumento da capacidade da OIT para influenciar outras organizações internacionais)

ACTRAV _ DJS 9 Implementação da OIT: utilizar os recursos humanos e financeiros, a vantagem do tripartismo e do sistema de Normas para : -Ajudar aos Governos, as organizações de empregadores e de trabalhadores para adotar uma política social e de desenvolvimento coerente e; -Promover os objetivos estratégicos conjuntamente no âmbito de acordos bilaterais ou multilaterais -Desenvolver novas parcerias com empresas multinacionais e os sindicatos que operam a nível global

ACTRAV _ DJS 10 OIT precisa convidar as organizações internacionais e regionais para promover o trabalho decente. Como o comércio e a política financeira de mercado afetam o emprego, é o papel da OIT para avaliar esses efeitos, a fim de colocar o emprego no centro das políticas econômicas. DJS é uma campanha de promoção das Convenções de governança (além de normas fundamentais do trabalho): Inspeção do Trabalho (C. 81 e 129). Política de emprego (C. 122) a consulta tripartida (C. 144).