Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha
Origem da Administração por objetivo Baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades-meio e passou para às atividades fim, os resultados alcançados. Peter Drucker é considerado o idealizador com o livro Prática da Administração de empresas, 1954.
Prof. Pedro Xavier da Penha Peter Drucker : O idealizador “A Administração precisa torna-se o instrumento pelo qual a diversidade cultural possa atender às finalidades comuns da humanidade.” 1909-2005 Prof. Pedro Xavier da Penha
Drucker: administração é desempenho ! Fixação de objetivos : definição de metas, como fazer e quem deve fazê-lo. Organização: divisão do trabalho, determinação das responsabilidades das pessoas Comunicação e motivação: Formar equipe de trabalho e estabelecer incentivos e recompensas pelo trabalho. Desenvolvimento de pessoas: Capacitar as pessoas Avaliação: definir padrões de controles paras o grupo, unidades e pessoas. Nogueira, 2009, p.89
Concepção de Drucker para APO Peter Drucker afirma que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio vai atuar e aonde pretende chegar. Para ele a Administração por Objetivos é o processo pelo qual os superiores, gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade voltadas aos resultados esperados e usam essas medidas como guias na operação dos negócios.
Características dos Objetivos Claros: Fáceis de entender Específicos: visar um campo determinado Tangíveis: demarcados e definidos Alcancáveis: passíveis de obter Exemplos: Otimizar contas a receber e contas a pagar Treinar Gerentes Elevar o rendimento da capacidade de instalada Ampliar a carteira de clientes
Fontes de Objetivos Ribeiro, 2003,p.122 Meio externo Fontes Expectativas dos dirigentes A própria organização Objetivos Ribeiro, 2003,p.122
Prof. Pedro Xavier da Penha Administração por Objetivos “Estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos”. (Silva, 2002, p.433) Prof. Pedro Xavier da Penha
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS APO SUBORDINADOS CHEFIAS PADRÕES PLANOS OBJETIVOS ACOMPANHAMENTO RESULTADOS Ribeiro, 2003, p. 119
Características da APO Estabelecimento conjunto de objetivos entre Gerente e Subordinados; Definição de objetivos para cada departamento ou setor; Interligação dos Objetivos departamentais Elaboração de planos operacionais , ênfase no controle; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; Participação efetiva da chefia no estímulo de envolvimento dos funcionários. Prof. Pedro Xavier da Penha
Administração por objetivos Estabelecimen-to de metas e objetivos organizacionais Desenvolvimento do plano de ação, de maneira colaborativa Revisão dos objetivos/ planos Avaliação de desempenho Reuniões Recursos Alteração dos planos Feedback Silva,2002,p. 434
Vantagens da APO Concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional; Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; Dinamiza a estrutura organizacional; Especifica as responsabilidades;
Vantagens da APO Identifica onde as mudanças são necessárias e propicia melhorias contínua; Identifica necessidades de treinamento Propicia ambiente de crescimento, autodisciplina e sistemas de avaliação; Melhora a comunicação e os relacionamentos interpessoais Silva, 2002, p. 435
Limitações da APO 8-Concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo. 9-Inaugurar o sistema e depois deixá-lo andar sozinho,sem incentivá-lo ou acompanhá-lo. 10-Ignorar os objetivos dos gerentes, concentrando-se nos objetivos da companhia. Essas são as receitas para se levar a APO para o desacerto e o fracasso.
Limitações da APO Humble assegura dez maneiras para se fracassar Com a APO,a saber: 1-Não obter a participação da alta direção nem de todas as pessoas. 2-Dizer a todos que a APO é uma técnica que resolve todos problemas. 3-Adotar a APO dentro de um programa acelerado. 4-Fixar somente objetivos financeiros e quantificáveis
Prof. Pedro Xavier da Penha Limitações da APO 5-Simplificar ao extremo todos os procedimentos. 6-Aplicar a APO apenas em áreas isoladas-e não globalmente. 7-Delegar todo o projeto da APO ao pessoal de nível inferior. Prof. Pedro Xavier da Penha
Requisitos de Sucesso Comprometimento e apoio da alta administração; Atenção especial nas tarefas-chave, líderes e dos padrões de desempenho; Definição adequada e realística de objetivos lucrativos, alcancáveis e mensuráveis. Adoção da Gestão Participativa e do Espírito de Equipe no trabalho; Excluir o excessivo trabalho burocrático. Silva, 2002, p. 435
Concluindo A APO consiste numa técnica sistemática de gerência, com forte ênfase no planejamento e no controle. Portanto, é necessário estabelecer critérios quantitativos de mensuração dos resultados para poder compará-los com os objetivos estabelecidos.
Referências CHIAVENATO, Idalberto. Administração – Teoria, Processo e Prática. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração.6.ed. São Paulo: Atlas.2004. RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração.São Paulo: Saraiva, 2003. SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teoria da Administração.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Teoria Geral da Administração: noções básicas.4.ed. São Paulo: Atlas.2001. NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei. Teoria geral da Administração para o século XXI. São Paulo:Ática, 2007.