1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP -
Advertisements

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS uma ferramenta de gestão pública
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
Direito Administrativo II Serviços Públicos
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
UMA POLÍTICA DE INFORMÁTICA PARA O ESTADO DE GOIÁS
Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio Grande do Sul
Licitações e Contratos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
CONTRATAÇÃO SEM LICITAÇÃO
CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES - CAGEF
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
TEMAS POLÊMICOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
PROJETO COMPRAS CONJUNTAS IFES/NE
Compras Centralizadas - QGEx Contratação por Sistema de Registro de Preço (SRP)
Esclarecimentos sobre Atendimento a Famílias Organizadas em Associações ou Cooperativas Habitacionais PROGRAMA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS.
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
Decreto /2008 Sistema de Registro de Preços
3. QUALIDADE NOS CONTRATOS
RDC DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS Lei n , de 5 de agosto de 2011
LICITAÇÕES PÚBLICAS Lei Federal 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Públicos) Lei Estadual n /06 Escopos da Licitação Garantir a Administração.
Registro de Preços.
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Ata de registro de preço. COMO INICIAMOS?  Demanda dos Gestores dos municípios consorciados para realização da Ata  Motivo: Demora nos processos.
Noções de Contratos e Convênios
Direito Administrativo II Bens Públicos
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Lei orçamentária anual - loa
5º semestre – Matutino – A modalidade de licitação é forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos.
Direito administrativo
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
AULA 05 ESPÉCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Licitação Lei 8.666/93.
LICITAÇÃO.
VICE REITORIA EXECUTA DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Sistema de Compras.
Jurisprudências do TCU Sobre Licitações e Contratos Administrativo Última Atualização – Informativo Nº 212 – Sessões dos Dias 26 e 27/08/2014.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Atividades e atos administrativos Aula 17 Contratos administrativos.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Motif LICITAÇÕES. INTRODUÇÃO Atuação dos agentes públicos Finalidade da Licitação Vantajosidade Promoção do Desenvolvimento Sustentabilidade.
Dinâmica das Compras Públicas
LICITAÇÃO E CONTRATOS Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Auditor Público Externo Assessor Técnico da SDI Assessor Técnico da SDI.
George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
APRESENTAÇÃO DIRAD - SEAC ENCONTRO DA COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Benefícios dessa Ferramenta de Gestão Como Inserir o Registro.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo na Paraíba João Walraven Júnior Analista de Controle.
DEF05825 – Dívida Pública Formas de constituição da dívida pública interna e externa. Títulos representativos da dívida pública Alberto Scher, Leonardo.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS DOS PROCESSOS DE COMPRA DIRETA E LICITAÇÃO Em conformidade com a CF, Lei 8.666/93, Lei /02, IN 05/13/UDESC Setor de Compras.
Transcrição da apresentação:

1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição de bens Acórdão TCU nº 1.693/2012 Plenário - impossibilidade de utilização para contratação de empresa para execução de obras e serviços não comuns de engenharia Acórdão TCU 296/2007 – 2ª Câmara – utilização para locação de bens móveis (parece divergir da Orientação da CJU de MG)

2. Órgão gerenciador Responsável pela condução do conjunto de procedimentos para registro de preços e gerenciamento da ata Decreto nº 3.391/2001 – “Administração Pública” Decreto nº7.892/2013 – “Administração Pública Federal”

3. Órgão participante Órgão/entidade que participa dos procedimentos iniciais do SRP Decreto nº 3.391/2001 – “Administração Pública” Decreto nº7.892/2013 – “Administração Pública Federal”

4. Órgão não participante “carona” – faz adesão à ata de registro de preços, sem participar dos procedimentos iniciais do SRP Decreto nº 3.391/2001 – limite de 100% dos quantitativos registrados na Ata, por órgão/entidade Parecer 348/PGF/RMP/2010: (i) riscos na contratação além do limite originariamente previsto na Ata; (ii) consideradas todas as unidades administrativas da pessoa jurídica para fins de identificação do limite; (iii) obediência à fase interna do procedimento licitatório pelo carona (possibilidade de revisão)

4. Órgão não participante Acórdão TCU 1.233/2012: adesão do carona não ultrapasse 100% dos quantitativos registrados, considerando órgão gerenciador e órgãos participantes Decreto nº 7.892/2013 – (i) limite de 100% dos quantitativos dos itens do instrumento e registrados na Ata, por órgão/entidade; (ii) quantitativo das adesões, na totalidade, não poderá exceder ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado, independente da quantidade de órgãos que aderirem;

4. Órgão não participante Impossibilidade de adesão por órgãos/entidades da Administração Pública Federal à Ata gerenciada por órgão ou entidade municipal, distrital ou estadual – ON AGU 21/2009 Faculdade de adesão a órgãos/entidades municipais, distritais ou estaduais a Ata da Administração Pública Federal

5. Adoção do procedimento Hipóteses de adoção preferenciais: Necessidade de contratações frequentes Conveniência da aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou da contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa Conveniência da aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo Impossibilidade e definição prévia do quantitativo a ser demandado pela Administração, em razão da natureza do objeto

6. Modalidade de licitação Decreto nº 3.391/2001 e Decreto nº7.892/2013 – concorrência ou pregão – tipo menor preço – excepcionalmente concorrência com tipo técnica e preço

7. Vigência e alteração Impossibilidade de acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços, inclusive acréscimo do art. 65, § 1º, da Lei 8666/1993 (Decreto anterior previa possibilidade de alteração) Mantida a vigência da Ata de Registro de Preços em até 12 meses, incluindo prorrogações – ON AGU 19/2009 Mantida a desvinculação da vigência da Ata com a vigência do contrato – sendo que o último observará o art. 57 da Lei 8.666/1993 Possibilidade de alteração do contrato nos termos do art. 65 da Lei 8.666/1993 (Decreto anterior era omisso)

8. Outros destaques do novo Decreto Criação do procedimento de Intenção de Registro de Preços, operacionalizado pelo SIASG Exigência de dotação orçamentária somente para a formalização do contrato – ON AGU 20/2009 Previsão no edital de realização periódica de pesquisa de mercado para comprovação da vantajosidade