PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
4ª. AULA 4) RECEITA X DESPESA PÚBLICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS. POR QUE ESTAMOS FAZENDO ESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA? LRF, art. 9º, § 4° - Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro,
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Contabilidade intermediária i
ORÇAMENTO SOB O ASPECTO CONTÁBIL E FINANCEIRO
“Um sistema que valoriza a Contabilidade e o seu objeto, o Patrimônio
Despesa Pública Equipe: Ariany Mello Macedo Camila Kretzer
DESPESA PÚBLICA Prof. Alexandre Lima.
DESPESA PÚBLICA.
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
1 Brasília – DF 23 DE SETEMBRO DE 2014 Custos no Serviço Público.
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE PÚBLICA
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Planejamento na Gestão Pública
Prefeitura Municipal de Taubaté
Planejamento na Gestão Pública
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
Palestra: SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES NA CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS, SOFTWARES E SERVIÇOS. Com Diogo Duarte.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Controle da Destinação de Recursos
Levantamentos de Balanços
DESPESA PÚBLICA Faculdade de Direito – UFPA Direito Financeiro
Uma Abordagem sob a Ótica da Responsabilidade Fiscal
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
DESPESA PÚBLICA CONCEITO:
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
DESPESA PÚBLICA.
AULA DO DIA 15/05/2011 DESPESAS PÚBLICAS ESTÁGIOS DAS DESPESAS
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Despesa Pública Conceitos
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO Professor Manoel Cavalcante de Lima Neto.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública - PCASP.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, O Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Lei Orçamentária Anual
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

PCASP

Navegando na sala virtual

Nome do Treinamento

Todos os direitos reservados a BETHA. O emprego deste material é autorizado tão somente ao titular do CPF inscrito na CTB (Universidade BETHA) e exclusivamente para seu uso pessoal. Nenhum trecho do material e/ou do treinamento poderá ser reproduzido, em qualquer forma ou por qualquer meio, sem a prévia e expressa autorização da BETHA, sujeitando-se o infrator às penalidades previstas na legislação específica. É proibido o fornecimento dos dados de acesso (login e senha) do usuário para terceiros. CONFIDENCIALIDADE E DIREITOS AUTORAIS

FULANO DE TAL Cargo: Área: Formação: Experiência: O Instrutor

Objetivos do Treinamento

Capítulo 1 – Aspectos Básicos do Orçamento Público

Administração pública = oferecer bens e serviços para o bem comum Identificando a Atividade Financeira do Estado (1) Atividade financeira do Estado Atividades políticas, sociais, econômicas, administrativas. Obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensável ao custeio das necessidades públicas.

Administração pública = oferecer bens e serviços para o bem comum Identificando a Atividade Financeira do Estado (2) Receita pública (obter) Despesa pública (despender) Orçamento público (gerir) Crédito público (criar)

Exercício 1

Receita Despesa Projeção de receita define a despesa Lei de Responsabilida de Fiscal Conceituando Orçamento Público

Universalidade Equilíbrio Transparência Conceituando os Princípios Orçamentários: universalidade, equilíbrio e transparência

Exercício 2

De acordo com Lei 4.320/64, art. 3º / 57 e 35: Receita Orçamentária Efetiva – aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo. Receita Orçamentária Não Efetiva – aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito. Identificando Receita Orçamentária (1)

Identificando Receita Orçamentária (2) – Etapas da receita orçamentária

Tipificação – Orçamentários – Extra orçamentário Identificando Despesa Orçamentária (1) Despesa Orçamentária Classificação Contábil Efetiva Não efetiva Classificação por Natureza Categoria Econômica Grupo de Natureza da Despesa Elemento de Despesa

Identificando Despesa Orçamentária (2)

GND – Grupo de Natureza de Despesa 1 PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 2 JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA 3 OUTRAS DESPESAS CORRENTES 4 INVESTIMENTOS 5 INVERSÕES FINANCEIRAS 6 AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA Identificando Despesa Orçamentária (3)

Identificando Despesa Orçamentária (4) Modalidade de Aplicação #Descrição 40TRANSFERÊNCIAS A MUNICÍPIOS 41TRANSFERÊNCIAS A MUNICÍPIOS - FUNDO A FUNDO 42EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DELEGADA A MUNICÍPIOS 45 TRANSFERÊNCIAS FUNDO A FUNDO AOS MUNICÍPIOS À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATAM OS §§ 1º E 2º DO ART. 24 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 141, 46 TRANSFERÊNCIAS FUNDO A FUNDO AOS MUNICÍPIOS À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATA O ART. 25 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 141, DE TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS 60TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES PRIVADAS COM FINS LUCRATIVOS 70TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES MULTIGOVERNAMENTAIS 71TRANSFERÊNCIAS A CONSÓRCIOS PÚBLICOS MEDIANTE CONTRATO DE RATEIO 72EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DELEGADA A CONSÓRCIOS PÚBLICOS 73 TRANSFERÊNCIAS A CONSÓRCIOS PÚBLICOS MEDIANTE CONTRATO DE RATEIO À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATAM OS §§ 1º E 2º DO ART. 24 DA LEI 74 TRANSFERÊNCIAS A CONSÓRCIOS PÚBLICOS MEDIANTE CONTRATO DE RATEIO À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATA O ART. 25 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 75 TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES MULTIGOVERNAMENTAIS À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATAM OS §§ 1º E 2º DO ART. 24 DA LEI COMPLEMENTAR N 76 TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES MULTIGOVERNAMENTAIS À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATA O ART. 25 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 141, DE TRANSFERÊNCIAS AO EXTERIOR 90APLICAÇÕES DIRETAS 91 APLICAÇÃO DIRETA DECORRENTE DE OPERAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS, FUNDOS E ENTIDADES INTEGRANTES DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL 93 APLICAÇÃO DIRETA DECORRENTE DE OPERAÇÃO DE ÓRGÃOS, FUNDOS E ENTIDADES INTEGRANTES DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL COM CONSÓRCIO PÚBLICO DO QUAL O ENTE PARTICIPE. 94 APLICAÇÃO DIRETA DECORRENTE DE OPERAÇÃO DE ÓRGÃOS, FUNDOS E ENTIDADES INTEGRANTES DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL COM CONSÓRCIO PÚBLICO DO QUAL O ENTE NÃO PARTICIPE. 95 APLICAÇÃO DIRETA À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATAM OS §§ 1º E 2º DO ART. 24 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 141, DE APLICAÇÃO DIRETA À CONTA DE RECURSOS DE QUE TRATA O ART. 25 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 141, DE A DEFINIR

Elemento de despesa Identifica objetos de gasto: – Vencimentos e vantagens fixas, – Juros, – Diárias, – Material de consumo, – Serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, – Subvenções sociais, – Obras e instalações, – Equipamentos e material permanente, – Auxílios, – Amortização Identificando Despesa Orçamentária (5) Clique aqui para visualizar tabela completa Clique aqui para visualizar tabela completa

Identificando Despesa Orçamentária (6) Créditos orçamentários iniciais e adicionais

Empenho Liquidação Pagamento Identificando Despesa Orçamentária (7) Empenho: Ordinário Estimativo Global Execução da despesa orçamentária: Liquidação: Contrato Nota de Empenho Comprovantes de entrega Pagamento: Cheque Ordem de Pagamento Crédito em conta

Receita Informa destinação de despesas associadas Despesa Informa origem de recursos Fontes / destinações Naturezas de receita Código de Fonte / Destinação Identificando Fonte/Destinação de Recursos

Neste capítulo você recebeu o conhecimento necessário para: – Identificar a Atividade Financeira do Estado – Conceituar Orçamento Público – Conceituar os Princípios Orçamentários: universalidade, equilíbrio e transparência – Identificar Receita Orçamentária – Identificar Despesa Orçamentária – Identificar Fonte/Destinação de Recursos Fechamento Capítulo

Ao final deste capítulo, você estará apto a: – Conceituar a CASP – Identificar o objetivo, objeto e a função social da CASP – Identificar o Campo de Aplicação da CASP – Conceituar Patrimônio Público – Conceituar Variações Patrimoniais Capítulo 2 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Casp)

Princípios da Contabilidade – 1) o da ENTIDADE; – 2) o da CONTINUIDADE; – 3) o da OPORTUNIDADE; – 4) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; – 5) o da COMPETÊNCIA; e – 6) o da PRUDÊNCIA. Destacando: – Oportunidade – Competência Conceituando a CASP (1) Conceito de Contabilidade – Estudo do patrimônio das organizações, sua evolução e mutações, com o objetivo de fornecer informações para tomada de decisões e controle

CONCEITO – A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público. OBJETIVO O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social. Conceituando a CASP (2) CASP

XX.xxxx..xx Slide 2 Cap2

Neste capítulo você recebeu o conhecimento necessário para: – XXXX XXXX – XX – XXXXXX Fechamento Capítulo

Para emitir seu certificado de participação, será necessário: Retornar ao LMS após o encerramento desta aula (mesmo login e senha) Responder a avaliação de reação; Responder avaliações de conhecimento pendentes; Emitir o certificado. Exercícios adicionais, avaliação de reação e emissão de certificado. INSTRUÇÕES FINAIS

OBRIGADO!