A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O Aluno a Distância.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Avaliação Educacional
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Planejamento PNAIC 2014.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Acompanhando e avaliando
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Revisita ao PPP.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA

“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo “Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO É Articulador do Projeto Político Pedagógico, coordena e/ou participa de todos os momentos de discussão coletiva da escola, contribui com seu conhecimento, sua especificidade, na práxis da Unidade Educativa

ASPECTOS LEGAIS DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DO ESPECIALISTA O ESPECIALISTA precisa conhecer as legislações nos aspectos pedagógico, compreender sua essência e se utilizar dela para melhorar a qualidade de sua atuação.

Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas. São novos paradigmas que exigem novas atitudes. Não dá para fazer a velha edição para as coisas que caminham em direções à excelência.

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA MISSÃO DESAFIADORA A Escola hoje precisa do profissional com as características de Formação do Especialista em Educação Básica? A Supervisão Pedagógica se faz necessária para o êxito do trabalho do Professor em sala de aula? A função de Especialista é relevante para que a escola cuide e eduque os alunos garantindo melhor ensino e mais aprendizagem? Com Certeza, SIM

Formação continuada... A supervisão escolar atual deve ser lembrada como um produto genuíno da pedagogia nova, um serviço voltado a orientação do professor e na promoção de formação continuada de professores na escola, visando o desenvolvimento pleno de suas potencialidades e práticas pedagógicas.

Formação Continuada A qualificação do supervisor em relação ao docente apresenta um desafio educacional para a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem assegurando o acesso pleno da cidadania. Entende-se que o papel do Supervisor Pedagógico dentro do espaço escolar deve ser inovador, criativo, ousado e dinâmico. Ele Busca alternativas e caminhos para soluções de problemas que o Professor precisa ter autoconfiança para tomar iniciativas e coragem para avançar nos grandes desafios dentro da sala de aula, onde é necessário serenidade tranquilidade no ambiente de trabalho.

Formação Continuada Planejamentos – Estabelecer como prioridade o trabalho com o - CBC. O planejamento deve ser bem elaborado de forma a contemplar conteúdos e habilidades básicas, porém, com estratégias e ênfase no trabalho coletivo. Pesquisa CRV – Contempla o planejamento mensal, bimestral e roteiro de atividades, orientações pedagógicas. Atividades de Introdução, Sistematização, Consolidação, Avaliação e Retomada

Turmas de Aceleração e Elevação de escolaridade POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO Turmas específicas de aceleração – destinadas aos estudantes com distorção idade ano/escolaridade. a) Estudantes em processo de alfabetização – composição de turma com foco na alfabetização e letramento – atividades diárias na perspectiva interdisciplinar mediadas por um professor alfabetizador. b) Estudantes em processo de consolidação da alfabetização – composição de turma com foco no atendimento ao direito da plena aprendizagem – formato das turmas específicas de aceleração conforme inciso II, parágrafo único, artigo 87 da Resolução SEEMG Nº 2197/2012

Formação Continuada Base Nacional Comum – contexto atual A consulta pública no Portal da BNCC ocorreu no período de 25 de setembro de 2015 até o dia 15 de março de 2016 quando foram recebidas mais de 12 milhões e 200 mil contribuições. Nessa segunda etapa a consulta pública para construção participativa da BNCC se dará por meio de seminários estaduais. Este plano de trabalho pretende organizar o processo para realização dos eventos em Minas Gerais. Serão propostos 47 seminários regionais de acordo com a divisão das Superintendências Regionais de Ensino do estado e um grande seminário estadual para consolidação das contribuições.

Avaliações Internas Elaborar, aplicar, analisar e consolidar as avaliações diagnósticas nas turmas de Ensino Fundamental de acordo com a necessidade da escola. Avaliações bimestrais – elaborar provas contextualizadas de acordo com a teoria de elaboração dos itens (Boletim do PROEB), cabeçalho das avaliações contendo tópicos e habilidades. Após avaliação do bimestre, retomar as habilidades não consolidadas e novamente registrar os avanços ou dificuldades dos alunos. PAAE - Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Trata –se de ferramentas riquíssima com questões de avaliações

Progressão Parcial Estudos contínuos e Periódicos Recuperação Solicitar da equipe pedagógica o acompanhamento das progressões parciais com planejamento e orientações adequadas para que o aluno conclua a disciplina, em foco, com e em tempo hábil. Se o aluno não aprendeu, a escola deve propiciar a ele novas e variadas estratégias de ensino ou alternativas visando as inteligências múltiplas. Monitorar as oportunidades de aprendizagem definidas em consonância com Resolução 2197/2012.

Dos Resultados Analisar com a equipe pedagógica da escola os números , quantitativos e qualitativos no relatório emitido pelo SIMADE: reprovação, distorção idade/ano, progressão parcial, evasão escolar, resultados do processo ensino aprendizagem. Identificar os conteúdos com o maior índice de reprovação e progressão parcial em 2015. Dialogar com professores – principalmente com os que apresentam maior número de progressão parcial e reprovação.

não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire Analistas Educacionais SRE: Mariângela Tavares Ribeiro Sandra Aparecida Giroldo Modos