Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água e Sais minerais.
Advertisements

Biologia Sais Minerais Equipe de biologia.
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
Prof. Tereza Cristina Blasi
Trabalho de ciências Sais minerais.
Minerais Profa. Halene Maturana.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
Sais minerais Cálcio Funções – forma esqueleto, atua no funcionamento de nervos e coagulação do sangue.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
BIOQUÍMICA SAIS MINERAIS
Colégio Maria Imaculada
Alimentação saudável- Corpo saudável
Elementos Químicos no Corpo Humano
BIOQUÍMICA Sais Minerais
Compostos químicos dos alimentos
Alimentação.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Sal mineral Função Sua falta provoca Fontes
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
CITOQUÍMICA Compostos Inorgânicos Água e Sais Minerais
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
VITAMINAS São nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas.
Minerais.
ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS ALIMENTOS
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
Composição Química da Célula.  Componente mais abundante nos organismos;  Incolor, inodora e insípida  Propriedades QUÍMICAS da água:  Polaridade.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.
ANATOMIA.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Locomoção: ossos e músculos
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
VITAMINA D O que é Vitamina D
C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Constituintes da matéria viva. Inorgânico Água Minerais.
AULA RESUMO EM POWER POINT
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Organização dos organismos
O metabolismo e as substâncias químicas da célula
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Como se alimentam as plantas?
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
Água.
I EU SOU KATLYN. OI EU SOU KATLYN. TENTE ADIVINHAR, ENTRE ESTES ALIMENTOS, O ESTES ALIMENTOS, O QUE EU MAIS GOSTO.
Vitaminas Nutrição Aplicada a Enfermagem
Metabolismo do Ferro Ferro é um metal de transição mais importante para os seres vivos. Participa na síntese da hemoglobina e elaboração das hemácias.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Artigo 5 “Mutação no co-transportador NKCC2 de Na+ K+ 2 Cl- em ratos é associada a severa poliúria e alteração na concentração de uréia sem hiperreninemia.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se.
Patologia da Nutrição e Dietoterapia II – Caso Clínico
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Transcrição da apresentação:

Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel

 São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sangüíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.

 Classificação: Macroelementos: Elementos maiores: Cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo. Microelementos ou oligoelementos: Elementos traço: Ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor.

  Macroelementos:  Cálcio: É um dos elementos mais abundantes do organismo. Está presente em 1,5 a 2% do peso corporal e em 39% dos minerais corporais. Entretanto, 99% desse mineral encontra-se nos ossos e dentes, Apenas 1% está no sangue. Funções: Formação de ossos e dentes, coagulação sangüínea, ativação de enzimas, condução de impulsos nervosos e contração muscular. Carência: Retardo do crescimento, dentes e ossos frágeis, raquitismo e osteoporose. Excesso: Calcificação dos ossos e tecidos moles, comprometimento renal e prejudica a absorção do ferro. Fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.

  Magnésio : Depois do potássio, é o segundo mineral mais abundante encontrado nos fluidos intracelulares. Encontrado nos ossos, músculos, tecidos moles e líquidos extracelulares. Funções: Necessário para a atividade normal das enzimas e para o uso de energia. Crescimento de ossos. Fundamental para a função normal do cálcio. Carência: Irritabilidade, função nervosa anormal, perda de apetite, náuseas, vômitos, sonolência e espasmos musculares. Excesso: Problemas respiratórios, pressão baixa, ritmo cardíaco alterado e inibição da calcificação da calcificação óssea. Fontes alimentares: Gérmen de trigo, nozes, damasco, tofu, água de coco, camarão, cereais integrais, soja, acelga, quiabo.

 Microelementos : Ferro: É reconhecido com um nutriente essencial para a vida a mais de um século. Homens adultos saudáveis possuem cerca de 3,6g de ferro corporal, enquanto as mulheres têm cerca de 2,4g. Funções: Formação da hemoglobina, oxidação celular e participa de reações enzimáticas. Carência: Anemia hipocrômica e macrocística, glóbulos vermelhos diminuídos, palidez, fraqueza, fadiga, falta de ar e cefaléia. Excesso: Convulsões, náuseas, vômito, hipotensão e paladar metálico. Fontes alimentares: Gema de ovo, fígado, carnes e vísceras de cor vermelha, leguminosas, vegetais verdes e folhosos.

  Cobre: É um constituinte normal do sangue. Maiores concentrações são encontra-se no fígado, cérebro, coração e rim. Funções: Formação do sangue e dos ossos, liberação de energia dos alimentos, produção de melanina e faz parte da enzima antioxidante superóxido dismutase. Carência: Leucopenia, neutropenia, desmineralização óssea e anemia hemocrômica microcítica. Excesso: Hemorragia gastrointestinal, anemia hemolítica, icterícia, náusea e vômito. Fontes alimentares: Frutos do mar, cereais integrais, curry, fígado e gérmen de trigo. Necessidade diárias: 1,5 a 3mg para homens e mulheres.

 Referencia bibliográfica: p Vlw seus doidos!