Noções Básicas sobre Data 00/00/00 25ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL DA RIPSA Busca ativa, Censos Demográficos e Pesquisas Domiciliares: potencialidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
IDB-2011 O que há de novo Ripsa – 25ª OTI Brasília, 30 e 31 de outubro de 2012.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
Introdução à Bioestatística
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde Ripsa-Bahia Delsuc E. Filho Zenaide Calazans Oliveira Brasília, 24 de maio de 2012.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
ESTUDO TRANSVERSAL.
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
Frequência Absoluta e Relativa Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Preventiva e Social Disciplina.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Introdução a Pesquisa Científica
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
O conceito de classe média no município de São Paulo: a utilização de indicadores para sua quantificação Leandro Blanque Becceneri.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
Gisele Guimarães Maciel Marília de Oliveira Rossetti Natália Diniz Micheloni Natalia Grandi Lagazzi.
Brasília, 5 de junho de  Criado na reunião anual geral dos CGI da Ripsa para discussão do IDB 2011, realizada no dia 29/02/2012  Primeira reunião.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Correção das Estatísticas Vitais: Busca ativa de óbitos e nascimentos no Nordeste e Amazônia Legal, 2008 Célia Landmann Szwarcwald Brasília, 30 de outubro.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
IDB-2012 Fontes de dados Situação da inclusão de dados de 2011 e 2012.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a.
Noções Básicas Data 00/00/00 24ª Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Comitê de Gestão de Indicadores Demográficos Brasília, 23 de junho de 2012.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Aplicação das estimativas das metas de DCNT e na serie do Lancet” Bruce B. Duncan Centro Colaborador DM, CVD, e as Doenças Crônicas, SVS PPG-Epidemiologia,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.
B RASIL 2035 Dimensão Territorial Tendências. Aumento do conflito entre uso e conservação dos recursos naturais Uso da Terra - Brasil Fonte:
Indicadores de Saúde Conceito
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Transcrição da apresentação:

Noções Básicas sobre Data 00/00/00 25ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL DA RIPSA Busca ativa, Censos Demográficos e Pesquisas Domiciliares: potencialidades e limitações nas correções dos sub-registro de óbitos e nascimentos Brasília, 30 de outubro de 2012 Gabriel Mendes Borges IBGE/DPE/COPIS

Mortalidade e Fecundidade Fontes de Dados Apesar da significativa melhora na qualidade e enumeração das principais fontes de dados de mortalidade e fecundidade no Brasil (Registro Civil; SIM / SINASC), ainda persiste o sub-registro de óbitos e nascimentos, além do registro tardio, especialmente em determinadas regiões com menor desenvolvimento socioeconômico Tais problemas exigem a utilização de técnicas que permitam a mensuração dessa sub-enumeração.

Fontes de Dados Censos demográficos e pesquisas domiciliares podem fornecer informações importantes para o cálculo destas medidas Os Censos Demográficos brasileiros fornecem informações para o cálculo indireto da mortalidade desde 1940 Mortalidade e Fecundidade

Questionários Censos Demográficos Fonte: Oliveira, L.A.P & Simões, C.C.S. O IBGE e as pesquisas populacionais. Rev. bras. estud. popul. vol.22 no.2 São Paulo July/Dez. 2005

Mortalidade Geral Pergunta de óbitos no domicílio O Censo Demográfico 2010 inovou ao introduzir no conjunto universo a investigação sobre a ocorrência de óbitos de pessoas que haviam residido com moradores do domicílio, indagação que já havia sido feita no Censo Demográfico 1980, contudo somente no Questionário da Amostra Em 2010, a pergunta teve como objetivo permitir a comparação com as informações oriundas dos registros e contribuir na construção de tábuas de mortalidade desagregadas por situação do domicílio, entre outras variáveis de natureza demográfica e socioeconômica

Mortalidade Geral Problemas com a pergunta de óbitos no domicílio Período de referência da ocorrência do óbito Dúvida quanto ao conceito de domicílio e família Pergunta não é feita em domicílios coletivos Desintegração de domicílios compostos por idosos Domicílios unipessoais

Mortalidade Geral Questionário do Censo 2010

Mortalidade Geral Censo 2010 – Comparação entre fontes

Mortalidade Geral Exercício 1 Foi feita a mesma comparação entre os óbitos, mas com as informações corrigidas pelo Busca Ativa. Os óbitos de 2010 foram corrigidos por uma extrapolação (logística) dos fatores de correção para este mesmo ano.

Mortalidade Geral