Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente organizacional
Advertisements

MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
Gestão por Competências
Gestão Estratégica de Pessoas
Administração Interdisciplinar
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O ambiente organizacional
Introdução à Administração Análise Ambiental
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
Gestão de pessoas Evolução, forma e processos Prof. Adm. Leandro Somma.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Comportamento Organizacional
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Padronização e Melhoria
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
CULTURA ORGANIZACIONAL Prof ª Ms. Hely A Zavattaro.
Transcrição da apresentação:

Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães

Parâmetros da Ação Gerencial  A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis para o alcance dos resultados organizacionais;  A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças, internas e externas à organização, que escapam ao controle deste;  Uma outra perspectiva defende a síntese destas posições defendendo que o papel do gestor é equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre o ambiente externo e interno da organização; 2

Ação Gerencial Equalizadora 3

Ambiente Organizacional  O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendência e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm o potencial para influenciar o desempenho organizacional.  O ambiente externo é o contexto no seio do qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.  O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, tais como, trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas... 4

 A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. 5

Ambiente Organizacional 6

Ambiente Interno e Cultura Organizacional  Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência, potencial ou real, de cada um desses fatores depende da singularidade da organização.  É o ambiente interno da organização que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização.  A cultura organizacional define-se como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida via histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. 7

Ambiente Organizacional 8

Níveis da Cultura Organizacional 9 Artefatos visíveis Valores Pressupostos básicos

Níveis da Cultura Organizacional 10

Elementos da Cultura Organizacional 11

Ambiente Operacional 12

Cultura Organizacional X Clima Organizacional O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.

O que é clima organizacional? Warren G. Bennis, diz: “Clima organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização” 14

O que é clima organizacional? George H. Litwin diz que, na sua opinião: “Clima organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento” 15

Clima organizacional é: A maneira positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização. 16

Clima organizacional Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação. 17

18 Variáveis que afetam o clima

Variação do clima O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno. 19

20 Variáveis que afetam o clima

Tipos de clima Segundo Edela (1978), existem 3 tipos:  Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia  Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões  Tranquilidade e confiança – plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho. 21

Pesquisa de clima organizacional  É a avaliação do clima organizacional  Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas  Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes  Propor medidas para melhorar o clima organizacional 22

Pesquisa de clima organizacional Exemplo perguntas:  * Processos corporativos: treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho; remuneração e benefícios; segurança do trabalho; condições de trabalho, qualidade de vida; princípios e valores. * Estilo gerencial: planejamento do desempenho; desenvolvimento; suporte, orientação e acompanhamento; feedback e carreira; reconhecimento e recompensa; habilidade e justiça. * Gestão da empresa: clareza e alinhamento da estratégia; relacionamento externo. * Motivação e credibilidade: motivação (sentimento de valorização, recompensa e entusiasmo) e credibilidade (percepção das intenções e ações da empresa). 23

Atividade em grupo 24