TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Advertisements

PROJETO e-FISCALIZAÇÃO
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PARAÍBA 23/01/2009 Assunto: Diário Eletrônico e Portal do Gestor.
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
Diagnóstico Tributário Municipal
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
AUDITORIAS INTEGRADAS
FISCALIZAÇÃO DO CRA-ES 78 Municípios Adm. Felipe Adm. Adelaide Adm. Luiz Dalmácio Adm. Fernanda Adm. Rafael Fiscal Fiscal Gerente Fiscal Fiscal EQUIPE.
SICOM EM PAUTA Juiz de Fora 27/05/2014.
SISTEMA DE CONTROLE APLICADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS
Sistema de Controle Interno - SCI
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
FORUM TÉCNICO – TCDF Márcia Câmara Campos Contaiffer Ornella M. L. Dell’Oro de Oliveira 13/09/10.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Coordenadoria de Auditoria de Pessoal Municipal – CPM/SUP
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
Cronograma de Remessa Obrigatória de Documentos ao TCE/AP
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Calendário da Gestão Pública Municipal: Ferramenta de apoio ao Controle Interno Alexandre Alves Diretor Executivo do FECAM
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Lei nº /2014.
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Slide nº 1 Divisão de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
NBome Auditoria Geral do Estado. O olhar da AGE: Falhas na PC de Bens Móveis 2014.
“Controlar mais e melhor...” E no meio do caminho havia algumas pedras...
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
Superior Tribunal de Justiça Secretaria de Controle Interno Coordenadoria de Auditoria SISTEMA PRISMA setembro de 2007 Avaliação de custos.
PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS.
SECONT NA ESTRADA - – – OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
Principais irregularidades apuradas na fiscalização.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
PODER EXECUTIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL COM O TRIBUNAL DE CONTAS CONTROLE EXTERNO: O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS O CONTROLE INTERNO.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
Principais Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização do FUNDEB Palestrante: Diretora de Controle Externo do TCE Dilce.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
A PROPOSTA CAPIXABA DE CONTROLE EXTERNO DA ESTRUTURA LEGISLATIVA, FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL.
Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor de Controle Externo Diretor da DFAM Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Projeto apresentado pela DFAM - Aprovado (Decisão Plenária nº 1.008, de 12/11/2015); Iniciou com as Prestações de Contas exclusivamente eletrônica a partir de 2016; Fiscalização Concomitante a partir das Prestações de Contas do exercício de 2016; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Todos os municípios serão inspecionados anualmente pelo Tribunal de Contas; Após atraso de 30 dias no envio da prestação de contas será realizada inspeção in loco; 80% dos Auditores da DFAM fiscalizarão o concomitante e 20% analisarão o estoque; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Será feito uso de Matriz de Risco para objetivar a fiscalização concomitante; Utilização de ferramentas para monitorar os atos e as ações administrativas; Ex.: RPG do BB, Licitações Web, Diário Oficial dos Municípios, Portais Institucionais, etc... Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE No primeiro trimestre/2016 foram realizados o planejamento e o treinamento interno; A partir de abril/2016 foi iniciada as inspeções in loco aos municípios; Já foram inspecionados 81 municípios. Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Principais Achados: Contabilidade fora sede da prefeitura; Ausência da documentação na prefeitura; Controle Interno inexistente ou frágil; Sistema de arrecadação tributária deficiente; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Principais Achados: Portal da Transparência não implementado; Ausência de prontuário dos servidores; Procedimentos licitatórios com vícios; Problemas diversos com locação de veículos; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Principais Achados: Acumulação ilegal de cargos públicos; Falta de publicação dos decretos de créditos adicionais ou publicado fora da prazo legal; Ausência das prestações de contas mensais na Prefeitura e na Câmara Municipal; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Principais Achados: Incompatibilidade de informações prestadas ao Tribunal (SAGRES Folha – RH Web); Ausência de repasse das obrigações ao RPPS; Servidor público dificultando o trabalho do Auditor – Aplicação do Auto de Infração. Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Auto de Infração (Res. 21/2012): Não atendimento no prazo das diligências; Obstrução ao livre exercício das inspeções; Sonegação de documentos e informações; Ato atentatório ao exercício da fiscalização. Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Produtos/ Consequências: Relatório de Inspeção Concomitante; Decisão Monocrática/ Medida Cautelar; Cumprimento de Determinações do Relator; Citação para apresentar defesa; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Produtos/ Consequências: Elaboração de Plano de Ação pelo gestor; Assinatura de Termo de Ajustamento de Gestão – TAG (Res. nº 10/2016); Apensamento ao processo de prestação de contas anual do município; Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Benefícios (Tribunal/ Gestor/ Sociedade) Aumentar a efetividade das ações do Tribunal para atender as demandas da sociedade; Possibilitar o gestor a corrigir possíveis erros/ falhas no decorrer do exercício; Melhoria no resultado das ações governamentais, com mais efetividade. Teresina, junho de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM Vilmar Barros Miranda Fone: (DFAM) Teresina, junho de 2016