Estatística Aplicada - Componente Prática

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Transcrição da apresentação:

Estatística Aplicada - Componente Prática Teste t de medidas REPETIDAS

Os resultados (em mm) são apresentados no quadro seguinte: Fez-se um teste a fumadores para verificar de que forma o facto de fumar “Marijuana” provocava alteração ao nível do tamanho da pupila do olho. Os resultados (em mm) são apresentados no quadro seguinte: Antes de fumar Depois de fumar 1 5 7 2 3 6 8 4 9 10 Comente o resultado da experiência

Cálculo do t test medidas repetidas com recurso ao EXCEL e SPSS

Cálculo do t test medidas repetidas em EXCEL pela análise de dados Por defeito o erro assumido é de 5%

Os resultados são os seguintes gl ta = -2.23 tc(unicaudal) = 1.833 tc(bicaudal) = 2.262 p(unicaudal) = 0.026 p(bicaudal) = 0.052

Cálculo do t test medidas repetidas em SPSS

Desv. Pad. da diferença de médias Resultados ta p Diferença de médias epe IC da dif. de médias gl Desv. Pad. da diferença de médias

Cálculo sem recurso a software

Passos para o calculo do t test de medidas repetidas 1. Formulação das hipóteses 4. Cálculo do intervalo de confiança para a diferença de médias bilateral ou non directional unilateral ou directional 5. Cálculo da percentagem de alteração 2. Cálculo do t amostral Cálculo do t crítico Tabela t Unilateral - t(0.05;9) = 1.833 Bilateral - t(0.05;9) = 2.262

A apresentação da hipótese condiciona a leitura na tabela t Estamos perante uma replicação das medidas (medidas repetidas) A apresentação da hipótese condiciona a leitura na tabela t Antes de fumar Depois de fumar d d2 1 5 7 2 4 -2 3 6 8 9 36 16 10 Méd. 5 Méd. 7 Som. 20 Som. 112 unilateral ou directional t = 1.833

ta > tc – rejeita-se Ho Cálculo da média e desvio padrão das diferenças Cálculo do t amostral (fórmula) e t crítico (tabela) Zona de não rej. de Ho Zona de rej. de Ho Zona de rej. de Ho -1.833 1.833 ta > tc – rejeita-se Ho Há diferenças estatisticamente significativas no tamanho das pupilas pelo facto de fumar marijuana

Cálculo do IC das diferenças % de alteração entre 1º e 2º mom. Interpretação substantiva A percentagem de alteração cifrou-se em 40%

Procurou-se averiguar a atitude dos alunos do 3º ano da FCDEF àcerca da disciplina de Estatística, no momento da inscrição e no final do ano lectivo. Os resultados (que variavam de 1 a 10 foram os seguintes Inscrição Final 1 4 8 2 3 7 5 9 6 10 Teste a hipótese da alteração da atitude dos alunos relativamente à referida disciplina

A apresentação da hipótese condiciona a leitura na tabela t Estamos perante uma replicação das medidas (medidas repetidas) A apresentação da hipótese condiciona a leitura na tabela t Inscr. Final d d2 1 4 8 16 2 3 7 5 9 6 -4 25 -1 10 Méd. 4 Méd. 6 Som. 20 Som. 114 bilateral ou non directional t = 2.262

ta < tc – não se rejeita Ho Cálculo da média e desvio padrão das diferenças Cálculo do t amostral (fórmula) e t crítico (tabela) Zona de não rej. de Ho Zona de rej. de Ho Zona de rej. de Ho -2.262 2.262 ta < tc – não se rejeita Ho Não há diferenças estatisticamente significativas na atitude dos alunos relativamente à disciplina de estatística

Cálculo do IC das diferenças % de alteração entre 1º e 2º mom. Interpretação substantiva A percentagem de alteração da opinião sobre estatística, após as aulas, cifrou-se em 50%