Responsabilidade Civil dos Pais Inocêncio de Carvalho Santana FTC/Itabuna 2008.1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

RESPONSABILIDADE CIVIL
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
DA RESPONSABILIDADE CIVIL
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
A LIQUIDAÇÃO DO DANO Artigos 944 e seguintes do CC.
PRAZO DE GARANTIA À LUZ DO CÓDIGO CIVIL/2002 E DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1)PRAZO DE GARANTIA NOS CONTRATOS DE EMPREITADA 2)PRAZOS DE GARANTIA.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
Natanael Ferreira Sousa Eng. de Produção Mecânica e Especialista em Eng. de Segurança do Trabalho.
REVISÃO FINAL DIREITO CIVIL Prof. Diogo Durigon. PARTE GERAL  Direitos de personalidade  Alteração art. 3º do CC  Capacidade de direitos X capacidade.
Responsabilidade Civil do Estado Constituição Federal, art. 37, parágrafo 6º.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
DIREITO SOCIETÁRIO PROF. WILIAM CARVALHO. SOCIEDADE EMPRESÁRIA -SOCIEDADES COMERCIAIS: ATOS DE COMÉRCIO -SOCIEDADES CIVIS: PRESTAÇÃO SERVIÇO, AGRICULTURA,
Profº Carmênio Barroso
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
ABANDONO AFVETIVO *Henrique Montenegro *Maike Paiva.
Legislação aplicada à saúde dos trabalhadores
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
23/11/2017.
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Direito da Infância e Adolescência
AULA 12: Perda da propriedade
Seguro de Pessoas Disposições Legais.
Acidente do Trabalho CONCEITO PREVENCIONISTA:
Espécies quanto à extensão Requisitos compensação legal
INSTRUÇÃO DA CAUSA A fase instrutória do procedimento ordinário inicia quando termina a audiência preliminar,' consiste na realização de provas e oferecimento.
Direitos Objetivos Música: Apesar de Você
TUTELA CIVIL AMBIENTAL (Dano Ambiental e Responsabilidade Civil)
Obrigações de dar: COISA INCERTA
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
Planejamento de Produção
INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES
Objetivos do Planejamento Sucessório e Reestruturação Patrimonial
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
REQUISITOS CARCATERIZADORES VÍNCULO EMPREGO
Responsabilidade Civil no NCC com ênfase nos artigos 927 e 931
Direito da Infância e da Juventude
Direito do Consumidor Revisão para o XXI Exame da OAB
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. S. C. Vitório
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. S. C. Vitório
Prof. Ms. Teodolina B. S. C. Vitório
DIREITO ADMINISTRATIVO/TRABALHISTA Terceirização de mão de obra e responsabilidade do Poder Público – RE /DF.
Modalidades de obrigações Classificação quanto aos elementos
Automóveis e Responsabilidade Civil
ACIDENTE DO TRABALHO.
PRÁTICA SIMULADA V AÇÃO INDENIZATÓRIA PROFESSORA GABRIELA FRISKE.
REFORMA TRABALHISTA.
Do direito de representação. Conceito. Efeitos.
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A3
DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 07 Art
Petição de herança Profa. Lucélia.
CONTRATOS EMPRESARIAIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
Crimes de Trânsito Direito Penal IV.
Livre arbítrio Letícia Thompson.
NOÇÕES GERAIS DAS OBRIGAÇÕES
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA PRÁTICA DO ATO INFRACIONAL
Disclosure em instituições de saúde:
PESSOA JURÍDICA aspectos materiais e processuais
Unidade 2 Atividade Empresarial
ANTROPOLOGIA LEGAL As regras são feitas a partir de bases sociais e econômicas e precisam ser entendidas no seu conteúdo social.
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Civil dos Pais Inocêncio de Carvalho Santana FTC/Itabuna

Fontes A Lei A Doutrina A Jurisprudência

Palavras Chaves Responsabilidade Civil Poder de Família Obrigação

Responsabilidade Civil Dever jurídico a todos imposto de responder por ação ou omissão imputável que signifique lesão ao direito de outrem protegido por lei.

Poder de Família Soma de direito e obrigações estabelecida para proteção dos filhos menores.

Obrigação Vinculação jurídica entre duas ou mais pessoas que consiste no dever de dar, fazer ou abster-se de fazer algo em proveito de outrem, de ordem econômica ou moral

O art. 932, I, considera também pela reparação civil “os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia”. Preferiu-se a expressão “sob sua autoridade” à “sob seu poder”, utilizada pelo código de 1916.

A responsabilidade paterna independe de culpa (CC, art. 933). Se o filho, culposamente, provoca acidente de transito, o lesado tem direito de acionar o pai, para obter a indenização. Da mesma forma, responde pelo ressarcimento do dano causado pelo filho, o pai que não o educa bem ou não exerce vigilância sobre ele, possibilitando-lhe a prática de algum delito, como o de incêndio, o furto, a lesão corporal e outros.

“se a responsabilidade do pai pressupõe a prática de ato ilícito do filho, isto é ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, é lógico que não há responsabilidade paterna enquanto o filho não tiver capacidade de discernimento. Um menor de 4 anos não sabe o que faz. Se a outrem causa dano, não se pode dizer que agiu culposamente; se não há culpa, ato ilícito não praticou; se não cometeu ato ilícito, o pai não responde pela reparação do dano, porque a responsabilidade indireta supõe a ilicitude no ato de quem causa o prejuízo”. Orlando Gomes

“os filhos são, para os pais, fonte de alegrias e esperanças e são, também, fonte de preocupações. Quem se dispõe a ter filhos não pode ignorar os encargos de tal resolução. Assim, pois, em troca da razoável esperança de alegrias e amparo futuro, é normal contra o risco de frustrações, desenganos, decepções e desilusões. Portanto, menos que ao dever de vigilância, impossível de ser observado durante as 24 horas de cada dia, estão os pais jungidos aos riscos do que pode acontecer aos filhos pequenos, ao risco daquilo que estes, na sua inocência ou inconsciência, possam praticar em prejuízo alheio. A realidade indica que é muito mais racional e menos complicado entender que as responsabilidades dos pais pelos danos causados por seus filhos menores se funda no risco”. Afrânio Lyra

Assim, a responsabilidade dos pais não é afastada, quando inexiste imputabilidade moral em virtude da ausência de discernimento. Para os subjetivistas, o fundamento está na culpa direta dos pais, consistente na omissão do dever de vigilância. Para a teoria objetiva, a responsabilidade, no caso funda-se na idéia de risco e reparação de um prejuízo sofrido pelo lesado injustamente, estabelecendo o equilíbrio dos patrimônios, atendendo-se à segurança da vitima, na lição de ALVINO LIMA.

São solidariamente responsáveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932 CC.

Além de responsabilidade solidária excepcional entre pai e filho, pode haver cumulação de responsabilidade paterna com a responsabilidade de terceiros.

Em caso de emancipação do filho, cabe distinguir: se é legal, advinda por exemplo do casamento, os pais estão liberados: mas a emancipação voluntária não os exonera, porque um ato de vontade não elimina a responsabilidade que provém da lei”.

“O pai não responde por filho menor que trabalha para outrem”. “Menor. Ato ilícito. Responsabilidade do pai. Inadmissibilidade. Prática enquanto se encontrava sobre a responsabilidade do patrão”. Se o filho está internado em estabelecimento de ensino, vigora a responsabilidade do educandário, por força do disposto no art. 932, IV, do Código Civil.

Obrigado.