Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.

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Transcrição da apresentação:

Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do investimento empresarial em P&D Aumento da colaboração externa Aumento das PME inovadoras nas despesas de P&D Mudança no ambiente internacional de P&D Mudança na estratégia empresarial O novo papel do Governo A globalização do P&D empresarial

Ministério da Ciência e Tecnologia Objetivos dos P&D das Multinacionais Adaptação dos produtos mundiais ao mercado local Acesso aos centros de excelência locais Diminuição dos custos de P&D Acesso a menor exigência regulatória Aumento da velocidade de execução do P&D

Ministério da Ciência e Tecnologia Resultado para os países do P&D das multis (1) Emprego para pesquisadores Preocupações: - redução do P&D das empresas nacionais - mobilidade do P&D da multi - P&D da multi como enclave O espalhamento (spillover)

Ministério da Ciência e Tecnologia Resultado para os países do P&D das multis (2) Ações a serem fomentadas pelos Governos Emprego de pessoal de alta qualificação P&D gerando produtos locais de maior valor agregado Patentes do país Integração do P&D com Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia P&D gerando start-ups e atraindo capital de risco corporativo Mobilidade do pessoal de P&D Criação de fornecedores locais Parcerias com empresas locais para acesso ao mercado mundial Projetos conjuntos em áreas prioritárias do país.

Ministério da Ciência e Tecnologia Como atrair o P&D das multinacionais O processo de decisão na corporação A competição entre os países em desenvolvimento - planos nacionais: Taiwan, Coréia - acordos governo-multi: Singapura, Malásia - China – o caso da Motorola - India – a reputação do software

Ministério da Ciência e Tecnologia Propostas para o Brasil (1) Nas áreas onde a multi adapta produtos ao mercado ( exemplo: industria de autopeças ) Consolidar o P&D realizado no país Subsidiária brasileira deve se tornar centro de competência mundial no grupo ( em alguns produtos) Maiores competidores : matriz e países como Índia e China Mecanismos de apoio devem ser adaptados: - PDTI, lei de Informática

Ministério da Ciência e Tecnologia Propostas para o Brasil (2) Nas áreas onde a multi procura excelência acadêmica: Nossos competidores são os países desenvolvidos Nas áreas onde temos vantagens comparativas devemos consolidar centros de excelência setoriais, clusters, parques tecnológicos e participar de projetos internacionais Nas áreas onde já há grande investimento em P&D (telecom,info) devemos promover pesquisas básicas para aumentar as raízes do P&D da multi no país

Ministério da Ciência e Tecnologia Propostas para o Brasil (3) Nas áreas onde a multi procura a diminuição de custos do P&D Nossos principais competidores são Índia e China Precisamos de incentivos e subsídios para equalizar o custo de mão de obra qualificada Os projetos devem ir além da execução do P&D, para que os eventuais incentivos e subsídios sejam compensados por outros benefícios para a economia brasileira.

Ministério da Ciência e Tecnologia Propostas para o Brasil (4) Ações para garantir o espalhamento do P&D : Parcerias com a multi na sua cadeia produtiva - na criação de fornecedores - na criação de EBTs Parcerias da multi com o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia - capacitação de pessoal - acesso ao P&D mundial - patentes do país - projetos conjuntos nas áreas prioritárias para o Brasil Parcerias da multi com empresas locais - acesso ao mercado mundial - no desenvolvimento de excelência setorial

Ministério da Ciência e Tecnologia Propostas para o Brasil (5) Ações para fortalecer a subsidiária na competição intracompany Como é a concorrência entre as subsidiárias nos investimentos e decisões corporativas das grandes multinacionais? Como pode a subsidiária brasileira concorrer com as da Índia e China? Ações do Governo de apoio à subsidiária brasileira Atração de centro de negócios mundial para o Brasil Criação de Instituto de Pesquisas da multinacional no Brasil que desenvolva plataformas tecnológicas e produtos mundiais