Webconferência Decreto no. 1794/2013 Gestão Escolar da Educação Básica Decreto no. 1794/2013 Gestão Escolar da Educação Básica Eduardo Deschamps Secretário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Advertisements

Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
(DISCIPLINA) ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL MÓDULO ?
Administração e outros conceitos O que é Administração? Gestão de negócios públicos ou particulares. Ordenar os fatores de produção e controlar a sua.
I NICIATIVA - G ESTÃO E SCOLAR E C ARREIRA DO M AGISTÉRIO Junho 2016 Devolutiva do GT.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
NOVO ENSINO MÉDIO Análise da MP 746/2016. AS MUDANÇAS – JUSTIFICATIVA - IDEB do EM estagnado desde Desempenho de Português e Matemática é menor.
FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG  Abertura;  Vídeo: conceito de ética.
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS
Sistema de avaliação de ensino
AUTOAVALIAÇÃO.
SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Data-base: 30/06 de cada ano
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Comunidade de Aprendizagem
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Orçamento Participativo
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Universidade Federal de Pelotas
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Leitura na escola e na comunidade
Gestores de Aprendizagem
SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA REUNI GESTÃO ADMINISTRATIVA Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação.
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
CONVIVA
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
30anos CENPEC.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Reunião Ordinária COSEMS/RN
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – SESu
MEDALHA PAULO FREIRE.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
No DÁ VOZ AOS ALUNOS!.
MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS MMR
Nome: Amanda Lombardi Cargo: Supervisora de RH Setor: Recursos Humanos
Plano de Gestão da Escola
Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Comissão Interministerial de Sustentabilidade - CISAP
MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS MMR
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

Webconferência Decreto no. 1794/2013 Gestão Escolar da Educação Básica Decreto no. 1794/2013 Gestão Escolar da Educação Básica Eduardo Deschamps Secretário de Estado da Educação - SC

ESCOPO DO DECRETO Sistema de Gestão Escolar Autonomia escolar: vinculação da gestão com o PPP Seleção de diretores de escola Recursos para gestão (art. 18) Sistema de Gestão Escolar Autonomia escolar: vinculação da gestão com o PPP Seleção de diretores de escola Recursos para gestão (art. 18)

SELEÇÃO DE DIRETORES Foco: - seleção de plano de gestão escolar – PGE de 4 anos Etapas: -programa permanente de formação em gestão escolar -edital de processo de seleção (geral em 2015) -análise técnica por banca avaliadora -Escolha do PGE pela comunidade escolar (votação) Foco: - seleção de plano de gestão escolar – PGE de 4 anos Etapas: -programa permanente de formação em gestão escolar -edital de processo de seleção (geral em 2015) -análise técnica por banca avaliadora -Escolha do PGE pela comunidade escolar (votação)

SELEÇÃO DE DIRETORES Requisitos para apresentar PGE: -Professor efetivo -Optar pelo regime de DE -Não ter sofrido penalidades disciplinares -estágio probatório homologado -estar em efetivo exercício -Dispor de 40 horas de dedicação à escola -Curso de formação em gestão de 200 horas Requisitos para apresentar PGE: -Professor efetivo -Optar pelo regime de DE -Não ter sofrido penalidades disciplinares -estágio probatório homologado -estar em efetivo exercício -Dispor de 40 horas de dedicação à escola -Curso de formação em gestão de 200 horas

SELEÇÃO DE DIRETORES Votação – comunidade escolar: -Peso 2: pais ou responsáveis -Peso 1: estudantes EF II e EM -Peso 1: profissionais da educação da escola Votação – comunidade escolar: -Peso 2: pais ou responsáveis -Peso 1: estudantes EF II e EM -Peso 1: profissionais da educação da escola

NOMEAÇÃO DO DIRETOR -Nomeado professor que elaborou o PGE escolhido pela comunidade escolar -Direror nomeado indica sua equipe de assessores -Termo de compromisso -Nomeado professor que elaborou o PGE escolhido pela comunidade escolar -Direror nomeado indica sua equipe de assessores -Termo de compromisso

AVALIAÇÃO ANUAL -Avaliação da execução do PGE pela SED, ouvidos GERED e Conselho Escolar

TRANSIÇÃOTRANSIÇÃO -Atuais diretores passam por curso de formação -Atuais diretoreses elaboram PGE de 2 anos -Discussão do PGE de 2 anos com a comunidade escolar (até março de 2013) -Atuais diretores assinam termo de compromisso -Atuais diretores sem curso de 200 horas comprometem-se a realizar curso no prazo de 1 ano -Final de 2014: avaliação da execução do PGE -Escolas sem dirertor nomeado: edital de seleção -Atuais diretores passam por curso de formação -Atuais diretoreses elaboram PGE de 2 anos -Discussão do PGE de 2 anos com a comunidade escolar (até março de 2013) -Atuais diretores assinam termo de compromisso -Atuais diretores sem curso de 200 horas comprometem-se a realizar curso no prazo de 1 ano -Final de 2014: avaliação da execução do PGE -Escolas sem dirertor nomeado: edital de seleção

CURSOS DE FORMAÇÃO -Progestão -Credenciamento de cursos -Progestão -Credenciamento de cursos

CRONOGRAMACRONOGRAMA OUTUBRO – NOVEMBRO 2013 Curso para Diretores de Escola, com os objetivos de: - Aperfeiçoar a capacidade de planejar e liderar o processo de gestão voltado para a melhoria da qualidade da educação escolar e cumprimento da função social da escola. - Promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do PPP e do PGE com as políticas públicas em educação. OUTUBRO – NOVEMBRO 2013 Curso para Diretores de Escola, com os objetivos de: - Aperfeiçoar a capacidade de planejar e liderar o processo de gestão voltado para a melhoria da qualidade da educação escolar e cumprimento da função social da escola. - Promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do PPP e do PGE com as políticas públicas em educação.

CRONOGRAMACRONOGRAMA DEZEMBRO Elaborar e publicar Portaria da SED regulamentando o Decreto, em até 90 dias. -Organizar videoconferência, com orientações sobre elaboração do PGE. -Elaboração de Termo de Referência e processo licitatório para contratação de empresa para implantar Sistema de Gestão Escolar. Credenciamentos de entidades para oferta de Cursos de Gestão Escolar DEZEMBRO Elaborar e publicar Portaria da SED regulamentando o Decreto, em até 90 dias. -Organizar videoconferência, com orientações sobre elaboração do PGE. -Elaboração de Termo de Referência e processo licitatório para contratação de empresa para implantar Sistema de Gestão Escolar. Credenciamentos de entidades para oferta de Cursos de Gestão Escolar

CRONOGRAMACRONOGRAMA MARÇO Oferta de nova edição do Programa Progestão -Implantação de Sistema de Gestão Escolar no site da SED -Apresentação de Plano de Gestão Escolar pelos Diretores atuais, após a atualização do PPP -Discussão com a comunidade escolar a proposta de Plano de Gestão. MARÇO Oferta de nova edição do Programa Progestão -Implantação de Sistema de Gestão Escolar no site da SED -Apresentação de Plano de Gestão Escolar pelos Diretores atuais, após a atualização do PPP -Discussão com a comunidade escolar a proposta de Plano de Gestão.

CRONOGRAMACRONOGRAMA ABRIL Qualificação dos Planos de Gestão Escolar por consultores ad hoc -Assinatura do Termo de Compromisso ABRIL Qualificação dos Planos de Gestão Escolar por consultores ad hoc -Assinatura do Termo de Compromisso

MUITO OBRIGADO