Gustavo Emídio dos Santos Microcefalia. Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Advertisements

Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Concepção uma nova vida
Paralisia Cerebral Priscila Correia da Silva.
Situação de microcefalia em Goiás
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
Dengue, zika e chikungunya
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
Acrocefalossindactilia ou Síndrome de Pfeiffer
Insuficiência Renal IRA Perda rápida da função renal
Insuficiência Renal Bioquímica Clínica
(Alterações cromossômicas)
Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos
Síndrome de Down Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.Recebe.
BIOQUÍMICA Docente: Ana Karina Abadio Discente: Jasciene Kraemer de Souza Vitamina D em crianças e adolescentes com Anemia falciforme.
Microcefalia associada à infecção pelo vírus Zika como emergência em Saúde Pública e a resposta brasileira A magnitude do problema: o que dizem os números.
Ivanise C.S.Mota.  Cada espécie apresenta um número característico de cromossomos. Na grande maioria os organismos superiores são diploides e, consequentemente,
Características Gerais Enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV. Agente etiológico: Treponema pallidum. Modo de Transmissão.
Ana Sofia Cruz ZK VIRUS E ACHADOS ULTRASSOM TRANFONTANELAR
Acompanhamento do desenvolvimento infantil – instrumentos e estratégias.
Apresentam.
GERA MARÇO Matheus Teodoro Grilo Siqueira – R5 MEDIMAGEM
Meu filho não cresce.
AULA 05 Início da vida Direito de nascer Direito de não nascer Aula 05
A primeira consulta: Criando laços com a família
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Reprodução humana Cap. 9.
Saúde Individual e comunitária
Síndrome Alcoólica Fetal
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
História Natural da Doença
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
Distúrbios do sistema nervoso
Crescimento e Desenvolvimento Segundo a Teoria Desenvolvimentista
Fábio Mota Gonzalez Médico Radiologista do Multimagem e do IHEF
1 EM 1 MILHÃO
Grupo de apoio às gestantes com diabetes
Universidade Católica de Brasília
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
INDICADORES DE SAÚDE.
Diagnósticos. Tipos de Diagnósticos Clínico De difícil diagnóstico pois a doença assemelha-se a outras (mononucleose, estreptocócica); Por ser assintomática,
Psicopedagogas: ESTER MENDES, FERNANDA BATISTA e SONIA WOLFF.
Doenças Cerebrovasculares
Defeitos Congênitos Humanos
GRAVIDEZ E PARTO Colégio MV – Ciências Profª. Adriana.
Centro Educacional Profissional Alpha Coc Curso Técnico em Enfermagem Trabalho de Conclusão de Curso Lábio Leporino, Micrognatia e Retrognatia Alunos:
OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.
Sejam Bem vindas. UNIDADE DE SAÚDE “URSULINO COSTA” Equipe de Saúde da Família Setembro/2017.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.
Gametogênese Prof. Guilherme.
Doenças do foro neurológico
Universidade Católica de Brasília
História Natural da Doença
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
 Herança ligada ao sexo é a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não- homóloga dos cromossomos sexuais, ou seja, no.
Reunião COSEMS – 19/06/2018 Programa de Triagem Neonatal na Bahia
Com 19 h de vida: lesões no tálamo D e putamen
Docente: Lorena Franco. Quais imagens temos do HIV? O que o HIV e a aids significam para você, hoje? Como seria sua vida se você fosse portador desse.
12° Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL
Apresentação:Rodolfo Squiabel Iamaguti, Túlio Bosi, Rafael Alvarez
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Hipocalcemia/Eclampsia
Crescimento normal e avaliação do crescimento
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Apresentação:Rodolfo Squiabel Iamaguti, Túlio Bosi, Rafael Alvarez
Transcrição da apresentação:

Gustavo Emídio dos Santos Microcefalia

Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão da caixa craniana, como pelo pequeno desenvolvimento do cérebro em si.

Microcefalia Pode desenvolver-se nos primeiros anos de vida podendo ser adquirida e congênita. Poderá também ser fruto da exposição a substâncias nocivas no decorrer da gravidez do feto em questão, havendo a possibilidade da ligação à síndromes genéticas hereditárias.

Causas Congênitas; Diabetes materna não controlada; Hipotiroidismo materno; Insuficiência placentária; Consumo de álcool,

Causas Drogas; Anomalias genéticas; Desnutrição; Exposição a radiação ; Infecções durante a gravidez, (rubéola, citomegalovirus e toxoplasmose).

Causas Pós-natais: Má formação do metabolismo; Síndromes Infecções Intra-craneais (encefalite e meningite);

Causas Trissomia 13 ou 16; Intoxicação por cobre ou mercúrio; Hipotiroidismo infantil; Anemia crônica infantil; Traumas disruptivos (como AVC); Insuficiência renal crônica.

Caracteristicas É caracterizada quando a cabeça da criança, com um ano e três meses é menor que 32 centímetros. Isso acontece devido ao fato dos ossos da cabeça, que estão separados ao nascer se unirem muito cedo, impedindo o crescimento do cérebro dentro da caixa craniana.

Tipos Microcefalia primária: Promove hipertonia muscular generalizada, paralisia, convulsões e atraso mental.

Tipos Microcefalia secundária: Vária segundo o tipo de gravidade da malformação. Na maioria dos casos as funções cerebrais são pouco desenvolvidas, provocando assim um profundo atraso mental.

Diagnóstico É feita a medição do perímetro cefálico (região mais larga); O padrão já bem estabelecido de crescimento, as medidas tomadas serão comparadas a outras do percentil, também apuradas de outras crianças normais.

Diagnóstico Os crânios em condições normais, no momento do nascimento, possuem um perímetro de variável entre 33 a 36 centímetros e aumentam no decorrer dos primeiros anos de vida e acompanham o crescimento do encéfalo.

Diagnóstico Nos primeiros seis meses o crescimento é avançado, após o nascimento (7 a 8 centímetros) chegando aos 46 a 48 centímetros, no final do primeiro ano de vida.

Diagnóstico Crianças com Microcefalia apresentam crescimento abaixo da média. Será pedido por um médico, um histórico completo do pré-natal do paciente com essa anomalia e também do seu nascimento e crescimento. Será feito um exame físico, incluindo exame neurológico.

Diagnóstico Um histórico familiar para se aferir medidas da cabeça dos pais no intuito de averiguar se há caso de microcefalia na família.

Exames Tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames sanguíneos, vão ajudar na avaliação das reais origens da patologia instalada.

Relação com Zika O Ministério da Saúde confirmou no final de novembro de 2015 (28/11) a existência de relação entre as duas doenças. Os exames de amostras de sangue e tecidos foram feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia que faleceu. Foi identificada a presença do Zika Vírus no bebê.

Relação com Zika Este estudo coloca em alerta principalmente a região do Nordeste, que registrou um surto de Microcefalia este ano (quase 1500 casos até outubro/2015). Uma análise inicial dos estudos mostra que o risco principal está durante os 3 primeiros meses de gestação.

Como funciona com o Zika O vírus passa pela placenta e vai então acometer o tecido cerebral de uma forma que vai desacelerar o crescimento dos neurônios e células que existem. E é essa alteração do crescimento cerebral que vai acabar causando uma alteração na taxa de crescimento do osso. Por isso que leva tanto tempo, nada que vai aparecer em duas, três semanas e possa calcificar o cérebro. Quando há calcificações é indício de que essa infecção aconteceu muito cedo na gestação. A calcificação pode impedir que o cérebro continue a se desenvolver bem.

Como funciona com o Zika

Tabela de crescimento

Zika e as outras

BOA NOITE!