5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Advertisements

TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S.
Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
TREINAMENTO EM 5S's1 BEM VINDO TREINAMENTO EM 5S’s 5S’s.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Os 5 sensos da qualidade Prof. Edson Costa Aildefonso.
APRESENTAÇÃO NOSSA EMPRESA Dedetizadora e Desentupidora A. Tanaka, Empresa especializada.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
WF Report Manager 400 WF Report Manager 400
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Luciano E. Moreira.
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Elementos chaves/ Aplicação:
Fluxograma CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, (Parte II - Cap. 5 até 7); CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos. São.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
IFSP SEISO (SENSO DE LIMPEZA) GEQC4
Planejamento.
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
BEM VINDO 5S’s TREINAMENTO EM 5S’s TREINAMENTO EM 5S's.
Limpeza e Organização Setorial O que é um ambiente limpo e organizado para você?
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Kaizen.
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
ISO 9001:2000
ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial. ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
MBA em Gestão de Projetos
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
Gestão da Qualidade 2º Período
NOÇÕES MATEMÁTICAS Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção.
Profas MsC. Luiza Marly Freitas de Carvalho
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Comércio Exterior. Introdução e Finalidade Esta cartilha foi elaborada pelo curso de Comércio Exterior para fornecer uma orientação às pessoas envolvidas.
Os 5S de si Celeste Sá
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Figura: Seiri – Senso de Utilização
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
P . O . P PRocedimento Operacional Padrão
O que é 5(S)? u É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... u É a base de qualquer programa de qualidade. 5(S) ? 1.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
Gerente Trainee “Prevenção de Perdas”. OBJETIVO PROJETO Identificar e desenvolver talentos para “Banco” de Sucessão para cargo de Sub Gerente.
MÉTODOS ROSA MARIA BARBOSA FREITAS CRONOGRAMA E FLUXOGRAMA.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida naquela época. O 5S não se limita à arrumação da área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. O 5S é um passo fundamental para elevar a organização a um nível superior de qualidade.

JAPONÊSPORTUGUÊSCONCEITOOBJETIVO SEIRIUTILIZAÇÃO Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil SEITONORDENAÇÃO Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz SEISOLIMPEZA Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza SEIKETSUSAÚDE Tornar saudável o ambiente de trabalho Previr o aparecimento de supérfluos e a desordem SHITSUKEAUTO DISCIPLINA Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores Incentivar esforços de aprimoramento

SENSO DE UTILIZAÇÃO Separar o que é útil do inútil, mantendo somente o necessário e na quantidade certa!

SENSO DE UTILIZAÇÃO Verificar tudo que existe em seu local de trabalho; Classificar os objetos entre úteis e inúteis; Encaminhar objetos inúteis para local determinado, a Área de Descarte; Os objetos considerados "lixo" devem ser depositados em recipientes adequados; Recomenda-se realizar este trabalho em equipe, para não haver risco de jogar fora algo importante!

RESULTADOS Reduz a necessidade de espaço e estoque; Reduz o desperdício; Reduz do tempo de procura de objetos e informações; Evita compras em duplicidade; Evita vencimento de prazos de validade; Melhora o aproveitamento dos recursos disponíveis; Reduz custos.

SENSO DE ORDENAÇÃO Definir um local único, exclusivo e adequado para cada material; Identificar o local de cada material, quando aplicável; Padronizar a nomenclatura, adotando nomes, cores e procedimentos padrões em toda a empresa; Cada objeto após o seu uso deve ser colocado em seu devido lugar.

SENSO DE ORDENAÇÃO É importante localizar objetos e informações no menor tempo possível!

RESULTADOS Reduz o tempo de procura; Facilita a localização de objetos e informações; Diminui o cansaço físico na procura de objetos e informações; Melhora no fluxo de pessoas e materiais; Melhora no aspecto visual do ambiente; Aumenta a segurança no trabalho.

SENSO DE LIMPEZA Limpar tudo: ferramentas, equipamentos, mesas, bancadas, arquivos, armários, etc. A conservação da limpeza dos locais e objetos de uso comum é de responsabilidade de todos; Cada um deve ser o responsável pela limpeza do seu ambiente de trabalho; Após o uso, limpar ferramentas, equipamentos, mesas, etc. Os focos da sujeira devem ser eliminados e não contornados; Se necessário, providenciar a manutenção ou limpeza especializada.

TIPOS DE LIMPEZA A limpeza é uma ótima oportunidade para realizar inspeção no equipamento. Confira os tipos de limpeza:

SUPERFICIAL Este tipo de limpeza não evita as pequenas falhas nem proporciona a manutenção das condições básicas dos equipamentos, instalações e ambientes. Normalmente esta limpeza é feita de maneira incorreta e sem compromisso, não possibilitando que a pessoa conheça seu equipamento, instalações e ambiente. Poucos são os utensílios de limpeza empregados, às vezes é utilizado ar comprimido, o que em vez de limpar, espalha e esconde a poeira/sujeira nas frestas e orifícios do equipamento e instalações.

DE APARÊNCIA É a limpeza realizada apenas nas partes externas do equipamento, setor e instalações, deixando-os aparentemente limpos. Também este tipo de limpeza não evita as pequenas paradas/falhas. Mas já se tem uma noção das fontes que possam gerar a sujeira, como vazamentos, os quais são tomadas medidas paliativas, tais como bandejamento ou recipientes de coleta, que posteriormente, deverão ser eliminadas com a extinção desses vazamentos. Os utensílios de limpeza empregados estão mais próximos do que seria necessário, como por exemplo, pincéis, panos, escovas, raspadores, desengraxantes e solventes. Podemos dizer que nessa fase, o funcionário tem um contato mais próximo do equipamento, facilitando o aprendizado dos pontos de maior concentração de sujeira. A periodicidade desta limpeza é praticamente diária, afim de se evitar os acúmulos.

DETALHADA Com esta limpeza, a pessoa passa a conhecer melhor seu equipamento e setor, pois, além do uso dos utensílios de limpeza citados anteriormente, utiliza também as ferramentas adequadas para proceder a desmontagem de componentes e chegar no interior das máquinas. Essa desmontagem possibilita a verificação dos desgastes, folgas, desapertos, vazamentos que geram sujeira, rachaduras e deformações. Além de limpar, são tomadas ações de reparo das anomalias encontradas, bem como medidas que bloqueiam o ressurgimento dessas anomalias. Procedimentos padronizados para a realização da limpeza e reparos, são gerados com intuito de facilitar estas tarefas, principalmente para locais onde o acesso é difícil. Já a frequência deste tipo de limpeza, torna- se mais espaçado, tendo em vista, o tempo necessário para realizá - la, podendo ser semanal.

RESULTADOS Ambiente de trabalho saudável e agradável; Mudança nos comportamentos e hábitos; Boa apresentação aos visitantes e clientes; Redução dos índices de acidentes de trabalho; Prevenção de incêndio; Maior durabilidade dos equipamentos; Redução/eliminação de desperdícios.

SENSO DE SAÚDE Buscar constantemente a conservação das condições físicas e de saúde; Manter e melhorar os procedimentos operacionais e de segurança; Manter e melhor as áreas comuns: refeitórios, sanitários e vestiários; Adotar uniforme limpo e bem conservado.

RESULTADOS Local de trabalho agradável; Aumenta a satisfação pessoal; Colaboradores saudáveis e bem dispostos; Reduz acidentes e doenças; Melhora a imagem dos funcionários; Melhora a imagem da organização perante os visitantes e clientes.

SENSO DE AUTO-DISCIPLINA Transformar o 5S em uma rotina diária; Utilizar de maneira racional a comunicação visual / procedimentos com linguagens simples; Promover reuniões periódicas com os colaboradores, para tratar do programa 5s; Descobrir as causas de comportamento inadequado afim de elimina-las; Respeitar os colegas e a hierarquia da empresa; Incentivar a dedicação e adesão, para obter o comprometimento de todos os funcionários da empresa; Educar os novos funcionários de acordo com os princípios do 5S; Promover a melhoria contínua no ambiente de trabalho.

RESULTADOS Consolidação do 5S; Melhoria contínua da organização e das pessoas; Espírito de equipe (sinergia); Elimina controles desnecessários; Auto-inspeção e auto-controle; Evita perdas oriundas de processos não padronizados; Aumenta a previsibilidade dos processos.