Prof: Lucimara Vidal
Unidade 1 - Indicadores hospitalares Unidade 2 - Custos estratégicos Unidade 3 - Filantropia Unidade 4 - Saúde ocupacional Unidade 5 - A municipalização e a assistência da saúde Unidade 6 - Responsabilidade civil do gestor Unidade 7 - Novas formas de comercialização de serviços médicos SOBRE A DISCIPLINA
INDICADORES HOSPITALARES
O conceito, abrangência e o enfoque dos indicadores variam de acordo com a área em questão Epidemiologia/saúde pública Meio ambiente Administração INTRODUÇÃO
ESTRUTURA PROCESSO RESULTADOS FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE QUALIDADE Indicadores para eventos sentinela
INDICADOR HOSPITALAR DEFINIÇÃO Instrumento de mensuração para o gerenciamento e planejamento das ações em saúde, possibilitando mudanças efetivas no processo e nos resultados, através do estabelecimento de metas e ações prioritárias que garantam a melhoria contínua e gradativa de uma situação ou agravo
É um dado quantitativo representativo de um determinado volume de dados numéricos que apresentam alguma característica que permita sua inter-relação (agrupamento) Estes dados (indicadores) permitem, por intermédio de análise estatística, se obter informações concisas, específicas e eficazes, subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas / instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos CARACTERÍSTICAS
REQUISITOS Validade: Sensibilidade e especificidade Confiabilidade: Reproduzível Mensurabilidade: Fácil aplicação Simplicidade: Interpretação Comparabilidade Exatidão: Mínimo de erro Abrangência Pertinência Custo-efetividade Ética
Nome e tipo do indicador Fórmula Tipo Método Fonte da informação Amostra Responsável pela elaboração Frequência Objetivo MONTAGEM DO INDICADOR
Número absoluto ex: contagem do número de casos novos, num período, de uma determinada doença - número de casos novos de dengue em 2010 ex: Contagem de números de pessoas expostas a um risco (prevalência), em função de um hábito - nº de fumantes em uma comunidade ex: resultados de cálculos - esperança de vida ao nascer COMO EXPRESSAR O INDICADOR
Números relativos a) Taxa/coeficiente b) Razão c) Índices e) Medidas de tendência central (mediana, média,modas) COMO EXPRESSAR O INDICADOR
É um tipo de medida matemática, onde o numerador é um sub-conjunto do denominador da fração Coeficiente = Evento = nº de ocorrência nº total Taxa = coeficiente x 10 n PROPORÇÃO
Mortalidade: nº de óbitos/ nº total da população Proporção de partos cesarianos: nº de patos tipo cesariana/nº total de partos Natalidade: nº de nascidos/nº total da população COEFICIENTE
Coeficiente de mortalidade geral Probabilidade qualquer pessoa da população morrer, em determinado local e ano nº de óbitos totais no tempo X e local Y x 10 n População na mesma área e período BRASIL 1996: Em cada grupo de 1000 habitantes, 5,7 morreram TAXA
Coeficiente de mortalidade infantil Probabilidade de uma criança nascida viva tem de morrer antes de completar 01 ano de idade nº de óbitos totais de crianças com menos de 1 ano no tempo X e local Y x 10 n População de criança de até 01 ano na mesma área e período BRASIL 1996: Em cada grupo de 1000 crianças com 1 ano de idade, 26,27 morreram TAXA
Razão entre duas grandezas, sendo que uma não inclui a outra ex: DD = nº total da população superfície do país IPCA = gasto com produtos renda familiar ÍNDICES
Epidemiológicos Demográficos Socioeconômicos Operacionais Recursos Cobertura CLASSIFICAÇÃO
Mortalidade Morbidade e fatores de risco Prevalência Incidência Indicadores nutricionais INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS
Epidemiológicos Demográficos Socioeconômicos Operacionais CLASSIFICAÇÃO
População total estimada (em milhões) taxa de crescimento da população Grau de urbanização Taxa de fecundidade total Mortalidade proporcional por idade Taxas brutas de mortalidade, natalidade INDICADORES DEMOGRÁFICOS
Gráfico mostra o percentual de domicílios com acesso à rede coletora de esgoto por Estado, 2008
Epidemiológicos Demográficos Socioeconômicos Operacionais Recursos Cobertura CLASSIFICAÇÃO
Taxa de analfabetismo Escolaridade inferior a quatro anos de estudo Produto interno bruto Razão de renda INDICADORES SOCIOECONÔMICOS
Epidemiológicos Demográficos Socioeconômicos Operacionais Recursos Cobertura CLASSIFICAÇÃO
Qualidade Nem sempre possuem fórmula definida Efetividade Medem a extensão que os objetivos programados foram alcançados Produtividade Mede a eficiência dos processos na produção de produtos/serviços INDICADORES OPERACIONAIS
Índice de satisfação do cliente Índice de não conformidades Grau de urbanização Taxa de fecundidade total Mortalidade proporcional por idade Taxas brutas de mortalidade, natalidade INDICADORES OPERACIONAIS
Epidemiológicos Demográficos Socioeconômicos Operacionais Recursos Cobertura CLASSIFICAÇÃO
Aqueles que fornecem dados relativos do que se pode dispor para o atendimento à saúde da população Nº de profissionais de saúde por habitante Nº de leitos hospitalares por habitante Gasto público em saúde INDICADORES DE RECURSOS
Epidemiológicos Demográficos Socioeconômicos Operacionais Recursos Cobertura CLASSIFICAÇÃO
Indicam a abrangência da atenção à saúde, no sentido dos números, tipos e categorias de atendimento Nº de consultas médicas (SUS) por habitante Nº de procedimentos complementares por consulta médica (SUS) Nº de internações hospitalares por habitante Proporção de internações (SUS) por especialidade INDICADORES DE COBERTURA
Conhecimento íntimo do cenário Definição clara dos objetivos Definição das metas a serem alcançadas Recursos disponíveis MÉTODO DE CONSTRUÇÃO
Medir apenas o que é relevante Refletir os objetivos estratégicos da atividade/organização e as necessidades dos clientes Fornecer base sólida para tomada de decisões Ser economicamente aplicável PREMISSAS BÁSICAS
Aumento da produtividade Aumento da competitividade Aumento da capacidade estratégica Alinhamento organizacional BENEFÍCIOS
Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado o melhor nível, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem BENCHMARKING
1. Identificar empresa similar com melhores resultados, sendo possível a transposição para a empresa que se quer melhora 2. Promover adaptação da cultura organizacional aos novos parâmetros, implementando as mudanças necessárias 3. Monitorar o progresso IMPLEMENTANDO O BENCHMARKING
1. Legalidade 2. Troca de informações 3. Confidencialidade 4. Utilização 5. Primeiro contato 6. Preparação 7. Conclusão 8. Compreensão e ação PRINCÍPIOS DO BENCHMARKING