GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
Advertisements

APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Sistema de avaliação de ensino
L E A Laboratório de Elevação Artificial (Coordenador: Prof
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Orientadora: Renata Lima Silva
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Resultados e Discussões
Fórum de Coordenadores
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
Orientadora: Daniela Nunes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Christopher Berwig Turma 4
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Para onde estão indo nossos alunos?
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
SINAES ENADE.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
João Paulo Lopes Coêlho Nara Albuquerque Goes Úrsula Custódio Gomes
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Escritório modelo – projeto de intervenção em cortiços Instituto + Núcleo Brasiliana - Cultura Brasileira, Desenvolvimento Urbano, Estudos sobre a Infância.
I Encontro de Licenciaturas da
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Resultados e Discussão
Qualidade da Atenção aos Hipertensos
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Orientador: Pablo Viana Stolz
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
PROJETO INTEGRADO DE MONITORIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓCICA
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO.
Transcrição da apresentação:

GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia Curso de Arquitetura e Urbanismo. Natal/ RN: p. O NÚCLEO DE DUCAÇÃO DA INFÂNCIA - UFRN O complexo é composto por duas edificações que se complementam quanto ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão: NEI: formado pelo conjunto de salas de aula, administração geral do colégio; NEPI: prédio anexo, cuja função é o planejamento das atividades do NEI, pesquisa e extensão. O NEI-UFRN está localizada na Rua João Medeiros s/n, no Campus Central da UFRN, ao lado da Escola de Música. TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO ORIENTADORA: PROFª. DRA. GLEICE AZAMBUJA ELALI CT / DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UFRN – NATAL – A APO realizada no NEI foi a de curto prazo, que proporciona indicação dos principais aspectos positivos e negativos do objeto de estudo, através de visitas investigativas e aplicação de alguns instrumentos com usuários chaves: alunos, professores e pais. Os principais pontos sugeridos foram: PROPOSTA O método de ensino aplicado no NEI é o construtivismo é o construtivismo social focado na idéia de que a única aprendizagem relevante é alcançada através da interação do sujeito como objeto e/ou outros sujeitos. No NEI essa proposta é materializada pelo desenvolvimento de atividades relevantes, com foco no despertar do interesse e possibilidades da criança, a partir de Temas de Pesquisa que tem três pontos de sustentação: o contexto sócio-cultural, a estrutura dos conhecimentos de área e os processos de construção de conhecimentos nas crianças Ambos ocupam uma área de 1790,8m² em um terreno de 4.896m² de área. Atualmente o Nei atende 283 alunos e conta com uma equipe de 28 professores. Abrange o ensino infantil e parte do ensino fundamental (2º ano). Dentro do planejamento a direção está a ampliação do número de ofertas de vagas para alunos e conseqüentemente do número das salas de aulas. Figura 01: Localização do NEI e NEPI no Campus/UFRN QUESTIONÁRIOS (PROFESSORES): Melhor ventilação das salas de aula Sala de artes; Aumento da sala de vídeo; Ambiente de apoio para professores; Piscina. POEMA DOS DESEJOS (ALUNOS): Quadra poliesportiva; Parque; Sala de música; Enfermaria; Piscina. A AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO GRUPOS FOCAIS (PAIS):  Ampliação dos pátios cobertos;  Espaços adequados para realização de atividades físicas;  Acessibilidade dos espaços;  Melhoria estética;  Melhoria do estacionamento. VISTORIA TÉCNICA (AUTORA):  Ampliação dos pátios cobertos;  Espaços adequados para realização de atividades físicas;  Acessibilidade dos espaços;  Melhoria estética;  Melhoria do estacionamento. O anteprojeto foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos na APO e do planejamento da direção, convergindo para uma proposta com área final de 1709,66m² que contempla: Aumento do número de salas da aula (06); Otimização dos espaços existentes (conforto ambiental e dimensionamento); Inserção de novos equipamentos à escola (piscina e quadra); Ampliação do estacionamento atual Ampliação das áreas cobertas para recreação Novo partido estético. OBJETIVOS GERAL Propor um projeto de intervenção dos aspectos físico-construtivos da edificação a partir das relações entre usuário-ambiente percebidas através da APO. ESPECÍFICOS Realizar levantamento físico do NEI; Estudar as relações entre usuário e espaço construído através de questionários, observação de comportamento, e técnicas de atividades com crianças; Propor um projeto de intervenção no NEI-UFRN baseado nas aspirações dos usuários e dentro da realidade vivida por tal estabelecimento.