Prof. Paulo Barreto
Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização. Características: primeiro os dados são coletados e são inseridos no computador. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online. Quando você paga por um item em uma loja o sistema registra a venda, reduz o estoque disponível em uma unidade, aumenta a posição do caixa da loja no valor que você pagou e aumenta a qualidade de vendas em uma unidade.
Exemplos de Aplicação: Vendas Cadastro de clientes; Pedidos; Fatura; Controle de estoque; Contas a pagar; contas a receber; Compras; Recebimento; Expedição; Financeiro; Folha de pagamento; Contabilidade. Planejamento de recurso corporativo (Enterprise Resource Planning – ERP) Gestão de relacionamento com o clientes (Customer Relationship Management – CRM )
ERP - Planejamento de recurso corporativo (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. CRM - O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management, CRM) pode ajudar a reduzir custos e aumentar da lucratividade através da organização e automação dos processos de negócios que gerenciam a fidelidade e a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam a tomada de decisão e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas. Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo. sistemas de apoio à decisãosistemas de informação executiva
Controle de tarefas: Planejamento de Projetos e acompanhamento e controle da execução de tarefas. Gestão de documentos: Formalizar e controlar a entrada, saída e tramitações de documentos e processos. Gestão de pesquisa: Possibilitar o cadastro e resposta de questionários de pesquisa associados a uma ou mais diretorias específicas. Ouvidoria Processo Seletivo Ensino e pesquisa - Promover troca de artigos e documentos entre os gestores e professores relacionados a ensino e pesquisa.
Dimensionamento de cargos Sistema de Gestão da Execução dos Contratos Sistema de eleições Pesquisa de satisfação:Realizar pesquisa de satisfação baseado na aplicação de questionários Sistema de Priorização de Projetos Acompanhamento de Recomendações/Determinações Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa
Sistemas de apoio à decisão refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha.
O termo sistema de apoio à decisão tem sido utilizado de diferentes formas (após a década de 80) e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor. Finlay (1994) e outros autores definem o SAD de um modo geral como “um sistema computacional que auxilia o processo de tomada de decisão”. Turban (1995) define mais especificamente como “um interativo, flexível e adaptável sistema de informação, especialmente desenvolvido para apoiar a solução de um problema gerencial não estruturado para aperfeiçoar a tomada de decisão. Utiliza dados, provê uma interface amigável e permite ao tomador de decisão ter sua própria percepção”