“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO – ENSINO MÉDIO.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Núcleo de Educação em Câncer Equipe Coordenador: Gerson Lúcio Vieira Pedagoga: Fabiana Cristina da Conceição Ass. Administrativo: Carla Alexandra Elefante.
Artigo de opinião. Você vai aprender como é construído um artigo de opinião e será capaz de:  Compreender o gênero artigo de opinião no âmbito do jornalismo.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins As competências avaliadas na Redação  CEEBJA de.
Aspectos textuais A prova de redação é elaborada com base na Matriz de Referência da etapa a que corresponde. A prova avalia o estudante quanto à expressão.
Quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Entenda os 5 critérios de avaliação usados pela banca Aula de Redação: Critérios do ENEM
REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
“Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Texto Dissertativo Argumentativo
Matriz de Referência e Escala de proficiência
Produção textual - Enem
Orientação Importante:
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
REDAÇÃO ENEM.
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Resumo PARTE 2 Conteúdo: Sumarização
Plano de Aula de Substituição
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
ENEM REVISÃO.
Estudando para o Enem de forma invertida
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Título do Trabalho Nome dos Autores (Sigla da Instituição)
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
NO TEXTO ARGUMENTATIVO
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Metodologia do Trabalho Científico
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Texto Dissertativo- argumentativo
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
CONTEÚDO 1 Noções sobre o texto 1.1 Conceito de texto
Título do Trabalho Nome dos Autores (Sigla da Instituição)
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Frase para atrair as pessoas para a oficina
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Título do Trabalho Nome dos Autores (Sigla da Instituição)
Título do Trabalho Nome dos Autores (Sigla da Instituição)
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Redação Enem.
REVISÃO Segunda fase: (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (segunda- -feira):
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
Leitura e escrita no vestibular Unicamp
Calouro Web.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
Como proceder? Encontro 1
TEXTOS MOTIVADORES 2ª Dissertação/ENEM. Texto I Você é violento de nascença ou foi doutrinado nas redes sociais? Gritou com os garis e a doméstica empregada.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Transcrição da apresentação:

“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção

Critérios para avaliação da escrita – texto dissertativo-argumentativo Quadro elaborado com base em: RANGEL, E. et al. PONTOS DE VISTA: Caderno do Professor: Orientação para produção de textos. São Paulo: Cenpec, p (Coleção da Olimpíada). Sugestão para o professor

Competências baseadas na tabela de correção de redações do ENEM Guia do participante. Disponível em:. p. 11 a 22. Acesso em: 07 de junho de 2016.

Critérios Competência I Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. (0 a 2,0)

Descritores O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, flexão nominal e verbal, colocação de pronomes, uso de maiúsculas e minúsculas, divisão silábica)?

Critérios Competência II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa. (0 a 2,0)

Descritores Atende ao tema? Estão claros no texto o ponto de partida (ponto de vista/tese) e a conclusão? O ponto de partida e a conclusão apresentam pontos de convergência?

As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão? Estratégias argumentativas, como a refutação e a utilização de diferentes vozes, estão presentes no texto?

Critérios Competência III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos de defesa de um ponto de vista. (0 a 2,0)

Descritores Há articulação adequada entre as informações e sua contextualização na argumentação? O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes e diversificadas para a argumentação?

Critérios Competência IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (0 a 2,0)

Descritores O texto é coeso? Os elementos de articulação estão adequadamente utilizados?