Fortaleza, 03 de Junho de 2016. 2 Faixa Exclusiva Mentor: Mentor 1 Desenvolvedores: Desenvolvedor 1, Desenvolvedor 2 Diretoria: Logística e Transportes.

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Transcrição da apresentação:

Fortaleza, 03 de Junho de 2016

2 Faixa Exclusiva Mentor: Mentor 1 Desenvolvedores: Desenvolvedor 1, Desenvolvedor 2 Diretoria: Logística e Transportes Segurança Ganho Econômico Imagem Qualidade Satisfação do cliente

3 O crescimento da frota de veículos e a falta de investimento em expansão e reformas das vias urbanas tem gerado crescentes engarrafamentos ao longo dos anos, gerando aumento no tempo médio de deslocamento das pessoas. Como surgiu o projeto? 25 min 50 min 100 min ,8% 100% Tempo Médio de deslocamento por KM percorrido

Como é o projeto 4 Após um amplo estudo sobre as causas de congestionamentos nas vias urbanas, elaborou-se o projeto FAIXA EXCLUSIVA, com intuito de incentivar o transporte público e reduzir o tempo de deslocamento por KM Engarrafamento Sinalização Acidentes Vias Transporte Público Veículos Regulação Baixa prioridade Frota pequena Mais veículos Frota pesada Fotosensores Sem Limite de Tara Ausência de sinais Defeitos recorrentes Imprudência Negligência Condição ruim Sem alargamento

5 Como é o projeto Delimitar uma faixa exclusiva para o transporte público (ônibus, táxis e vans) nas principais vias da cidade (com possibilidade de expansão para outras vias); Criar campanhas informativas e aplicar multas de conscientização (nos primeiros meses) para veículos privados que usarem as faixas; Possibilidade de uso das faixas para todos os veículos em horários específicos e fins de semana.

6 Resultados do projeto Qualidade operacional Após a implantação do projeto obteve-se um redução contínua no tempo médio de deslocamento por quilômetro rodado. 25 min 50 min 100 min ,8% 100% Tempo Médio de deslocamento por KM percorrido 80 min 60 min % 25% Redução Acumulada ( ): 100 min  60 min Melhoria em 40% no tempo médio de deslocamento

7 Resultados do projeto Impacto positivo para a imagem da empresa A redução no tempo médio de deslocamento impacta positivamente no grau de satisfação da população e reconhecimento perante a imprensa e mídias em geral. “O comportamento dos motoristas está sendo melhor do que a gente esperava. Essa primeira experiência mostra que está havendo respeito por parte dos condutores com a sinalização. Isso já reflete da redução de tempo gasto nas viagens de ônibus e de carros particulares” - Arcelino Lima, chefe do Núcleo de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito

8 Resultados do projeto Impacto na eficiência Devido a diminuição do tempo de deslocamento por quilômetro rodado gera- se uma economia em termos de combustível para a frota do transporte público, como também particular. Resultado Frota de Ônibus Consumo com veículo parado 1L/h Economia gerada0,66L/h Economia diária de Diesel8,8 L Economia diária da Frota L

9 Investimento:R$ ,00 WACC: 2% Investimento:R$ ,00 WACC: 2% VPL (12 meses) R$ ,64 Cenário Real 53,17% 1,77 meses TIR Payback Payback Descontado Economia 12 primeiros meses 1,81 meses R$ ,64 Evidenciando os Resultados do projeto Considerando uma economia de litros diários da frota de ônibus Diesel: R$ 3,21

10 Identificando o Problema: Solução Proposta: Benefícios Econômicos:Abrangência e aplicação: Aumento crescente no número de engarrafamentos nas vias urbanas, gerando um acréscimo no tempo médio de deslocamento por quilômetro rodado da frota de veículos particulares e transporte público Economia diária de combustível: L Impacto financeiro mensal da economia: R$ ,00 Payback descontado em 1,81 meses VPL (12 meses) de R$ R$ ,64 Implementar nas ruas e avenidas uma faixa exclusiva para o transporte público (ônibus, táxis, vans e etc) de forma a reduzir o tempo médio de deslocamento e reduzir congestionamentos das vias. O projeto foi inicialmente implementado nas principais vias arteriais da cidade, mas já está sendo estudada a implantação em vias secundárias

Fortaleza, 03 de Junho de 2016