Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.

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Transcrição da apresentação:

Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade

Origem Os Círculos de Controles de Qualidade tiveram origem no Japão, por volta de 1962, criada pelo Professor Kaoru Ishikawa, como resultado de um impulso dado a qualidade na indústria japonesa, e os conseqüentes contatos entre as universidades e os operadores de fábricas.

No Brasil, o movimento foi iniciado em 1972, nos setores de qualidade e produção da Johnson & Johnson, como uma conseqüência da necessidade de um programa motivacional de apoio a qualidade, após o deslocamento da fábrica da cidade São Paulo para a cidade de São José dos Campos, passando por todos os tipos de dificuldades com os novos empregados. Logo, a idéia se expandiu para várias empresas em todo estado. Até o início de 1981, já se somavam 100 empresas que implementaram os CCQs.

Definição Círculo de Controle da Qualidade é uma filosofia de trabalho que concentra seus esforços na participação das pessoas, permitindo um maior espaço no desenvolvimento de sua criatividade, e gerando, por conseqüência, maior satisfação no trabalho.

Pode ser definido como sendo um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.

Objetivo -aumentar a motivação e auto-realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa; -concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de auto-controle e prevenção de falhas; -garantir a qualidade do produto;

-conseguir novas idéias; - aumentar a produtividade do trabalho; - reduzir custos e diminuir perdas; - melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.

Problemas que podem ser solucionados - melhoria de qualidade; -melhoria de produtividade; -redução de custos; -ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc.); -racionalização dos processos de fabricação;

-condições de trabalho; -segurança do trabalho; -problemas em áreas administrativas; -análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos; -desenvolvimento e integração de funcionários; -etc.

Estrutura básica do CCQ GRUPOS: Normalmente são pequenos grupos, composto de 5 até 12 participantes que pertençam ou não à mesma área de trabalho.

Tipos de Grupos Grupo Homogêneo: é aquele formado exclusivamente por funcionários do mesmo setor e que atuam em problemas de sua área; Grupo Heterogêneo: é aquele formado por funcionários de diferentes setores que atuam em problemas de qualquer área a que pertencem os membros, sempre respeitando e informando a hierarquia formal;

Grupo Especial: é aquele formado para resolver determinado problema, este grupo tem como participantes elementos envolvidos com o problema.

Reuniões As reuniões podem ser feitas no próprio local de trabalho desde que as condições assim o permitam. Caso necessário deverá ser providenciado um local adequado. Costumam durar no máximo 1 hora e se repetem com um freqüência semanal ou quinzenal, devendo ser cuidadosamente planejadas.

Registro das reuniões Os assuntos tratados devem ser anotados em atas e os resultados devem ser apresentados em relatórios, que são em seguida encaminhados aos setores competentes para avaliação e implantação.

Composição CCQ MembrosLíderSecretárioCoordenador

Membros: A função do membro é a participação ativa e voluntária no estudo dos projetos por eles mesmo escolhidos, contribuindo para a análise das causas dos problemas, sugerindo modificações e melhoramentos.

Líder: Cada grupo deverá ter um líder, preferivelmente escolhido pelos próprios participantes. Sua função é providenciar as condições para a reunião do grupo, fornecer conceitos da metodologia CCQ aos membros, conduzir as reuniões estimulando a participação de todos, mantendo o entusiasmo do grupo e permitindo que cada membro se sinta realizado. Deve também tomar providências para aproveitar ao máximo o tempo disponível. Sua função compreende também a representação do grupo junto à direção e a outros CCQs internos ou externos à empresa.

Secretário: Tem a função de anotar, registrar, relatar e arquivar todos os assuntos tratados em reuniões. O secretário também deverá ser escolhido pelo grupo, podendo este substituir o líder eventualmente no caso de falta.

Coordenador: Cada empresa deve ter um coordenador geral com a finalidade de congregar todas as informações relativas ao programa, proporcionar treinamento em metodologia CCQ, encaminhar os projetos aos setores encarregados de sua implantação, promover concursos e congressos, divulgar os resultados obtidos, etc.

Hierarquia Dentro dos CCQs não há hierarquia, todos tem o mesmo grau de importância.

Filosofia " No CCQ não há problemas, sem soluções. Estude as causas e efeitos dos problemas!”