O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos-
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
Mesa: Olhares institucionais para a formação docente Cleverson Pereira de Almeida Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PANORAMA da oferta de cursos do ifb – 2016 e 2017
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Prática da LDB nas instituições de ensino
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Avanços nas últimas décadas
Educação vem progredindo a passos lentos
Avaliação Oratório São João Bosco
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Desafios e Alternativas da Educação Infantil no Brasil
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
Desafios do próximo PNE
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Programa Mais Educação (Antigo)
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Plano Nacional de Educação
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Seminário Estadual da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Prof. Daniela Reis.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
INJUSTAS OU NECESSÁRIAS?
A BNCC e a Saúde.
Principais Resultados do Censo 2012
Plano Nacional de Educação. História  Manifesto em março de realidade educacional “sem unidade de plano e sem espírito de continuidade”, enfim. att.Fernanda
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva

Ministério da Educação Grandes números 2 MEC / Secretaria Executiva Total de matrículas, ensino público e privado, em milhões Fonte: INEP/MEC 83%

Ministério da Educação Grandes números 3 MEC / Secretaria Executiva Total de matrículas na educação básica, ensino público e privado, em milhões Fonte: INEP/MEC

Ministério da Educação Financiamento da Educação 4 MEC / Secretaria Executiva Evolução do Orçamento do MEC, 1995 a 2015 e LOA 2016 (bilhão)

Ministério da Educação Financiamento da Educação 5 MEC / Secretaria Executiva Diminuição do investimento na educação básica nos últimos 2 anos. (% gasto do orçamento do MEC)

Ministério da Educação Fotografia de maio MEC / Secretaria Executiva Ideb abaixo da meta no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental (3,7 e 4,2, respectivamente) 2016: corte de R$ 6,4 bilhões no orçamento. Falta de recursos para implementação de programas. Ausência de avaliação dos principais programas Mais de 2 mil obras paralisadas.

7 Educação Básica Formação de professores MEC / Secretaria Executiva *inclui docentes sem nível superior completo ou que possuem superior completo mas sem grau de licenciatura ou complementação pedagógica. Fonte: Censo Escolar 2015

8 Educação Básica Formação de professores - matemática MEC / Secretaria Executiva Professores têm formação inadequada: 51,3% dos professores – anos finais e ensino médio - de Matemática precisam de complementação da formação de um total de docentes efetivos em exercício. Fonte: INEP/MEC

9 Educação Básica Formação de professores - ciências MEC / Secretaria Executiva Professores têm formação inadequada: 59,9% dos professores – anos finais e ensino médio – de ciências têm formação inadequada de um total de docentes efetivos em exercício. Fonte: INEP/MEC

10 Educação Básica Alfabetização MEC / Secretaria Executiva Fonte: INEP/MEC A taxa de analfabetismo é uma medida de total falha do sistema educacional na garantia do direito à educação. * Pessoa que não é capaz de ler e escrever pelo menos um bilhete simples 13,1 milhões Analfabetos* com 15 anos ou mais

11 Educação Básica Alfabetização MEC / Secretaria Executiva Fonte: INEP/MEC Analfabetos de 15 a 29 anos

12 Educação Básica Acesso à escola MEC / Secretaria Executiva Fonte: INEP/MEC

Educação Básica Taxa de aprovação 13 MEC / Secretaria Executiva No ensino fundamental, há diferenças expressivas entre as taxas de aprovação por série. Apesar de superiores nos anos iniciais, preocupa a baixa aprovação no 3º ano, etapa típica de um aluno de 8 anos e no final do ciclo de alfabetização.

Educação Básica Desafio - alfabetização 14 MEC / Secretaria Executiva Apesar de elevados investimentos, o PNAIC não apresentou resultados. ANA 2014: 57% das crianças de 8 anos com proficiência insuficiente em leitura/escrita e matemática. Existência de analfabetos mesmo tendo frequentado escola. Avaliações comprovam a ineficácia do PNAIC. Há diferenças regionais, mesmo entre a população adulta jovem.

Educação Básica Desafio - distorção idade-série 15 MEC / Secretaria Executiva Praticamente todos os alunos no 1º ano do ensino fundamental estão na idade adequada para a série, independentemente da rede ou da localização da escola. A elevação considerável da distorção idade série no 5º ano mostra que a trajetória dos alunos, já nos anos iniciais, é irregular Anos iniciais do ensino fundamental Anos finais do ensino fundamental Ensino médio

16 Ministério da Educação Prioridades e objetivos Prioridades: Definir, aprovar e implantar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aprovar e implantar a reforma do ensino médio. Aprimorar a formação docente. Objetivos: Ampliar vagas em creches. Reduzir a desigualdade no acesso à educação infantil. Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os 8 anos de idade. Elevar o desempenho dos estudantes e garantir a alfabetização na idade certa. MEC / Secretaria Executiva

Ministério da Educação Formação de professores – desafios 17 MEC / Secretaria Executiva Falta de articulação dos programas de formação docente com as redes de ensino. Programas de formação de professores desarticulados. Programas de formação baseados em concessão de bolsas.

18 Ministério da Educação Formação de professores MEC / Secretaria Executiva A janela de oportunidades do aluno brasileiro é hoje. Experiência formativa no curso, disciplinas do currículo. Experiência de estágio ou residência escolar. Estágio e residência como entrada para a educação continuada: acompanhamento dos egressos.

Ministério da Educação Verdades e mitos sobre ensino e aprendizagem 19 MEC / Secretaria Executiva

Obrigado! Ricardo Corrêa Coelho Diretor de Programas Estratégicos Secretaria Executiva - MEC