A Avaliação da aprendizagem no Formação pela Escola Concepção, metodologia e instrumentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Modelos - IDC INTRODUÇÃO
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
FACULDADE VALE DO SALGADO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ALUNO
Trabalho de conclusão de curso
Sugestão de apresentação do estágio
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Disciplina – Ações Educativas na Prática de Enfermagem
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
Projeto Multiplicadores
1.
PESQUISA CIENTÍFICA.
Leitura na escola e na comunidade
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Planejamento de estratégias:
I Semana Acadêmica Integrada
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
KARIME SMAKA BARBOSA RODRIGUES - UNICURITIBA -
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO VISUAL E ESCRITA NAS COMUNICAÇÕES REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Leonardo Spaine Head de Tutoria UNICESUMAR.
ANALISTA DE INTELIGÊNCIA
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
Trabalho de Conclusão de Curso I
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Manuais Administrativos
Organização do trabalho
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
Cartografia: ciência ou arte?
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Avaliar desempenho de servidores
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
1º Ciclo de Trabalhos Usuários da Informação ECI/DCC - UFMG
Nome do Estudante 1 Nome do Estudante 2 Orientador(a):
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
TÍTULO Nome completo do bolsista Nome completo do orientador.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Formação Continuada CTPs
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Acolhimento Pedagógico 2019
Objetivo de exemplo Inspiração Ações / tarefas Recursos Reflexão
Construindo a intervenção psicossocial
Transcrição da apresentação:

A Avaliação da aprendizagem no Formação pela Escola Concepção, metodologia e instrumentos

tem caráter formativo; tem caráter formativo; busca servir como apoio; busca servir como apoio; permite que o cursista tenha um retorno de seu desenvolvimento no curso. permite que o cursista tenha um retorno de seu desenvolvimento no curso. É realizada por: É realizada por: – acompanhamento do tutor e; – auto-avaliação do cursista.

Etapas da Avaliação Cada cursista será avaliado: – Pela participação no encontro presencial – Pelo desenvolvimento dos estudos e das atividades à distância; – Pela análise da auto-avaliação (preenchido pelo cursista) – Pela elaboração e apresentação da Atividade Final

Participação no encontro presencial Itens a serem observados Cooperação nos trabalhos desenvolvidos; Interesse e participação nas atividades propostas; Responsabilidade em cumprir as tarefas propostas.

Desenvolvimento dos estudos e das atividades a distância Itens a serem observados Cooperação e compreensão dos trabalhos desenvolvidos; Interesse e participação nas atividades propostas; Integração com o Tutor; Pontualidade no cumprimento do cronograma e no desenvolvimento das atividades.

Auto-avaliação Itens a serem observados Objetivos específicos do Módulo (variável) Organização dos estudos individuais Interesse e compromisso

Atividade Final do Módulo Itens a serem observados Clareza na redação do problema identificado Objetivos condizentes com o problema Apresenta proposta legal e aplicável de solução ao problema (Obs.: A atividade final do módulo tem caráter obrigatório para a aprovação e certificação)

Instrumentos e registro das avaliações Há, no SIFE, uma planilha para registro da avaliação dos cursistas. Em cada etapa deve ser registrado se o cursista atingiu o objetivo proposto: - plenamente (9-10) - Parcialmente ( 6-8) -Não atingiu (1-5). Folha de rascunho; Registro da avaliação oficial.

Instrumentos e registro das avaliações Após o registro da avaliação de cada cursista nos 4 itens avaliados a plataforma SIFE apresenta o resultado final de cada cursista: -Aprovado -Reprovado -Desistente

Matriz avaliativa

Avaliação Prática do Programa FPE