EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes
Etapas do Processo de Pesquisa Pesquisa Quantitativa Ad Hoc 1. Estabelecer a necessidade de informação 2. Especificar os objetivos da pesquisa 3. Determinar as fontes de dados 11. Preparar os dados 14. Analisar os dados 16. Apresentar os resultados 5. Definir o Projeto de Pesquisa (metodologia/design) 12. Processar os dados 13. Consolidar Informações - Preparar Quadros e Tabelas 15. Elaborar Relatórios e Apresentações 7. Desenvolver instrumentos de coleta de dados 6. Projetar a amostra 9. Coletar os dados 10. Elaborar Plano de Processamento e Análise 8. Planejar logística de campo 17. Acompanhar os resultados 4. Escolher a abordagem de pesquisa (tipologias)
Após a definição da abordagem deve-se descrever os aspectos específicos e operacionais da metodologia a ser utilizada, e consolidar todas as informações no projeto de pesquisa. Etapas do Processo de Pesquisa 4. Definir a Abordagem 5. Definir o Projeto de Pesquisa (metodologia/design) Definir sobre qual tipo de abordagem (tipologia) o projeto vai se estruturar
Tipologia de Pesquisas – Por Estágio
Tipologia de Pesquisas – Quanto ao Observador
QUALITATIVA Os resultados não podem ser mensurados ou extrapolados como representativos estatisticamente da população estudada. Seu objetivo é explorar e levantar elementos associados com o fenômeno em foco. Informações motivacionais, psicológicas e de preconceitos, assuntos tabu ou não aceitos socialmente são colhidas mais adequadamente através dessas técnicas. Utiliza-se de ferramental da psicologia para a obtenção de informações: técnicas projetivas, TAT etc. As principais técnicas qualitativas utilizadas são: - discussão em grupo (focus group) - entrevista em profundidade - etnográfica (observacional participativa) - role playing Tipologia de Pesquisas – Quanto à Natureza
Diferenças Discussão em Grupo x Entrevista em Profundidade
QUANTITATIVA Modos de coleta: Observacional Registro de respostas não verbais Entrevista pessoal - domiciliar - local de trabalho - intercept - central location - clínicas Correio Telefone – Papel, CATI e IVR (Interactive Voice Response) Fax Internet – Link/Site, Pop Up e papel coletor – palm CAPI x Modos de Coleta
QUANTITATIVA Modos de coleta: Vantagens e desvantagens para cada modo em função de: acesso custo tempo de realização de campo limitação do tempo de entrevista rapport entre entrevistado e entrevistador redução de viéses na apresentação das questões facilidade de identificação e comprovação de dados do entrevistado facilidade de aplicação de certas questões possibilidade do uso de estímulos visuais taxa de cooperação e resposta facilidade de coleta e geração do banco de dados Modos de Coleta
Posicionamento/Imagem Propaganda/Comunicação Marca Consumo, Hábitos e Atitudes Dimensionamento de Mercado Segmentação Distribuição Preço Testes de Conceito e de Produto Satisfação e Lealdade entre outros tipos de pesquisa Tipologia de Pesquisas – Quanto ao Objeto
Qualitativa Qualitativa Quantitativa Quantitativa Observacional / Etnográfica Observacional / Etnográfica Dados Secundários / Desk Research Dados Secundários / Desk Research Mistas (ex: Delphi / Especialistas) Mistas (ex: Delphi / Especialistas) Especificar a abordagem de Pesquisa
Estrutura do Instrumento de coleta: Questionário Estruturado ou não estruturado Perguntas abertas ou fechadas Tipologia por Duração ou escopo: Ad-hoc Omnibus Tracking e Painel Outras Tipologias