SSF C ASO SSF A NÁLISE I NTERNA (R ECURSOS E C APACIDADES ) Unidade curricular: Estratégia Empresarial Docente: Renato Lopes da Costa
SSF- C ONTEXTUALIZAÇÃO Década de 80 Elevado crescimento do negócio do leasing em Portugal Oportunidade “Software para leasing”
SSF- C ONTEXTUALIZAÇÃO Desenvolvimento de uma aplicação de elevada qualidade para uma das maiores empresas de leasing. SOFTWARE E SERVIÇOS FINANCEIROS (SSF) Criação da SOFTWARE E SERVIÇOS FINANCEIROS (SSF)
V ALOR Competências de Excelência Formação na área de leasing Recursos Humanos Motivação, Compromisso
V ALOR Software Tecnologia pouco generalizada
V ALOR Rede de Relações Órgãos de Chefia Clientes FornecedoresContratos de exclusividade
R ARIDADE Elevada qualidade do software Empresa quase monopolista neste segmento de mercado Produto
R ARIDADE Importância das relações entre as pessoas Valores: Dedicação Confiança Honestidade Coragem Respeito Responsabilidade Aprendizagem contínua Cultura
I MITABILIDADE Software para leasing →Qualidade →Rápido desenvolvimento →Produção em grande volume eficiente →Design →Flexibilidade →Promoção de vendas →Distribuição rápida e eficiente →Serviços ao consumidor Recurso Imperfeitamente imitável VC para a SSF
I MITABILIDADE Imitação por duplicação directa por substituição
O RGANIZAÇÃO A empresa está organizada para explorar ao máximo o potencial competitivo dos seus recursos e capacidades?
O RGANIZAÇÃO SIM! Cultura Profissionais com competências de excelência na aréa informática Tecnologias pouco generalizadas Parcerias
O RGANIZAÇÃO 1993 Aplicação de Gestão de Call Centers SIRIUS SOFTWARE Criação de Call Center- Outsourcing Parceria com empresa japonesa - diversificação do portfólio
O RGANIZAÇÃO Rede de relacionamentos complexas Elevada reputação
C RIAR, S USTENTAR E APROPRIAR VANTAGENS COMPETITIVAS 1.Habilidade para Criar Falta de ferramentas de gestão para a atividade de leasing Vantajosa para os utilizadores Escasso Relevante
C RIAR, S USTENTAR E APROPRIAR VANTAGENS COMPETITIVAS 2.Sustentar Constantes inovações no sistema Durabilidade
C RIAR, S USTENTAR E APROPRIAR VANTAGENS COMPETITIVAS 3.Apropriar Internalização Poder de negociação Inflexível nas negociações Foco nas capacidades invisíveis
Q UESTÕES Parece possível alguma empresa entrar no mercado de “software para leasing” tentando concorrer directamente com a SSF em termos do desenvolvimento deste tipo de aplicações?
Q UESTÕES Quais as capacidades da SSF que estão na base da sua vantagem competitiva?
SSF C ASO SSF Trabalho realizado por: - Joana Santos, nº Laura Conchinha, nº Marco Abreu, nº Patrícia Serrano, nº54495 Turma GC2