Políticas Públicas de Informação Brasil – Transversalidade do Conhecimento na OPAS/OMS Maputo/Moçambique - 18/11/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BLIBLIOTECA NACIONAL. NOTA INTRODUTÓRIA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DESENVOLVIMENTO DA BVS PERSPECTIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCLUSÃO.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Informatização da ONG Desabafo Social com as tecnologias ASP NET MVC 5 e Entity Framework 6 com abordagem ao gerenciamento estratégico da informação Autor:
Projeto de Extensão Unisul
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Tecnologia da informação e comunicação
INTERATIVIDADE ANA PAULA DE ALMEIDA LIMA MARIA CRISTINA MOARA PAIVA.
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Ações comemorativas Março/17 a Março/18
Espaço Colaborativo BVS Brasil
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Reunião Virtual da Rede História e Patrimônio Cultural da Saúde
Avanços em Políticas Públicas para Mulher III Fórum Planejamento Reprodutivo Seminário Internacional de Boas Prática Secretaria da Saúde.
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Reunião do Comitê de Comunicação ABIR 13 de dezembro de 2016.
4 de julho de 2017 Experiências com OpenAIRE e FOSTER Infraestruturas Digitais em Portugal e na Europa: Oportunidades e Desafios.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Coordenação: Luciana Danielli
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Coordenação: Vani Kenski
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
internacionalização das IES – UENP
Planejamento Estratégico
Sistema sócio técnico aberto
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
ePORTUGUÊSe HIFA-pt (Informação em Saúde para todos até o ano 2015)
ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
inovação e design na educação
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Informática e Sociedade
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
COMUNICAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
Comunicação da Estratégia
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 28 de setembro de 2016
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
CNPq - I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE CT&I
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Programa de Desenvolvimento Gerencial
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
Juliana Roberta Morcelli Landgraf
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
Encontro Arquivos Históricos e BNacionais CPLP, Lisboa, maio 2018
Por que reportar ao Pacto?
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas de Informação Brasil – Transversalidade do Conhecimento na OPAS/OMS Maputo/Moçambique - 18/11/2009

OPAS/OMS no Brasil Instituição que apoia e fomenta o intercâmbio nacional e entre países, na troca de experiências e na atuação em redes para a melhoria da saúde dos Povos das Américas Estoques Informacionais (repositórios, acúmulo de informação versus uso eficiente e presente nas ações estratégicas da Organização

Um pouco da nossa história Novas modalidades Centros de Documentação: serviços tradicionais Biblioteca Virtual em Saúde: agilidade, virtualização dos serviços, empoderamento dos usuários Compartilhamento de conhecimento: Portais e Redes Tecnologias de Informação: Web 2.0, Blogs, Twitter Linha do Tempo 2004: CEDOC 2005: cria um grupo de GC : Se integra à Rede BVS – RIPSA e atua na mobilização das redes 2007: Estratégia de Cooperação com o Brasil : Centros de Gestão do Conhecimento 2009: UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação vinculada diretamente ao Gabinete. Seminário para discutir GC e criação do Portal de Gestão do Conhecimento – Rede ePORTUGUESe, Rede PanAmazônica Hoje Competências informacionais; Política Editorial em desenvolvimento Web 2.0: convergência da cooperação técnica Redes Colaborativas Plano de Comunicação (interna e externa – apoio da BIREME) Instrumentos de cooperação (TC, TCCs, CA, etc.) são orientados à Informação e Conhecimento

Trabalhar em rede é uma mudança de cultura organizacional e também uma mudança da cultura profissional (podemos atuar em cooperação técnica por meio das Redes) Agrega valor à cooperação técnica Gestão de Redes Concepçã o Proposta Estabelec i-mento Planeja- mento Implemen tação Avaliação

Recursos tecnológicos se concentram em mídias digitais e novas estratégias das TICs, como blogs e fotoblogs, listas de discussão, redes colaborativas, galerias virtuais de imagens e compartilhamento de arquivos COMUNICAÇAO Promover e dinamizar espaços de discussão e intercâmbio de informações e conhecimento em alinhamento com o Plano de Trabalho da Unidades e da OPAS Brasil Promover espaços para novas habilidades e competências: Alfabetização digital. Fomentar o intercâmbio de experiências e divulgação de práticas exitosas Implantar linha de ação que permitam a interatividade e a participação do emissor e do receptor estabelecidas em fluxo contínuo.

OPAS/OMS no Brasil e a Rede ePORTUGUESe Inserção da iniciativa nos Termos de Cooperação firmados com o governo do Brasil – Interprogramática –TC 41 – Programa de Cooperação Ténica em Saúde (MS, FIOCRUZ e OPAS Brasil) ePORTUGUESe (em avaliação) BVS Pan-Amazônica (em andamento) Na inserção da Rede nas rotinas de trabalho considerando as reuniões e o apoio aos projetos. Divulgação das ações no Portal da OPAS/OMS no Brasil – Web 2.0 e Portal da Gestão do Conhecimento Capacidade de geração de conhecimento e distribuicao no idioma Português –Política Editorial da OPAS Brasil –Participar com envio de livros para a Biblioteca Azul

Política Editorial Qualidade (conteúdo) Oportunidade, necessidade, resultado concreto Produção própria Resultado da cooperação técnica: conhecimento do que é produzido junto às contrapartes Autoria Institucional Compromisso com as estratégias e metas da Organização Credibilidade à literatura produzida pela OPAS/OMS Direitos Autorais – Créditos pessoais Editor Institucional Gestão Editorial (processos) Padrões específicos – espelho d Normas e padrões internacionais (Identidade da Obra: ISBN) Aplicação da logomarca da OPAS/OMS Reconhecimento nacional e internacional

Alinhamento com PAHO/OMS Conhecimento das principais recomendações da OPS e OMS Idioma Português: Coop. Sul-Sul, ePORTUGUESe, Rede BVS) Tradução de conteúdos Ampliação do acesso à informação Convergência: Web 2.0 Capacidade de racionalizar custos / distribuição da literatura Memória Institucional: Manutenção da Memória Técnica Comitê Editorial Zelar pela Política Editorial e seu cumprimento Observar as boas práticas da cooperação técnica e recomendações da PAHO e OMS Cuidar dos padrões de normalização / qualidade

COMUNICAÇÃO INFO. CONHECTICs COMPE- TENCIAS REDES A Internet como instrumento de cooperação técncia Inteligência coletiva TODOS - TODOS Gestão de base de dados “Conteúdo” Open Access e Open SourceSimplicidade Software não limitado a um só dispositivo Experiências e inter-creatividade - REDE

Convite!! I Seminário Mundial de Web 2.0 na Saúde Pública 3 e 4 de dezembro de 2009 Evento virtual (Elluminate) Fundamentos, possibilidades, resultados e desafios da web 2.0 I Seminário Mundial de Web 2.0 na Saúde Pública 3 e 4 de dezembro de 2009 Evento virtual (Elluminate) Fundamentos, possibilidades, resultados e desafios da web 2.0

Mais uma vez Obrigada! Eliane Santos Jose Moya – Coordenador da UT Info, GC e Comunicação OPAS/OMS no Brasil