ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética - Visão Histórica
Advertisements

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Pré-Socráticos e metafísica: Princípio de todas as coisas - Arkhé
Antiguidade grega e romana
O que é filosofia?.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Sofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Deixei de ser aluno – virei professor!
Considerações gerais acerca do pensamento platônico
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
Primeiro ano -- Filosofia
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Metodologia do Ensino de Física I
SÓCRATES – a.C CONHEÇA-TE A TI MESMO ! SÓ SEI QUE NADA SEI!
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA GREGA.
Introdução ao estudo da Psicologia
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
A escola como formadora do sujeito
Parte 1 O conhecimento científico
Trabalho de História Antiabsolutismo.
Sócrates de Atenas – últimas considerações
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
1º ano (aula editada pelos alunos)
História da Filosofia Introdução
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
Aristóteles Ética & Política
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aula 2 – Filosofia Clássica
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
A BIOÉTICA Onde a vida começa? Onde ela termina?.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
09/11/2018 Práticas Judiciárias.
Conceitos O Poder Formas de Poder
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Aristóteles.
Áreas da Filosofia.
As 9 respostas de um Sábio
O que é Filosofia?. Φιλοςοφία Philos ▼ ▼ Amor de Amigo +Sophia ▼ Sabedoria Sabedoria.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Aristóteles Ética & Política
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Professora elisa SANTOS meier
Aula 4 Platão e o mundo das Ideias. Todos são capazes de conhecer? Mas qual seria a gênese, ou seja, a origem do conhecimento? Na história da Filosofia,
Professora elisa santos meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Aula: Renascimento e Modernidade
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia Rodrigues Pimentel Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo

A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia SÉCULO V A.C SÉCULO DE PÉRICLES – AUGE DA DEMOCRACIA ATENAS – CENTRO DA VIDA CULTURAL E POLÍTICA DA GRÉCIA.

IDEAL DE EDUCAÇÃO: HOMERO E HESÍODO: GUERREIRO BELO E BOM – VIRTUDE É A CORAGEM.

DEMOCRACIA: EDUCAÇÃO DO CIDADÃO. FORMAR BONS ORADORES COM PODER DE ARGUMENTAÇÃO, PERSUASÃO E CONVENCIMENTO.

SOFISTAS: SÁBIOS, ESPECIALISTAS DO SABER (Protágoras, Górgias, Antífon, Trasímaco, Crítias). FUNÇÃO: EDUCAR OS CIDADÃOS PARA O NOVO TEMPO.

SOFISTAS: O INTERESSE ESTÁ NAS COISAS QUE TEM UTILIDADE NA VIDA DA POLIS.

TUDO O QUE O HOMEM CONHECE É ARQUITETADO POR ELE MESMO.

“O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS” PROTÁGORAS.

RELATIVISMO: A REALIDADE E A LEI MORAL ULTRAPASSAM A CAPACIDADE COGNITIVA DO HOMEM, QUE NÃO PODE CONHECÊ-LAS.

INICIARAM UMA REFLEXÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS PROBLEMAS HUMANOS, AO INVÉS DAS QUESTÕES NATURAIS E COSMOLÓGICAS DOS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS.

APERFEIÇOARAM A DIALÉTICA E A DISCUSSÃO CRÍTICA SOBRE AS LIMITAÇÕES E O VALOR DO CONHECIMENTO.

DESTACARAM O CARÁTER DIVERSO E RELATIVO DAS LEIS, PRÓPRIAS DE CADA CIDADE, ENFATIZANDO A CONTRAPOSIÇÃO ENTRE NATUREZA (PHYSIS), LEI (NÓMOS) E PACTO (THÉSIS), EM QUE SE BASEIAM O DIREITO NATURAL E O DIREITO POSITIVO.

DEFENDERAM O CONCEITO DE NATUREZA COMUM A TODOS OS HOMENS, O QUE SERVIU PARA FUNDAMENTAR A LEI DE MODO MAIS IGUALITÁRIO E UNIVERSALISTA.

O IDEAL SOFÍSTICO DE UMA NATUREZA HUMANA QUE PODE SER EDUCADA E CONSTANTEMENTE APERFEIÇOADA DEU INÍCIO À CIÊNCIA PEDAGÓGICA E À FORMAÇÃO HUMANISTA NA ANTIGUIDADE.

-A LEI É CRIAÇÃO HUMANA E NÃO DIVINA; -AS LEIS SÃO DEFINIDAS MEDIANTE DISCUSSÃO, DELIBERAÇÃO CONSENSUAL, PARTICIPAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO; -RELATIVISMO: EFEMERIDADE E CONTINGÊNICA DAS LEIS E DA JUSTIÇA.

SÓCRATES: “CONHECE- TE A TI MESMO” EDUCAR OS HOMENS A CUIDAREM DE SUA ALMA MAIS DO QUE DO CORPO.

“SEI QUE NADA SEI” O RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA É O PRIMEIRO PASSO PARA O CONHECIMENTO.

MÉTODO: MAIÊUTICA IRONIA: PERGUNTAS DESCONCERTANTES: DESPERTA A CURIOSIDADE; ESTIMULA A REFLEXÃO; NÃO ENSINA A VERDADE, AJUDA A DESCOBRI-LA.

PARIR IDÉIAS É TAREFA PRIMORDIAL DA FILOSOFIA A FIM DE DESPERTAR NAS ALMAS O CONHECIMENTO.

SÓCRATES SUPERA O MÉTODO SOFISTA. NÃO É POSSÍVEL O CONHECIMENTO PELAS OPINIÕES, MAS SOMENTE ATRAVÉS DE CONCEITOS UNIVERSAIS.

O DIREITO É UM INSTRUMENTO DE COESÃO SOCIAL QUE VISA A REALIZAÇÃO DO BEM COMUM.

-A LEI É FRUTO DO ARTIFÍCIO HUMANO -A LEI DEVE SER OBEDECIDA IRRESTRITAMENTE.

RESPEITO ÀS NORMAS E À RELIGIÃO SACRIFÍCIO DA PARTE (SÓCRATES) PELA SUBSISTÊNCIA DO TODO (POLIS-CIDADE).