Profª: Isabella Pinheiro Unesc Faculdades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Advertisements

Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE - UNESC
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
FAMERP Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde A Intervenção.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
DA GINÁSTICA LABORAL A ERGOMOTRICIDADE: INOVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ERGONOMIA.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Direito da Infância e da Adolescência
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
História Natural da Doença
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Psicologia: Ciência e Profissão.
Intervenção Precoce.
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
INSERÇÃO DO R2 NA REDE BÁSICA: UMA PROPOSTA UNIFICADA
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Psicologia: Ciência e Profissão.
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
EQUOTERAPIA Uma abordagem interdisciplinar.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Sistema Único de Saúde SUS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Grupo de Redução de Danos
Como considerar o paciente no centro da decisão?
“PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL - PAP” Maio / 2012
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Programa:Cinoterapia
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
Saúde e Segurança no Trabalho
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Realizar Formação Continuada
História Natural da Doença
Biomecânica, Reabilitação e Tecnologia Assistiva (1)
Atenção ao Pré Natal na UBS. Embora, nas últimas décadas, a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, garantir sua qualidade permanece como o.
Psicologia Hospitalar
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
O que é? Lei nº , de 20 de outubro de 1978
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL Enf Márcia Pontes.
Estrutura Administrativa
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Profª: Isabella Pinheiro Unesc Faculdades EQUOTERAPIA Profª: Isabella Pinheiro Unesc Faculdades

ANDE Associação Nacional de Equoterapia Fundada em 10 de maio de 1989 e é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico. Sede em Brasília – DF, atua em todo o Território Nacional. 280 centros de equoterapia no Brasil pela Ande.

O que é Equoterapia? É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Praticante de Equoterapia É o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais quando em atividade equoterápica. Nesta situação, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

Reconhecimento Conselho Federal de Medicina - CFM (6 de Abril de 1997) Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO (27 de Março de 2008) Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

Princípios e fundamentos Toda atividade equoterápica deve se basear em fundamentos técnico-científicos. O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

As atividades equoterápicas devem ser desenvolvidas por equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, que envolva o maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação. As sessões de Equoterapia podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento deve ser individualizados.

Segurança do praticante o comportamento e atitudes habituais do cavalo e às circunstâncias que podem vir a modificá-los, como por exemplo uma bola arremessada ou um tecido esvoaçando, nas proximidades do animal; a segurança do equipamento de montaria, particularmente correias, presilhas, estribos, selas e manta; a vestimenta do cavaleiro, principalmente nos itens que podem trazer desconforto ou riscos de outras naturezas; o local das sessões onde possam ocorrer ruídos anormais que venham assustar os animais.

O que é um centro de equoterapia? É uma entidade jurídica. Deve dispor de instalações físicas e equipamentos adequados, Ter uma equipe mínima de profissionais habilitados, todos pela ANDE-BRASIL. Psicólogo Fisioterapeuta Profissional de Equitação Ter um médico responsável pela avaliação inicial Cavalos selecionados e treinados para Equoterapia Pessoal para serviços de auxiliares - guias e tratadores.

Associação Paraibana de Equoterapia Endereço: R. Roberto Paulo Moreira Coutinho, 126, João Pessoa - PB, 58046-524 Telefone:(83) 3247-1963