Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Algébrico
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Álgebra
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Álgebra Geometria
NCTM Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais
NCTM Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais Como melhorar o pensamento algébrico?
NCTM Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais Como melhorar o pensamento algébrico? Pesquisas e orientações didáticas
PCN Números e Operações
PCN Números e Operações Espaço e Forma
PCN Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas
PCN Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação
Provinha Brasil de Matemática Números e Operações
Provinha Brasil de Matemática Números e Operações Geometria
Provinha Brasil de Matemática Números e Operações Geometria Grandezas e Medidas
Provinha Brasil de Matemática Números e Operações Geometria Grandezas e Medidas Tratamento da Informação
Direitos de Aprendizagem Eixo Números e Operações Eixo Pensamento Algébrico Eixo Espaço e Forma Eixo Grandezas e Medidas Eixo Tratamento da Informação
BRASIL. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Decreto N o 6.904, de 24 de abril de BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico] : Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, p. – (Série legislação ; n. 118). BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília : MEC/SEF, p. Principais Referências
BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1o, 2o e 3o anos) do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, INEP. Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial. Prova Brasil. Disponível em:. Acesso em: 08 Fev NCTM Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (1.ed. 2000) Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2.ed., APM, Lisboa, Principais Referências
Qual o estado da arte das pesquisas sobre o pensamento algébrico? Blanton e Kaput (2005) Aritmética Generalizada: generalização das operações aritméticas
Qual o estado da arte das pesquisas sobre o pensamento algébrico? Blanton e Kaput (2005) Aritmética Generalizada: generalização das operações aritméticas Pensamento Funcional: descrição da variação numérica em certo domínio
BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. O Estado da Arte das Pesquisas sobre o Pensamento Algébrico com Crianças. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n.2, p , BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p , KIERAN, Carolyn. Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante, v.16, n.1, p.5-26, Principais Referências
Teoria dos Campos Conceituais Gerárd Vergnaud Estudos Construtivistas Psicologia Cognitiva
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo Acomodação
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo Acomodação -> Modificação de Estruturas Cognitivas
Teoria dos Campos Conceituais --> Campo Conceitual:
Teoria dos Campos Conceituais Situações --> Campo Conceitual:
Teoria dos Campos Conceituais Situações Invariantes operatórios --> Campo Conceitual:
Teoria dos Campos Conceituais Situações Invariantes operatórios Representações Simbólicas --> Campo Conceitual:
Teoria dos Campos Conceituais Campo das Estruturas Aditivas Campo das Estruturas Multiplicativas
Teoria dos Campos Conceituais Invariantes Operatórios:
Teoria dos Campos Conceituais Conceitos-em-Ação Invariantes Operatórios:
Teoria dos Campos Conceituais Conceitos-em-Ação Teoremas-em-Ação Invariantes Operatórios:
VERGNAUD, Gérard A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3ed. Editora da UFPR, Curitiba, VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10 (2-3), p , Principais Referências
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas
“O dono da fazenda Cocoricó tem sono pesado e precisa de cinco galos para ser acordado. Quantos galos faltam para que o dono consiga acordar de seu sono pesado?” Busca por Valor Desconhecido:
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “O dono da fazenda Cocoricó tem sono pesado e precisa de cinco galos para ser acordado. Quantos galos faltam para que o dono consiga acordar de seu sono pesado?” 3 acertaram e 2 erraram Busca por Valor Desconhecido:
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: A) Busca por Valor Desconhecido seguida por Contagem Busca por Valor Desconhecido:
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: A) Busca por Valor Desconhecido seguida por Contagem B) Busca por Valor Desconhecido seguida por subtração Busca por Valor Desconhecido:
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “A fazenda vizinha possui cinco papagaios a mais que a fazenda Cocoricó. Quantos papagaios moram na fazenda vizinha?” Previsão de Resultados:
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “A fazenda vizinha possui cinco papagaios a mais que a fazenda Cocoricó. Quantos papagaios moram na fazenda vizinha?” 2 acertaram e 3 não Previsão de Resultados:
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: C) Previsão seguida por Contagem Previsão de Resultados:
BECK, Vinicius Carvalho. Os Problemas Aditivos e o Pensamento Algébrico no Ciclo de Alfabetização Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande. 74p. BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. Pensamento Algébrico Funcional na Alfabetização: O Uso da Previsão de Resultados em Problemas Aditivos. Teoria e Prática da Educação, no prelo. BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. A Busca por Valor Desconhecido em Problemas Aditivos: Uma Possibilidade de Desenvolvimento do Pensamento Algébrico na Alfabetização. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, no prelo. Principais Referências
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares Polinômios
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares Polinômios Funções
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões Generalização Indutiva
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões Generalização Indutiva Generalização Dedutiva
Página Pessoal: VINICIUSPROFMAT.WORDPRESS.COM