Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Algébrico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema de álgebra indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e seu ensino Prof. M. Sc. Fabricio Eduardo Ferreira Fevereiro.
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
EAD NO EXÉRCITO BRASILEIRO: o desafio da qualidade na Educação Militar Professora Doutora Débora Duran.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Profª Ms. Juliana Schivani
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Sistema de avaliação de ensino
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
Pesquisa em Educação Ambiental
Novidades no Ensino de Matemática
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Sistemas Operacionais
Disciplinas Optativas
Christopher Berwig Turma 4
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Metodologia do Ensino de Física I
Matemática como Forma de Pensar
Matemática como Ciência
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Seminário de Matemática
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO NA MOTIVAÇÃO DE ESCOLARES A VIREM A PRATICAR LUTAS/ESPORTES DE COMBATE Marcelo Alberto de Oliveira (USP) Sérgio Luiz.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Proporcionalidade e Raciocínio Proporcional
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
OPERAÇÕES METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PEDAGOGIA
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Estatísticos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Programação Funcional
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Centro Universitário Internacional Uninter
Aprendizagens Contextualizadas no Território
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Universidade Federal Fluminense Instituto de Matemática e Estatística
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
Metodologia do Ensino de Física I
Introdução aos Grupos de Permutações e aplicações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB PROGRAMA DE LICENCIATURA - PROLICEN ASSIMILAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO ATIVIDADES.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Algébrico

Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética

Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística

Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Álgebra

Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Álgebra Geometria

NCTM Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais

NCTM Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais Como melhorar o pensamento algébrico?

NCTM Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais Como melhorar o pensamento algébrico? Pesquisas e orientações didáticas

PCN Números e Operações

PCN Números e Operações Espaço e Forma

PCN Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas

PCN Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação

Provinha Brasil de Matemática Números e Operações

Provinha Brasil de Matemática Números e Operações Geometria

Provinha Brasil de Matemática Números e Operações Geometria Grandezas e Medidas

Provinha Brasil de Matemática Números e Operações Geometria Grandezas e Medidas Tratamento da Informação

Direitos de Aprendizagem Eixo Números e Operações Eixo Pensamento Algébrico Eixo Espaço e Forma Eixo Grandezas e Medidas Eixo Tratamento da Informação

BRASIL. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Decreto N o 6.904, de 24 de abril de BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico] : Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, p. – (Série legislação ; n. 118). BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília : MEC/SEF, p. Principais Referências

BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1o, 2o e 3o anos) do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, INEP. Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial. Prova Brasil. Disponível em:. Acesso em: 08 Fev NCTM Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (1.ed. 2000) Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2.ed., APM, Lisboa, Principais Referências

Qual o estado da arte das pesquisas sobre o pensamento algébrico? Blanton e Kaput (2005) Aritmética Generalizada: generalização das operações aritméticas

Qual o estado da arte das pesquisas sobre o pensamento algébrico? Blanton e Kaput (2005) Aritmética Generalizada: generalização das operações aritméticas Pensamento Funcional: descrição da variação numérica em certo domínio

BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. O Estado da Arte das Pesquisas sobre o Pensamento Algébrico com Crianças. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n.2, p , BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p , KIERAN, Carolyn. Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante, v.16, n.1, p.5-26, Principais Referências

Teoria dos Campos Conceituais Gerárd Vergnaud Estudos Construtivistas Psicologia Cognitiva

Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais

Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação

Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo

Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo Acomodação

Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo Acomodação -> Modificação de Estruturas Cognitivas

Teoria dos Campos Conceituais --> Campo Conceitual:

Teoria dos Campos Conceituais Situações --> Campo Conceitual:

Teoria dos Campos Conceituais Situações Invariantes operatórios --> Campo Conceitual:

Teoria dos Campos Conceituais Situações Invariantes operatórios Representações Simbólicas --> Campo Conceitual:

Teoria dos Campos Conceituais Campo das Estruturas Aditivas Campo das Estruturas Multiplicativas

Teoria dos Campos Conceituais Invariantes Operatórios:

Teoria dos Campos Conceituais Conceitos-em-Ação Invariantes Operatórios:

Teoria dos Campos Conceituais Conceitos-em-Ação Teoremas-em-Ação Invariantes Operatórios:

VERGNAUD, Gérard A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3ed. Editora da UFPR, Curitiba, VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10 (2-3), p , Principais Referências

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas

“O dono da fazenda Cocoricó tem sono pesado e precisa de cinco galos para ser acordado. Quantos galos faltam para que o dono consiga acordar de seu sono pesado?” Busca por Valor Desconhecido:

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “O dono da fazenda Cocoricó tem sono pesado e precisa de cinco galos para ser acordado. Quantos galos faltam para que o dono consiga acordar de seu sono pesado?” 3 acertaram e 2 erraram Busca por Valor Desconhecido:

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: A) Busca por Valor Desconhecido seguida por Contagem Busca por Valor Desconhecido:

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: A) Busca por Valor Desconhecido seguida por Contagem B) Busca por Valor Desconhecido seguida por subtração Busca por Valor Desconhecido:

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “A fazenda vizinha possui cinco papagaios a mais que a fazenda Cocoricó. Quantos papagaios moram na fazenda vizinha?” Previsão de Resultados:

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “A fazenda vizinha possui cinco papagaios a mais que a fazenda Cocoricó. Quantos papagaios moram na fazenda vizinha?” 2 acertaram e 3 não Previsão de Resultados:

O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: C) Previsão seguida por Contagem Previsão de Resultados:

BECK, Vinicius Carvalho. Os Problemas Aditivos e o Pensamento Algébrico no Ciclo de Alfabetização Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande. 74p. BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. Pensamento Algébrico Funcional na Alfabetização: O Uso da Previsão de Resultados em Problemas Aditivos. Teoria e Prática da Educação, no prelo. BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. A Busca por Valor Desconhecido em Problemas Aditivos: Uma Possibilidade de Desenvolvimento do Pensamento Algébrico na Alfabetização. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, no prelo. Principais Referências

Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos

Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações

Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares

Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares Polinômios

Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares Polinômios Funções

Pensamento Algébrico Previsão de Resultados

Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido

Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões

Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões Generalização Indutiva

Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões Generalização Indutiva Generalização Dedutiva

Página Pessoal: VINICIUSPROFMAT.WORDPRESS.COM