Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia: Método Científico.
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Método Científico. 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico;
FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
1º. ENCONTROS ACADÊMICOS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA 08, 09 E 10 DE NOVEMBRO DE 2016 INTRODUÇÃO TÍTULO DO TRABALHO.
Classificação dos Métodos de Ensino:
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Metodologia Científica
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
METODOLOGIA DA PESQUISA
As vertentes da lógica:
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Abordagens Mistas e Triangulação
Estrutura do Projeto de Pesquisa
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Parte 1 O conhecimento científico
METODOLOGIA DA PESQUISA
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Prof. Gilberto de Andrade Martins
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PESQUISA QUALI/QUANTI
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
O Que é Ciência?.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO MÉTODO REFERÊNCIAS
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

Metodologia: Método Científico.

Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.

Em nível aplicado: “examina, descreve e avalia métodos e técnicas de pesquisa que possibilitam a coleta e o processamento de informações, visando ao encaminhamento e à resolução de problemas e/ou questões de investigação.”; Metodologia: “[...] é aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observados para construção do conhecimento, com o propósito de comprovar sua validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 14).

Definições de Ciência Etimologia: “o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 14). “Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.” (FERRARI, 1974 apud PRODANOV ; FREITAS, 2013, p. 14). Ciência: “[...] além der ser “uma sistematização de conhecimentos”, ciência é “um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.” (LAKATOS; MARCONI, 2007 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 14).

Vídeo: “Aprendendo a aprender”

Ciência - várias tarefas a cumprir, tais como: “a) aumento e melhoria do conhecimento; b) descoberta de novos fatos ou fenômenos; c) [...] supressão de falsos milagres, mistérios e superstições; d) aproveitamento material do conhecimento visando à melhoria da condição de vida humana; e) estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza.” (FERRARI, 1974 apud PRODANOV; FREITAS 2013, p. 15).

Vídeo ARIANO SUASSUNA - Defesa contra a teoria da evolução

Definir a ciência pelo que ela não é: “a) Primeiro, não é senso comum; b) Não é sabedoria ou bom-senso; c) Terceiro, não é ideologia ; d) Quarto, não é paradigma específico.” (DEMO, 2000 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 15).

CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE Demo (2000, apud PRODANOV, 2013, p. 16, grifo nosso) assevera que, “do ponto de vista dialético, conhecimento científico encontra seu distintivo maior na paixão pelo questionamento, alimentado pela dúvida metódica.”; “Questionamento como método, não apenas como desconfiança esporádica, localizada, intermitente. Os resultados do conhecimento científico, obtidos pela via do questionamento, permanecem questionáveis, por simples coerência de origem.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 16,).

Características a) Objeto de estudo bem-definido e de natureza empírica “Delimitação e descrição objetiva e eficiente da realidade empiricamente observável [...];” b) Objetivação “Tentativa de conhecer a realidade tal como é, evitando contaminá-la com ideologia, valores, opiniões ou preconceitos do pesquisador;”

c) Discutibilidade “Significa a propriedade da coerência no questionamento, evitando, conforme Demo (2000, p. 28), “a contradição performativa, [...], como seria o caso de pretender montar conhecimento crítico imune à crítica.”; d) Observação controlada dos fenômenos “Preocupação em controlar a qualidade do dado e o processo utilizado para sua obtenção.”;

e) Originalidade “Refere-se à expectativa de que todo discurso científico corresponda a alguma inovação, pelo menos, no sentido reconstrutivo [...];” f) Coerência “Argumentação lógica, bem-estruturada, sem contradições [...];”

g) Sistematicidade “Parceira da coerência, significa o esforço de dar conta do tema amplamente, sem exigir que se esgote, porque nenhum tema é, propriamente, esgotável [...];” h) Consistência; “Base sólida, “refere-se à capacidade do texto de resistir à contra-argumentação ou, pelo menos, merecer o respeito de opiniões contrárias; em certa medida, fazer ciência é saber argumentar, não só como técnica de domínio lógico, mas sobretudo como arte reconstrutiva (DEMO, 2000, p. 27);”

i) linguagem precisa “Sentido exato das palavras, restringindo ao máximo o uso de adjetivos;” d) “comunicável, já que a comunicabilidade é um meio de promover o reconhecimento de um trabalho como científico. A divulgação do conhecimento é responsável pelo progresso da ciência;” e) “preditivo, pois, a partir da investigação dos fatos e do acúmulo de experiências, o conhecimento científico pode dizer o que foi passado e predizer o que será futuro.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 22-3);

Em Resumo “Para que o discurso possa ser reconhecido como científico, precisa ser lógico, sistemático, coerente, sobretudo, bem-argumentado. Isso o distancia de outros conhecimentos, como senso comum, sabedoria, ideologia.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 17, grifo nosso).

Referências PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.