SHEILA ANTONY 2011 A adolescencia é um fenomeno biológico, psicológico e social que afeta o individuo em sua totalidade organísmica-existencial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Teorias do Desenvolvimento
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
Quem sou eu? Será que me conheço?
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Jovens.
ADOLESCÊNCIA Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
GESTALT-TERAPIA COM ADOLESCENTES
Psicanálise- Sigmund Freud
Desafios da adolescência
COMO ENFRENTAR OS DILEMAS DOS ADOLESCENTES Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 1 Coríntios.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
HISTÓRICO Metade do século XIX medicina romântica Metade do século XIX medicina romântica doença desequilíbrio não natural. doença desequilíbrio não natural.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Violência Doméstica Diagnóstico e Acompanhamento.
SAÚDE MENTAL GUARDA CIVIL MUNICIPAL Carolina de Moura Grando CRP 06/ SINDSEP.
Contextos de desenvolvimento e aprendizagem: quem é responsável?
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
ESI – Colégio São Carlos Ensino Fundamental Ensino Religioso Miguel e Ricardo, 19 e /08/2010.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
Guiando os próximos passos de sua carreira
Direito da Infância e da Adolescência
Prática da LDB nas instituições de ensino
O jovem como sujeito sociocultural
Uma coisa “estranha” no currículo
Direito da Infância e da Adolescência
Educação Especial e Inclusiva
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Sexualidade É uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos.
Conceitos Fundamentais da História da Arte - Heinrich WÖLFFLIN
Educação para a Saúde e Educação Sexual 2011/2012
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Teorias e Técnicas psicoterápicas
Reflexões Atuais sobre o Direito da Criança e do Adolescente Profª
ADOLESCÊNCIA CONCEITO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adolescência e puberdade: História, Conceitos e Características
ADOLESCÊNCIA Prof.ª LIDIANA ENFERMAGEM 6º SEMESTRE/NOTURNO 2009
MARKETING PESSOAL.
Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
A Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações, bem-estar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL !
Adolescência O que é?. Resposta A adolescência inicia-se com a Puberdade O que é a puberdade?
Por : Patrícia Arruda Psicóloga Clínica – CRP 05/46568 SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
Psicologia aplicada à Fisioterapia
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
SEXUALIDADE NUFESP.
Justificar a passagem do espírito pelo estado de infância.
O que causa a tendência homossexual?
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Prof. Daniela Reis.
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
Saudação.
Alcoolismo e suas consequências... Dra. Mônica Amélia Medeiros – CRM/Al
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Impacto da gravidez na vida de um estudante
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

SHEILA ANTONY 2011

A adolescencia é um fenomeno biológico, psicológico e social que afeta o individuo em sua totalidade organísmica-existencial. A palavra adolescente tem uma dupla origem etimológica. Vem do latim ad (a, para) e olescer (crescer), significando processo de crescimento e também de adoecer. Portanto, adolescer representa aptidão para crescer e adoecer.

A OMS considera a adolescencia como constituída em 2 fases (10-16anos e anos). Em geral distingue-se 3 etapas com flutuações progressivas e regressivas. 1) Adolescencia inicial (10 a 14 anos) : transformações corporais e psiquicas. 2) Adolescencia média (14 a 17 anos): passagem da bissexualidade para a heterossexualidade. 3) Adolescencia final (17 a 20 anos): estabelecimento de novos vínculos com os pais, a questão profissional, a aceitação do novo corpo e dos processos psiquícos do mundo adulto.

 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído pela Lei no dia 13 de julho de Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, internalizando uma série de normativas internacionais.Constituição Federal de 1988  Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

 Luto do corpo (redefinição da imagem corporal)  Luto das imagens parentais da infancia  Reorganização da identidade e delimitação da individualidade.  Aceitação da sexualidade e definição da identidade sexual.  Busca da independencia dos pais e estabelecimento de um novo vinculo parental.  Escolha de uma carreira profissional.  Construção de um sistema pessoal de valores moral, social, cultural.

McConville (1995): 1) O adolescente está desprendendo-se do campo familiar. 2) O adolescente está aumentando a capacidade de interiorização. 3) O adolescente está integrando as mudanças internas e externas - criando novas modalidades de contato/engajamento e reorganizando a identidade.

 Ampliação da consciência como um todo (corpo- mente-outro-ambiente).  Definição das fronteiras do self e fronteiras do ego (manifestação e organização da identidade )  Delimitação das fronteiras de contato (a relação com o outro, com o grupo, com os pais).  Oposição aos introjetos familiares e sociais.  Busca pela libertação da confluência familiar (substituição do vinculo de dependencia infantil).

“Considera-se normal um adolescente que se comporte durante um longo período de maneira incoerente e imprevisível; que se oponha a seus impulsos e os aceite; que consiga evitá-los e se sinta submetido a eles; que ame seus pais e os odeie; que se rebele contra eles e que dependa deles; que se sinta envergonhado de reconhecer sua mãe frente aos demais e que deseje de todo coração falar com ela; que busque a imitação e a identificação com outros, enquanto busca sem cessar sua identidade; que seja idealista, amante da arte, generoso e desinteressado, porém também o contrário, que seja egocentrico, egoísta e calculador...Existem poucas situações na vida que sejam mais difíceis de enfrentar que a de um filho ou uma filha adolescente que luta por liberar-se”. (Anna Freud )

1) funcionamento em casa 2) relacionamento com os pais 3) funcionamento na escola ou no trabalho 4) relacionamento com o grupo social

 Cadeira vazia.  Diálogo de polaridades.  Uso de bonecos para trabalhar as relações familiares, situações da vida escolar.  Argila para mobilizar emoções, corpo, energia agressiva.  Sentenças-eu.  Livros, estórias.