U M M ARCO P ARA O A GRONEGÓCIO B RASILEIRO São Luís – Junho 2016 XXVIII ENCONTRO SOBRE O CORREDOR CENTRO NORTE O estado da arte do TEGRAM e Ferrovia Norte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logística Vale Bienal dos Negócios da Agricultura
Advertisements

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
Confidential Portos do Paraná. Confidential 22 Situação do Porto de Paranaguá Capacidade Instalada x Demanda.
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO Gestão e Aplicação dos Recursos Financeiros Valmir Pedro Rossi Presidente Audiência Pública da Comissão.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Logística e Operações Internacionais I 1 Logística e Operações Internacionais I Aulas 05 e 06.
Implantação da Refinaria Premium no Ceará PETROBRAS Julho de 2009.
O biodiesel e o consumo de combustíveis no Brasil ANP – Março/2008.
Formação Profissional Para o Projeto da UTE PORTO DO PECÉM GERAÇÃO DE ENERGIA S.A.
PANORAMA GERAL DO SETOR SUCROALCOOLEIRO EM PERNAMBUCO
Terminal Integrador Palmeirante - TIPAII IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS.
RODRIGO MONTENEGRO. HISTÓRIA DO METRÔ O surgimento do Metrô de São Paulo foi devido a inexistência de alternativas de transporte coletivo ferroviário.
Produção agrícola brasileira SOJA: Principal produto agrícola de exportação Destaques: regiões Centro-Oeste e Sul Tropicalização desse cultivo pela EMBRAPA.
1 Setembro/2016 Logística do Agronegócio Martus Tavares VP Assuntos Corporativos Bunge Brasil.
SETEMBRO, 2016 I FÓRUM IBMEC DE AGRONEGÓCIO INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E MERCADO DE CAPITAIS.
Luís Todo Bom 6ª Aula Os Aspectos Técnicos de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Agenda A Empresa Clientes O Projeto: Trajetória Conceito Recursos Detalhes do Projeto Evolução do Mercado Produtividade da Ferrovia Benefícios O projeto.
AMAZONIA RIO NEGRO BAIXO SOLIMÕES RIO JAPURÁ RIO JURUÁ ALTO SOLIMÕES RIO MADEIRA RIO PURÚS RODOVIÁRIO AMAZONAS.
Trem da Serra do Mar Paranaense C. Trem da Serra do Mar Paranaense é um trem de turismo que parte diariamente de Curitiba até a cidade de Morretes. A.
ENAEX 2016 – Encontro Nacional de Comércio Exterior
35º ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
Economia Brasileira. Economia Brasileira Boletim Focus do BACEN 26 DE DEZEMBRO Indicadores dos agentes de mercado coletados pelo Banco Central do Brasil.
MORADIAS DE BAIXA RENDA
Tito Livio Pereira Queiroz e Silva
ABASTECIMENTO NO AGRONEGÓCIO
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
O transporte de cargas a granel
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Associação de Terminais Portuários Privados
a) A ocupação média do navio.
MACROLOGÍSTICA DA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS:
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
AGENDA ESTRATÉGICA DA INDÚSTRIA PARA A INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES E A LOGÍSTICA CATARINENSE – 2017 GLAUCO JOSÉ CÔRTE PRESIDENTE DA FIESC FLORIANÓPOLIS,
Alunos: Vitor Rodrigues Carvalho, Paulo sell
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Os Fluxos de Transportes
Geografia dos Transportes:
Operações em Terminais e Armazéns
Profa: Sâmara Iris de Lima Santos
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS 2017
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
MED Prof. Welington Aleixo.
A LOGÍSTICA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIR0 NO SÉCULO XXI
Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10.
MERCADO DE GRÃOS: SITUAÇÃO ATUAL, PERSPECTIVAS
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
MODAIS DE TRANSPORTE Dr. Leandro Sperotto. 2 Os termos modo, modal e modalidade de transporte possuem o mesmo significado. Há também a expressão matriz.
CONHECENDO UM POUCO MAIS
Transportes: Princípios e Funcionalidades
Desafios para um comércio exterior competitivo
Fachada. Fachada Integrado ao Shopping Pátio Mix.
MERCADO DO MILHO Robson Mafioletti
Florianópolis – 23 de abril de 2009
Decisões de Transporte
ÁFRICA DO SUL.
Vantagens Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica ou diesel, e ter grande capacidade de transporte; Frete.
POTENCIALIDADES DE LA INTEGRACION REGIONAL A PARTIR DE LOS PUERTOS DE LA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ (CDP) EN EL NORTE BRASILEÑO. Jorge Ernesto Sanches Ruiz.
Decisões de Transporte
Política Agroindustrial e Cadeias Produtivas Luiz Antonio Pinazza julho de 2005 Fundação Getulio Vargas Módulo I - Fundamentos e Oportunidades no Agribusiness.
A JORGINHO TRANSPORTES foi fundada em 24 de novembro de 2003 com o objetivo de realizar uma prestação profissional e eficaz no segmento logístico. Através.
PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
O QUE É 70/30 70% DA SOJA E DO MILHO PODEM SER EXPORTADOS SEM INCIDÊNCIA DE ICMS 30% DEVEM PERMANECER NO ESTADO, E SE FOREM EXPORTADOS HAVERÁ A COBRANÇA.
Frente Parlamentar do Transporte Metroferroviário
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof.
MODAIS DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO E AEROVIÁRIO. Modal Ferroviário ■O modal ferroviário tem uma importância considerável para o mercado brasileiro, pois.
DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO.
DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO.
Transcrição da apresentação:

U M M ARCO P ARA O A GRONEGÓCIO B RASILEIRO São Luís – Junho 2016 XXVIII ENCONTRO SOBRE O CORREDOR CENTRO NORTE O estado da arte do TEGRAM e Ferrovia Norte Sul

2 2

3 3 BREVE HISTÓRICO Set-11 Licitação EMAP Dez-11 Award Licitação EMAP 2013 Início Obras Jan-14Ago-14Nov-14Fev-15Mar-15 Primeiro embarque Dez-15 Movimentação de 3,3 milhões de toneladas no 1º ano

4 4 QUEM É QUEM NO CONSÓRCIO TEGRAM? Ammagi & LD Commodities Terminais Portuários S.A Corredor Logística e Infraestrutura S.A. Glencore Serviços S.A. Terminal Corredor Norte S.A.

5 5 TEGRAM – INVESTIMENTOS Investimento R$ 600 MM em obras e equipamentos (Fase 1) R$ 600 MM em obras e equipamentos (Fase 1) R$ 150 MM (Fase 2) – previsão R$ 150 MM (Fase 2) – previsão R$ 400 MM em investimentos em armazéns e transbordos no interior – previsão R$ 400 MM em investimentos em armazéns e transbordos no interior – previsão R$ 1 bilhão Vantagens Competitivas MAIS PERTO da Europa, Ásia, América, Norte da África ATENDE N, NE, NE do MT e N de GO (evita Paranaguá e Santos; trajeto para a EUROPA CAI 7 DIAS e cai 4 DIAS PARA A ÁSIA ) DESAFOGA a LOGÍSTICA de exportação do agronegócio Armazena TON de grãos (soja, milho e farelos), divididos em 4 ARMAZÉNS – TON cada GESTÃO COMPARTILHADA (custos das áreas comuns divididos; despesas variáveis a cargo dos controladores)

6 6 FICHA TÉCNICA SHIPLOADER FASE 01:01 Shiploader 2,5 kt/h FASE 02: 02 Shiploaders 5,0 kt/h CAPACIDADE ESTÁTICA 04 Armazéns 125 kt cada 500 kt - Capacidade Total CALADO 15 m de profundidade Recebe navios PANAMAX Carregamento de até 85 kt por navio CORREIA TRANSPORTADORAS 02 Fitas / armazém Capacidade de 1,25 ~ 2,5 kt/h 2 km total

7 7 FICHA TÉCNICA Recepção de mercadoria RODOVIÁRIO 02 tombadores por Armazém Capacidade: 750 t/h cada +/- 800 Caminhões por dia Movimentação de 32 kt por armazém / dia (144 kt total / dia) FERROVIÁRIO FASE 01:01 Moega 04 Vagões simultâneos 2,0 kt/h FASE 02: 02 Moegas 08 Vagões simultâneos 4,0 kt/h Rodoviário Ferroviário Fase 01 Fase 02

8 8 OPERAÇÕES 2015 – VOLUMES MOVIMENTADOS BA MA PI TO Ne MT A maior obra de infraestrutura para exportação da safra de grãos da região Norte Volume de exportação (2015) Soja: 2,1 MM (t) Soja: 2,1 MM (t) Milho: 1,0 MM (t) Milho: 1,0 MM (t) Farelo: 185 k (t) Farelo: 185 k (t) TOTAL: 3,34 MM (t) TOTAL: 3,34 MM (t) GO

9 9 OPERAÇÕES 2015 – VOLUMES MOVIMENTADOS BA MA PI TO NE MT GO Total: Exportações 2015 * FNS ligando Anápolis a partir do 2º semestre 0,2 MM Farelo 21% 21% 79% * 79% * 1,0 MM Milho 30% 30% >2016 > % 30% 35% 35% 5% 5% 35% 35% Soja 2,1 MM >2016 > % 25% 20% 20%

10 OPERAÇÕES 2015 – ROTAS DE EXPORTAÇÃO ktTOTAL kt 653 kt SOJA MILHO 77% 1º 388 ktTOTAL 202 kt 186 kt SOJA FARELO 12% 2º2º 2º2º 243 ktTOTAL 243 ktMILHO 7% 3º3º 3º3º 147 ktTOTAL 33 kt 114 kt SOJA MILHO 4% 4º4º 4º4º

11 OPERAÇÕES 2015 – PERFORMANCE NAVIOS Inicio das Operações 11/03/15 59 navios operados 62% utilização B103; 31% ociosidade Benchmark: - Farelo 16.6 t/d - Milho 41.7 t/d - Soja 33.6 t/d ,96t embarcados - 37,13h operação

12 OPERAÇÕES 2015 – PERFORMANCE FERROVIÁRIO Inicio das Operações 28/07/15 32 cargueiros operados Benchmark: - 5,73h operação 20% utilização MOEGA; 80% ociosidade RODOVIÁRIO Inicio das Operações 08/02/15 Aprox carretas movimentadas Média de 42kt por carreta 2,34h média de giro 13% 74% Total: 237,6 kt

13 Fase 2 - TEGRAM Investimento de R$ 150 MM para dobrar capacidade de 5,0 MMt para 10,0 MMt Início das obras 2º semestre de 2016 / Operação: 1º semestre de 2018 Berço 103 (fase 1) * Capacidade de embarque: + de 5 MM ton/ano Berço 100 (fase 2)* Capacidade de embarque: + de 5 MM ton/ano (*) Berços 103 e 100 são áreas comuns CALADO 15 m de profundidade 2º SHIPLOADER + 01 Shiploader (2,5 kt/h) = Capacidade Total: 5,0 kt/h CORREIAS TRANSPORTADORAS + 2 km = 4 km total Navios Panamax

14 2ª FASE – EXPORTAÇÕES DE 10 MM TONELADAS DE GRÃOS AO ANO ANTAQ – Resolução N De 23 de Dez. de 2010

15 VALOR AGREGADO ao Estado e ao município R$ 18 MM/ano Salários, encargos e benefícios aos colaboradores R$ 18 MM/ano Salários, encargos e benefícios aos colaboradores R$ 45 MM/ano Outorgas fixas e variáveis R$ 45 MM/ano Outorgas fixas e variáveis R$ 6 MM/ano ISS recolhido sobre serviços contratados localmente R$ 6 MM/ano ISS recolhido sobre serviços contratados localmente Geração de Empregos Diretos, indiretos e OGMO Geração de Empregos Diretos, indiretos e OGMO Fase de construção Esta fase chegou a ter funcionários diretos Fase de construção Esta fase chegou a ter funcionários diretos Maior demanda Restaurantes, hotéis, oficinas, transportadoras etc. Maior demanda Restaurantes, hotéis, oficinas, transportadoras etc.

16 TEGRAM – TERMINAL DE GRÃOS DO MARANHÃO BA MA PI TO NE MT Movimentação da economia local ESTÍMULO ao agronegócio do MATOPIBA, NE do MT e N de GO 15 ARMAZÉNS NOVOS previstos para MATOPIBA, N de GO e NE do MT; no caso do NE do MT, a safra é escoada via BR 158 Fluxo de 900 TRENS / ANO (estimativa) Fluxo de 150 MIL CAMINHÕES / ANO (estimativa) Recepção de cerca de 220 NAVIOS / ANO MAIOR DEMANDA para SERVIÇOS (restaurantes, hotéis, oficinas, postos de combustível, transportadoras etc.) ESTÍMULO ao agronegócio do MATOPIBA, NE do MT e N de GO 15 ARMAZÉNS NOVOS previstos para MATOPIBA, N de GO e NE do MT; no caso do NE do MT, a safra é escoada via BR 158 Fluxo de 900 TRENS / ANO (estimativa) Fluxo de 150 MIL CAMINHÕES / ANO (estimativa) Recepção de cerca de 220 NAVIOS / ANO MAIOR DEMANDA para SERVIÇOS (restaurantes, hotéis, oficinas, postos de combustível, transportadoras etc.) GO

U M M ARCO P ARA O A GRONEGÓCIO B RASILEIRO São Luís – Junho 2016 Obrigado!