Aula 4_2015 IEEC A ciência como paradigmas em transformação.

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Transcrição da apresentação:

Aula 4_2015 IEEC A ciência como paradigmas em transformação

 Ao longo do tempo as pessoas foram criando diferentes modos de aproximação/reprodução/interpretação da realidade.  Algumas dessas respostas ganharam status de verdade e validade dentro de um campo, por meio de um consenso. Estabelece-se, assim, uma teoria, um modelo que servirá como base para outras aproximações/reproduções/interpretações

Paradigma X Ciência Normal Paradigma Z Ciência Normal Paradigma Y Revolução Quebra de paradigma Revolução Quebra de paradigma Ciência Normal Thomas Kuhn

XVII  “ adolescência ” Revoluções - Ciência Moderna Galileu Galileu (experimentação, telescópio). Em 1642 morre Galileu e nasce Newton (universo infinito e regido por leis Universais). René Descartes ( ) ‘Discurso do método’ racionalismo “exercício audaz da dúvida metódica”

Conforme Boaventura de Souza Santos (2008), as principais características do método científico podem ser assim resumidas:  Distinção sistemática entre conhecimento científico e senso comum: as observações realizadas com base no senso comum são ilusórias, por não possuírem o rigor do método científico;  Distinção total entre natureza e pessoa humana: a natureza é passiva, eterna e reversível, funcionando sob mecanismos os quais podem ser relacionados sob leis o que permite ao homem, conhecer não para contemplar, mas para dominar e controlar;  O conhecimento científico é alcançado através da observação neutra, sistemática e rigorosa dos fenômenos naturais;

 Os princípios que norteiam a observação são simples e claros e eles são as idéias matemáticas. Dessa centralidade das idéias matemáticas há duas consequências: a) “conhecer para quantificar” – aquilo que não pode ser quantificado não é relevante cientificamente; b) “conhecer significa dividir para classificar” – o mundo é complexo e a mente humana não pode conhecê-lo imediatamente, assim é necessário reduzir a complexidade;

 O conhecimento é desenvolvido sob a observação com vistas a formular leis para prever o comportamento futuro dos fatos;  Divisão entre o que é “condição inicial” – local complicado de onde serão selecionados os fatos e as condições para serem observados – e o que é “lei natural” – local onde predomina a simplicidade e onde, portanto, os fatos podem ser observados e medidos com rigor;

 A posição absoluta e o tempo absoluto nunca são condições iniciais relevantes, ou seja, os resultados obtidos a partir de um método científico podem ser repetidos em qualquer tempo ou espaço, independentemente das condições iniciais;  Enquanto Aristóteles distingue quatro tipos de causa – a material, a formal, a eficiente e a final – a ciência natural é uma causa formal, privilegiando o “como funciona” sem preocupar-se com quem é o agente ou qual a finalidade das coisas.

Racionalidade Científica  Busca da verdade  Leis universais  Matematização  Objetividade x Subjetividade  Dualismo  Certeza  Validação  Neutralidade  Mecanicismo  Reducionismo PILARES DA CIÊNCIA

Boaventura de Souza Santos E o método científico, ainda se sustenta? Quais são as mudanças? De onde surgem as propostas de mudanças? Por quê?.... Conhecimento prudente para uma vida decente Sociólogo ( )

XX – decadência. Teoria crítica; Epistemologia da ciência; Freud ´O homem não é dono de sua própria casa!´; Crises da modernidade: vazio ético, fim da utopias, ecologia profunda, complexidade, quem é o sujeito?

Ida Iniciou-se a simplificação pela eliminação do sujeito do conhecimento em função de uma objetividade pura, no ideal da neutralidade e distanciamento. Em seguida, o próprio objeto do conhecimento deveu ser reduzido, fragmentado, esmigalhado ao extremo e isolado de todo o seu contexto natural e cultural. Abstraído do seu ambiente e do seu sistema de relações, o objeto do conhecimento tornou-se manipulável para a experimentação, mutilado em seu ser, separado de suas condições de existência, artificiosamente reproduzível (M. O. Marques, 1993)

Volta À introdução da complexidade na base mesma do objeto da análise científica, com a teoria da relatividade, com a descoberta da anti-matéria, com a química biológica e a biologia molecular, com a cibernética e a sócio biologia corresponde a reintrodução do sujeito e o reconhecimento do caráter cultural e social dos conceitos científicos, desde o princípio de indeterminação de Heisenberg e as necessárias relações de incerteza e tensão no conhecimento, onde não pode o objeto isolar- se do sujeito, que o penetra e o perturba ao mesmo passo que por ele é afetado e transformado.

Mário Osório Marques A modernidade entra em crise no que lhe é essencial: no exercício mesmo da razão. Crise que culmina na pós-modernidade de uma razão exausta, esgotada. Desfaz-se, assim, o sonho imperial da modernidade: um caminho sem volta... Ou um recomeço? O que é preciso conhecer para ensinar latim ao Joãozinho? É preciso conhecer o Joãozinho!! Filósofo – RS/Brasil ( )