LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO
Advertisements

Lei de Diretrizes Orçamentárias e seus Anexos

PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Programação financeira
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES Professora: Gissele Souza De F. Nunes LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LEI COMPLEMENTAR 101/2000.
Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
19 de fevereiro de 2009 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 3º QUADRIMESTRE 2008 Em atendimento ao artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O Lei de Diretrizes Orçamentárias Quixeramobim, maio/2016.
Audiência Pública LDO 2011 Zenildo Pacheco Sampaio Prefeito Municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS METAS PARA A LDO 2017.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL Avaliação e Cumprimento de METAS 1º Quadrimestre de 2016.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
CACOAL - ROCACOAL - RO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS METAS ATINGIDAS NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012 EM CUMPRIMENTO AO PPA, LDO E LOA VISA ANALISAR O DESEMPENHO.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. L.R.F ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL, COM AMPARO NO CAPÍTULO II DO TÍTULO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
A modernização dos Órgãos de Fiscalização e Controle, principalmente em decorrência da Lei de Responsabilidade Fiscal, exige dos Administradores Públicos.
ESCOLA BRASILEIRA DE FILOSOFIA
BEM-VINDO a mais um Curso
PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
Execução orçamentária no Município de São Paulo
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
PREFEITURA DO MUNICIPIO EDÉIA
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO 09 de fevereiro de 2017
PERT Programa Especial de Regularização Tributária
24 de fevereiro de 2017 Despesa Pública
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DE CAMPO LARGO
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
Lei Complementar nº 101 de 04/05/00
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil Plano de Contas
2016 RANCHO ALEGRE D´OESTE.
Mensagem Modificativa PLOA 2018
7.6 – Os Princípios Orçamentários
Princípios Orçamentários – Créditos Orçamentários –
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
Profjimmypeterson AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
O Orçamento Público e o Cidadão. Entendendo o Orçamento Público A importância do Orçamento Público p/ o Cidadão Compreendendo o ciclo orçamentário no.
Administração Financeira e Orçamentária
Administração Financeira e Orçamentária
AUDIÊNCIA Pública 3º quadrimestre 2018
Administração Financeira e Orçamentária
CICLO ORÇAMENTARIO LEIS ORÇAMENTÁRIAS Sônia de Oliveira Santos Baccarini Direito Financeiro.
Visão da Auditoria 66ª CONAPREV – Manaus/AM
Transcrição da apresentação:

LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA

É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA Norma Constitucional § 2º do artigo 165 da CF. Compreenderá as metas e prioridades da administração pública. Orientará a elaboração da Lei Orçamentária Disporá sobre as alterações na Legislação Tributária

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA Normas Constitucionais § 4º do artigo 165 da CF. Compatibilidade com o PPA (diretrizes, objetivos e metas da administração pública)

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA Normas Constitucionais § 1º do artigo 165 da CF. Autorização para: Criar cargos, empregos ou funções públicas Concessão de vantagens Concessão de aumento Alteração da estrutura de carreira Admissão de Pessoas a Qualquer Título

A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ DISPOR O equilíbrio entre a Receita e a Despesa (LFR, art. 4º, I,a). Toda a Lei de Diretrizes Orçamentária deverá versar, direta ou indiretamente, sobre o equilíbrio orçamentário.

EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO PREVISÃO ANUAL DE RECEITA = FIXAÇÃO ANUAL DA DESPESA

A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ DISPOR O equilíbrio entre a Receita e a Despesa (LFR, art. 4º, I,a). Em caso de Déficit, a lei de Orçamento indicará as fontes de recursos que o Poder Executivo ficará autorizado a utilizar para atender a sua cobertura.

EQUILÍBRIO NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Programação Financeira e Cronograma de execução mensal de Desembolso. (LRF art. 8º) Despesas limitadas segundo as metas bimestrais de arrecadação (LRF art. 9º)

A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ DISPOR SOBRE Programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso, a ser estabelecida no prazo de 30 dias após a publicação dos orçamentos.

LIMITAÇÃO DE EMPENHOS Os critérios e forma de limitação de empenhos deverão ser estabelecidos na LDO (LRF. Art. 4º, I b 42 e 45, III). Não serão objetos de limitação de empenhos as despesas destinadas ao pagamento de dívidas e as ressalvadas pela LDO (LRF. art. 9º, § 2º)

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ DISPOR Definição de despesas irrelevantes para dispensa de estimativa de impacto orçamentário e financeiro (LRF art. 16 § 3º).

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ DISPOR As condições para inclusão de novos projetos na LOA, que somente ocorrerá após atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público (LRF art. 45).

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEFINIRÁ O montante da Reserva de Contingência, com base na Receita Corrente Líquida (LRF art. 5º, III) a forma de utilização da Reserva de Contingência (LRF art. 5º, III). A lei orçamentária conterá Reserva de Contingência destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos fiscais (LRF art. 5º III, b).

A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ DISPOR Sobre a concessão ou ampliação de incentivos ou benefícios de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita (LRF art. 14) Sobre as metas de resultados a serem alcançadas na execução orçamentária (LRF art. 59).

ANEXO DAS METAS FISCAIS A LDO deverá conter metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos.

DA PREVISÃO E DA ARRECADAÇÃO As previsões de receitas serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas (LRF. Art. 12).

DA PREVISÃO E DA ARRECADAÇÃO O Poder Legislativo poderá proceder a reestimativa de receita quando comprovado erro ou omissão de ordem técnica ou legal (LRF, § 1º art. 12), Quando receber as estimativas da LDO e da LOA.

O ANEXO DE METAS CONTERÁ Avaliação do cumprimento das metas do ano anterior; Evolução do Patrimônio líquido nos três últimos anos; Avaliação financeira e atuarial.

O ANEXO DE METAS CONTERÁ Demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (LRF. Art. 4º, § 1º e 2º). A Renúncia de receita deverá estar prevista na Lei da LDO e LOA e não poderá afetar as metas de resultados fiscais.

O ANEXO DE METAS CONTERÁ Avaliação do cumprimento das metas do ano anterior; Evolução do Patrimônio líquido nos três últimos anos; Avaliação financeira e atuarial.