FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
Advertisements

EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Plataforma de Cotação - PME. Principais benefícios: Maior Autonomia Mobilidade 100% Online Seguro Facilidade Treinamento – Plataforma do Corretor O Cotador.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva.
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Informações importantes
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo sobre o POS PAF
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
NÚCLEO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Introdução a Educação a Distância
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz com Cel
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Teacher: Cristiane Cruz
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Gerações da EAD Educação a Distância
Evolução do ensino a distância
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
SEJAM BEM-VINDOS!. Equipe Diretiva: Direção: Robson de Paula Andrade Supervisão Pedagógica: Alexandre da Silva Mello Secretária: Elizabete Ribeiro da.
Comunicação e expressão
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
PERFIL DO ALUNO IDEAL. TEM FOME DE AULA CRIA VÍNCULOS COM PROFESSORES.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Conhecimento além das fronteiras do ambiente virtual de aprendizagem: estimulando a busca e compartilhamento de conhecimento a partir de redes sociais.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Estagio Supervisionado em Docência
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE PARA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GRUPO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Capital de Giro e Análise Financeira
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Calendário de Recuperações TCC E METODOLOGIA
Transcrição da apresentação:

FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  A análise dos discursos nas mensagens veiculadas em AVA deve considerar:  os atores do discurso,  a situação em que o processo comunicação ocorre e,  o entendimento da necessidade de uma estrutura na forma escrita.

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  Para que aconteça a interação do aluno com o ambiente de aprendizagem e o conhecimento científico ali proposto, faz-se necessária a mediação realizada pelo tutor.

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  O tutor é um mediador na comunicação de conteúdo entre professor e aluno;  media as atividades dos alunos;  tem o papel de promover a construção do conhecimento e,  regularmente acessa o AVA, a fim de dar suporte aos alunos.

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD - EXEMPLOS  Tutora: o vídeo do referido seminário estará disponível no AVA para ser assistido por demanda, 48 horas após a sua transmissão.

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  Acadêmico: [...] o vídeo estará disponível até 48 horas depois da aula realizada, correto? E após esse prazo? O vídeo ficará indisponível?

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  Tutora: [...] estará disponível, por demanda, após 48 horas da aula ao vivo [...] Ficando disponível para que possa realizar a atividade.

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  Acadêmica: Estou entrando em contato novamente, pois lembra que havia lhe informado sobre o prazo do TCC, que havia perdido devido a alguns problemas de saúde? Então dessa vez foi outro problema, fiquei internada [...] estou com os atestados [...] Preciso que me informe o que necessito fazer para fazer a prova

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  Tutor: Pensei em ligar para você, mas tomei a decisão de nos falarmos através da mensagem pois imagino que esteja se recuperando e toda energia poupada lhe será útil. Em outra oportunidade nos falaremos por telefone certamente. Fique tranquila pois as duas oportunidades que você perdeu serão ofertadas novamente.

OS FATORES CONSTITUINTES DA COMUNICAÇÃO EM EAD  No momento da troca de mensagens entre tutor e aluno, é importante considerar a forma escrita, mas é essencial atentar-se para quem irá receber o que se está escrevendo.