Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO COMUNICATIVO DIRIGIDO
Advertisements

PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE Conceitos; Sexo; Idade; Escolaridade; Profissão; Renda Familiar; Classe Social. PARTE 5 – PESQUISA DE CARACTERIZAÇÃO.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
Comandos básicos de MS-Dos para rede de computadores. Prof: Eduardo Florence Batista.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO João Bosco Monte.
Como Ler um Livro.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Meios de Comunicação em massa.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
Revisão de Lógica de Programação e Desenvolvimento Web
Tema e problema de pesquisa
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de.
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
Administração e serviços de redes
ARCA Repositório Institucional da Fiocruz:
Expressão Verbal.
Ferramentas de comunicação
Inscrição de Prestadora Prestadora realizando o processo
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Identificar pareceres Perguntar e refletir
Comunicação em Gestão de Projetos
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
Implícitos e Pressupostos
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Gênero Entrevista.
Ferramentas de comunicação
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Categoria 1 Categoria 2 Categoria 3 Categoria 4 Categoria
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 3 Protocolos e Comunicações em Rede.
Comunicação nas Organizações
COMUNICAÇÃO.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Inserindo exercícios de fixação
Funções da Linguagem.
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Comunicação Interpessoal
A COMUNICAÇÃO.
Vivendo em um mundo centrado na rede
Comunicação Empresarial
Avisos.
Habilidades de Comunicação
(Fieldbus.org) (figuras extraidas do minicurso da SMAR)
Reserva de documentos.
I OFICINA DE CONSTRUÇÃO E USO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Indexação de periódicos em fontes de informação: bases de dados e diretórios Valdinéia.
COMUNICAÇÃO INTERNA TRABALHOS DE RISCO.
Linguagem e Comunicação
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
INOVANDO A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COM MICROLEARNING E GAMIFICAÇÃO
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Como chegar: Use esses slides e anotações para criar o seu projeto.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Com quem se Parecem os Anjos? Automático/Som.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃ O.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação Ricardo Borges & Nuno Rafael Santos TLOG09/2016

Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação Abertas Fechadas Retorno Reformulação

Perguntas Abertas Permite recolher informação, conduzem à reflexão; a resposta exprime uma opinião, uma ideia: quem; o quê; o que; quando; quanto; porquê; por que; onde. “qual a sua opinião sobre…?” “o que lhe parecem estes dados…?” “qual a sua experiência com…?”

Perguntas Fechadas Confirmam informação ou opinião; a resposta é sim ou não. “concorda que…?” “o que me está a referir é…?”

(feed-back): resposta do recetor à mensagem enviada pelo emissor Perguntas de Retorno (feed-back): resposta do recetor à mensagem enviada pelo emissor

Perguntas de Reformulação Servem para resumir o que o interlocutor (pessoa que também participa do processo de comunicação) acabou de dizer e confirmar se a mensagem foi bem percebida. Exemplos de reformulações: “Está a dizer-me que...?” “A ideia que me quer passar é...?”