Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Automação Industrial
Advertisements

SISTEMAS SERVO-HIDRÁULICOS
Simulador de Processos Industriais
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
Por que estudar Física na Mecatrônica?. Física * Cinemática * Hidráulica * Pneumática * Ondas * Termodinâmica * Laboratório de Física * Estática aplicada.
1 Acadêmicos do Curso Superior de Engenharia de Produção 2 Orientador: Profº Lauro Rosas Neto. BOYLESTAD, Roberto. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
NOS TEMPOS ATUAIS, É CONSTANTE A EXIGÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS DE PRODUÇÃO, MEDIANTE A AUTOMAÇÃO E O CONTROLE DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. SENDO.
Redes Industriais Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Características MÁQUINAS ELÉTRICAS II ROBERLAM GONÇALVES DE MENDONÇA, Dr Prof. Titular do IFG.
Aerogeradores Alunos: Ayslan Caisson Norões Maia Victor Felipe Moura Bezerra Melo Professor: Maurício Universidade federal de Campina Grande Centro de.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Meios Físicos de Transmissão
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
Nome: Webert Silva De Lima 3° Módulo Automação Industrial- Noturno Prontuário : Professor: Carlos Fernando.
Medição de velocidade.
INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS PARA DISPARO DO TIRISTOR
Disciplina: ME67B - Máquinas de Fluxo
Automação e Controle AUTOMAÇÃO E CONTROLE Professor Miguel Neto.
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Sistemas de Controle III N8SC3
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO ALIADO AO APRENDIZADO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Stéfano Frizzo Stefenon.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS.
Introdução O que é um sistema de controlo?
Vinícius Guilherme Hoffmann
Vinícius Guilherme Hoffmann Aula 0 - Introdução
1 Automação industrial  O que é?  O que faz?. 2 Automação industrial  Automação X automatização  Tecnólogo em automação industrial.
Integrantes (até dois) < > Data
Componentes pneumáticos 1
Automatismos e Autómatos
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Robótica Industrial Apontamentos de aula - 1.
Projeto de curso - Informática Industrial - Controle e Automação de Processos Industriais Prof. Herbert Oliveira Guimarães.
Por: Lucas de Carvalho Rocha Mecânica Técnica
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
RELÉS.
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2011/02.
Evolução dos Sistemas de Automação Jair Jonko Araujo
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Eng. Adriano Reis de Paula e Silva, Me.
DIDACTICComandos Elétricos em Sistemas Hidráulicos1.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Automação da Produção (Robótica)
TRABALHO E CALOR.
Linguagem de Programação I
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
- Considerando Restrições -
Máquinas de corrente continua Rafael Martins CET TM-0518.
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
Qualidade da Energia Elétrica Energização de Linhas de Transmissão.
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
Aula :Gerador de Indução e Valores Nominais do Motor de indução
Transcrição da apresentação:

Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia

O que é: Um procedimento mediante o qual as tarefas de produção que são realizadas por operadores humanos são transferidas a um conjunto de elementos tecnológicos levando- se em consideração possíveis eventualidades que possam ocorrer mantendo sempre a segurança e a qualidade.

Objetivos Melhorar a produtividade Melhorar as condições de trabalho Realizar operações impossíveis de forma manual Melhorar o fornecimento de produtos Simplificar a operação

Sensores O que é: São os dispositivos responsáveis pelas mudanças de comportamento sob a ação de uma grandeza física que pode fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indicará está grandeza onde um sinal de um sensor pode ser utilizado para detectar desvios em sistemas de controle e corrigir caso seja necessário Atuação: Sensores são utilizados em aplicações que variam desde controle de processos até aplicações para segurança de um operador. Portanto, diversos detalhes devem ser levados em consideração durante o processo de especificação do sensor adequado para cada aplicação.

Tipos de Sensores Sensor de proximidade Indutivo Capacitivo Sensor de campo magnético Sensor de temperatura Sensor de pressão Sensor fotoelétrico Sensor ultrassónico Sensor de vazão Sensor magnetostritivo Sensor de inclinação

Controladores O que é: Um controlador é um componente que tem como objetivo analisar uma variação no processo, podendo ser com o objetivo de analise ou correção. Atuação: Ele atua recebendo informação de um elemento de medição e, conforme os parâmetros previamente escolhidos no mesmo, atua da forma desejada, controlando o elemento variável no processo.

CLP Oque é Funcionamento Linguagens de programação Ladder Bloco de funções Funções sequenciais Lista de instruções Linguagem estruturada Vantagens Desvantagens

Atuadores O que é: São componentes que recebem um pulso elétrico e realizam a conversão da energia elétrica, hidraulica ou pneumàtica em mecânica. Atuação: Um atuador é um dispositivo destinado a executar uma ação: Braço mecânico Ligação um motor; Movimentação de uma esteira; Abertura/fechamento de uma válvula; Dosagem de material. Esta ação é o resultado do controle de um processo de produção, normalmente feito por um CLP.

Tipos de Atuadores Atuadores Hidráulicos Atuadores Pneumáticos Atuadores Eletromagnéticos

1 Atuadores Hidráulicos: Utilizam um fluido à pressão para movimentar o braço. São utilizados em robô que operam grandes cargas, onde é necessária grande potência e velocidade, mas oferecem baixa precisão. 2 Atuadores Pneumáticos: Utilizam um gás à pressão para movimentar o braço. São mais baratos que os hidráulicos, sendo usados em robôs de pequeno porte. Oferecem baixa precisão, ficando limitados a operações do tipo pega-e-coloca 3 Atuadores Elétricos: Motores elétricos (de passo, servos, Corrente Continua ou Corrente Alternada) ou músculos artificiais, usados em robôs de pequeno e médio porte. Os motores de corrente contínua são compactos e geralmente o valor de torque mantém-se numa faixa constante para grandes variações de velocidade, porém necessitam de sensores de posição angular ou de velocidade para controle de posição ou velocidade em malha fechada. Uma alternativa mais simples consiste em usar motores de passo. Os mesmo podem funcionar em controle de malha aberta e são facilmente interligados a unidades de comando de baixo custo, São mais empregados na movimentação de garras.

ATUADORES HIDRÁULICOS CILINDRO BOMBA PRENSA MOTOR

ATUADORES ELÉTRICOS MOTORES CC SERVO MOTOR MOTOR DE PASSO CILINDRO ELÉTRICO

ATUADORES PNEUMÁTICOS VALVULAS, CILINDROS ATUADORES PNEUMATICOS

Mercado de trabalho O profissional da área é quem executa o projeto de máquinas dotadas de inteligência, pequenos robôs e sistemas para integração e automação industrial. A média salarial nacional para o cargo de Técnico em Automação Industrial é de R$2.647,60. Já um engenheiro especializado nessa área, o salário pode varias de 3 a 12 mil reais

Conclusões