DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.

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Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos

Requisitos para o exercício da docência  Requisitos legais LDB Art. 66. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em cursos de mestrado e doutorado.

Finalidades da Educação Superior LDB Art. 43. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

Finalidades da Educação Superior LDB Art. 43. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

Finalidades da Educação Superior LDB Art. 43. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Alcântara-2005 Requisitos pessoais  Físicos e fisiológicos Resistência a fadiga Clareza vocal Acuidade visual Acuidade auditiva

Requisitos pessoais  Psicotemperamentais Estabilidade emocional Versatilidade Iniciativa Autoconfiança Disciplina

Requisitos pessoais  Psicotemperamentais Paciência Cooperação Atenção difusa

Requisitos pessoais  Intelectuais Inteligência abstrata Inteligência verbal Memória Observação

Requisitos pessoais  Intelectuais Raciocínio lógico Rapidez de raciocínio Precisão de raciocínio

Requisitos pessoais  Intelectuais Imaginação Orientação Concentração Crítica

Requisitos técnicos  Preparo especializado  Cultura geral  Conhecimentos e habilidades pedagógicas/andragógicas

Competências do professor  Competência intuitiva  Competência intelectiva  Competência prática  Competência emocional

Competências do professor  Competência intuitiva Foge à simples execução do trabalho planejado. Busca alternativas inovadoras para o seu trabalho. Comprometimento com a qualidade do trabalho.

Competências do professor  Competência intelectiva Pautada na reflexão. Ajuda a definir, organizar e classificar idéias.

Competências do professor  Competência prática Prioriza a organização espaço- temporal de maneira meticulosa. Amante da inovação. Imagem de “porto seguro”.

Competências do professor  Competência emocional Pautada na capacidade de “leitura da alma”. Expõe suas idéias com sentimento, gerando empatia imediata. Figura do “professor-amigo”.

Desafios e perspectivas Inserção do professor como intelectual e formador:

Desafios e perspectivas Professor Ensino-Extensão-Pesquisa

Valorização dos aspectos individuais inerentes ao discente Domínio Cognitivo Domínio Afetivo

Domínio Cognitivo  Memorização  Compreensão  Aplicação  Análise  Síntese  Avaliação

Domínio Afetivo  Receptividade  Resposta  Valorização

Qual o papel do professor como agente de formação na sociedade contemporânea? EXERCÍCIO OPERATÓRIO

Dentre os requisitos necessários à docência, discuta quais os que mais e menos se destacam no seu perfil. EXERCÍCIO OPERATÓRIO

Que competências se destacam em seu perfil como professor e formador? EXERCÍCIO OPERATÓRIO