Qualidade de vida relacionada à saúde Atividade Física relacionada à saúde. Prof. Dr. Eduardo Kokubun Camila Papini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e trabalho Evolução histórica:
Advertisements

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Qualidade de vida relacionada à saúde
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
Qualidade e Estilo de Vida
Rozana M. Ciconelli, Marcos B
Qualidade de vida.
Avaliações subjetivas
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Ciências Naturais – 9.o ano
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Pedro Pinheiro Paes Wlaldemir Roberto dos Santos André Pereira dos Santos Dalmo Roberto Lopes Machado Anderson Marliere Navarro Ana Paula Morais Fernandes.
Luciana Tener "Promoção da Saúde e Mudanças de Hábitos”
O QUE É QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ? I MPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE QVT Empregados Satisfação no trabalho e impulsionadores de auto- estima, contribuindo.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Os Efeitos de Modelos de Treinamento de Força e Cardiorrespiratório Sobre a Sarcopenia em Idosos Treinados Mestrando LUIS FERNANDO FERREIRA ORIENTADOR:
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
O que são doenças não transmissíveis?
Medidas de Ansiedade e Depressão através do questionário HAD em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
DINÂMICA DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
Anamnese ocupacional – NR 7
Saúde Individual e comunitária
História Natural da Doença
Indicadores de qualidade e produtividade
Estratégia Mercadológica
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
Doenças não transmissíveis
Iniquidade social, injustiça social e vulnerabilidade social: introdução Regina C Fiorati.
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
BIZ 0307 – CONTEXTOS E PRÁTICAS EM ENSINO DE ZOOLOGIA Profa
O ESTRESSE ENTRE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
EAD 0626 Inteligência Emocional
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
FELIZ DIA DAS MÃES! Na prática, todos nós sabemos o quanto o papel da mãe é essencial na família e para o desenvolvimento dos filhos. Pesquisas recentes.
Avanços e Desafios para Pesquisa, Avaliação e Intervenção nas Questões da Interação Trabalho-Família no Brasil Alexsandro Luiz de Andrade Maiana Farias.
Psicologia Conjugal e familiar
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
Visita Técnica realizada no Projeto Sonho de Aline
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Audrey A Bertolini. ; Bianca Blanco.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Instrutora: Adriana Cruz. Os jornais e telejornais freqüentemente mostram acidentes e tragédias no trânsito. São motoristas, motociclistas, pedestres.
XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Lição 06 Os cristãos missionais
Transtornos psicofisiológicos
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Aplicada à Biomedicina
Pesquisa Clínica “Tratamento cirúrgico das fraturas da coluna toracolombar - comparação da cirurgia aberta convencional com a cirurgia percutânea minimamente.
Pesquisa Clínica: Aspectos atuais e planejamento 2019 Clinical Research Valéria Romero, MD, PhD.
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
História Natural da Doença
AULA 20.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Introdução e Conceituação
Análise de Demandas Regionais
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. SEMANA DA CRIANÇA NO HGB, OUTUBRO DE 2002.
CONDICIONAMENTO FÍSICO. HISTÓRIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO 15 de Março de O condicionamento físico caracteriza-se por ser o nível físico em que.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
Transcrição da apresentação:

Qualidade de vida relacionada à saúde Atividade Física relacionada à saúde. Prof. Dr. Eduardo Kokubun Camila Papini- 2008

Qualidade de vida A percepção do bem estar,resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócio- ambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. (NAHAS, 2001)

Fatores Fatores sócio-ambientais individuais Percepção do Bem-estar Qualidade de vida

Fatores Sócio-ambientais Moradia, Transporte, Segurança Assistência médica Condições de trabalho e remuneração Educação Opções de lazer Meio- ambiente Etc.

Fatores Individuais Hereditariedade Estilo de vida Hábitos alimentares Controle do estresse Atividade física habitual Relacionamentos Comportamento preventivo

Pentáculo do Bem- Estar Nutrição Atividade física Estresse Comportamento preventivo Relacionamentos

Qualidade de vida SATISFAÇÃO BEM-ESTAR SONHOS DIGNIDADE TRABALHO CIDADANIA FELICIDADE

QdV de populações Indicadores estatísticos: QdV /desenvolvimento humano Alguns exemplos: - Expectativa de vida - Índices de mortalidade e morbidade - Níveis de escolaridade e alfabetização - Renda per capita - Nível de desemprego - Desnutrição e obesidade

QdV relacionada à saúde SAÚDE: não apenas ausência de doença, mas a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social (OMS). Texto: O Idioma da Saúde (Moacyr Scliar)

Contínuo da Saúde _ + Saúde Positiva Morte Comportamentos Negativos Comportamentos Positivos

Estilo de vida atitudesvaloresoportunidades Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas.

Estilo de vida: fatores negativos modificáveis Fatores sobre os quais temos controle: - Fumo - Álcool - Drogas - Stress - Isolamento social - Sedentarismo

Estilo de vida: fatores negativos Fatores pelos quais temos pouco – ou nenhum- controle: - Características herdadas - Efeitos naturais do envelhecimento - Certos acidentes imprevisíveis - Algumas doenças infecciosas

Conceito de saúde positiva - Hábitos pessoais e estilo de vida - Estudos longitudinais têm demonstrado que a expectativa de vida pode ser mais longa: +11 anos entre os homens e +7 anos entre as mulheres

Avaliando o estilo de vida e a QdV Através de Questionários!!! 1- Perfil do estilo de vida individual Estilo de vida 2- SF-36 (Medical Outcomes Study 36- Item Short Form Health Survey) Qualidade de Vida

Perfil do estilo de vida individual - Derivado do modelo do Pentáculo do bem- estar (5 aspectos fundamentais do estilo de vida) - 15 questões – escalas de 0 a 3 - Quanto mais colorido, mais adequado está o estilo de vida da pessoa

SF- 36 Questionário formado por 36 itens Engloba 8 componentes

Saúde Mental Aspecto Emocional Função Social Vitalidade Aptidão Funcional Aspecto Físico Dor Saúde Geral Componente Físico Componente Mental Componentes do SF-36

SF- 36 Apresenta um escore final de 0 a Escore total de QdV - Escore para cada componente Traduzido para língua portuguesa e validado num estudo realizado por Ciconelli et. al em pacientes de artrite reumatóide.

SF-36: Praticantes e Não Praticantes de GL

Componentes SF-36