Amintas engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amintas engenharia.
Advertisements

Introdução Cálculo Numérico Profs.: Bruno C N Queiroz
I NTRODUÇÃO A A LGORITMOS N UMÉRICOS Prof. Renata S.S. Guizzardi 2012/01.
UNIDADE 1 – Noções básicas de erros
Métodos Numéricos Computacionais
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Lógica de Programação Aula 25 Prof. Auler Gomes. Introdução - subrotina Muitos problemas grandes ou nem tão grandes, mas de solução mais complexa podem.
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Instrumentação Industrial Prof. Evaldo Renó Faria Cintra.
CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE DISPERSÃO ADVECTIVA, DE NATUREZA FUZZY, PARA ESTUDAR COMPORTAMENTO DE CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO EM RIOS NATURAIS AUTORES Sílvia.
Problema ξ1ξ1 ξ2ξ2 ξ3ξ3 a b x y f(x) Zeros de funções  Polinomiais: 1º grau: equação da reta 2º grau: fórmula de báskara N-ésimo grau: ?  Transcedentais.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Casamento de Padrão Aproximado e Compressão de Huffaman
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
Métodos Numéricos Diferenças Finitas
Confiabilidade Estrutural
Zeros reais de funções reais: Métodos da Bisseção; Newton-Raphson e Secante. Vamos considerar aqui o estudo de métodos numéricos para a resolução da equação.
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS NUMÉRICOS
Aula 8. Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias: Métodos de Passo Um; Passo Múltiplo; Previsão e Correção. Prof. José Marcos Lopes.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 3 – Solução de equações transcendentes e polinomiais.
ELD - Eletrônica Digital
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
AULA 8: MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 8 – Integração Numérica.
Sistemas de Controle III N8SC3
Prof. Ms. Janilson Lotério
Zeros Reais de Funções Reais
Análise de Algoritmo Profº Me. Jeferson Bussula Pinheiro
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Nome do Aluno Nome do Orientador Instituição
Introdução à programação orientada por objetos
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Prof. Dr. Rui Carlos Botter
Introdução à Computação
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Zeros de funções.
Laboratorio de Eletromagnetismo e Microondas Aplicados
Representação da Informação
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
1 - Introdução à Modelagem Matemática
O que é Simulação? Capítulo 1 Páginas 3-23 Prof. Afonso C Medina
Introdução à Computação
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
EQUAÇÃO EXPONECIAIS. Matemática, 1º ano, Equações Exponenciais.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
Linguagem de Programação
CORRELAÇÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPGA-Solos
Analise de Algoritmos e Notação Assintótica
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Modelagem de Sistema T5MOD/N5MOD
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Computação Gráfica & Processamento de Imagens
Exercício Zeros de Funções
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Conceituação e Definição de Derivada
CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Aula 02 – Conceitos e Modelagem de Sistemas Dinâmicos Eng. Melkzedekue Moraes de Alcântara Calabrese Moreira
RAIZ QUADRADA.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
AULA Nº 1 CÁLCULO I Prof. Claudio Possani A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO.
Transcrição da apresentação:

Amintas engenharia

Cálculo Numérico 1. Introdução Amintas Paiva Afonso

O que é o Cálculo Numérico? 1. Introdução O que é o Cálculo Numérico?

1. Introdução O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.

1. Introdução O Cálculo Numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos por meio de uma máquina calculadora ou um computador, sendo de grande importância pois, embora os métodos analíticos usualmente nos forneçam a resposta em termos de funções matemáticas, existem problemas que não possuem solução analítica. Mas, mesmo nestes casos podemos obter uma solução numérica para o problema. Uma solução via Cálculo Numérico é um conjunto de dados numéricos que fornecem uma aproximação para a solução exata do problema, aproximação esta que pode ser obtida em grau crescente de exatidão.

1. Introdução Utilizamos apenas as quatro operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação e divisão) e operações lógicas para computar um resultado numérico, o que torna a combinação computador-cálculo numérico perfeita.

1. Introdução Fluxograma – Solução Numérica MODELO MATEMÁTICO PROBLEMA modelagem resolução LEVANTAMENTO DE DADOS ESCOLHA DO MÉTODO NUMÉRICO IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL PROBLEMA CONSTRUÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO ANÁLISE DOS RESULTADOS VERIFICAÇÃO

Duas fases podem ser identificadas no diagrama: 1. Introdução Duas fases podem ser identificadas no diagrama: MODELAGEM - é a fase de obtenção de um modelo matemático que descreve o comportamento do sistema físico em questão. RESOLUÇÃO - é a fase de obtenção da solução do modelo matemático através da aplicação de métodos numéricos.

A escolha do método mais eficiente deve envolver: 1. Introdução A escolha do método mais eficiente deve envolver: Precisão desejada para os resultados; Capacidade do método em conduzir aos resultados desejados (velocidade de convergência); Esforço computacional despendido (tempo de processamento, economia de memória necessária para a resolução).

A solução numérica envolve: 1. Introdução A solução numérica envolve: A elaboração de um algoritmo, que é a descrição seqüencial dos passos que caracterizam um método numérico; A codificação do programa, quando implementamos o algoritmo numa linguagem de programação escolhida; O processamento do programa, quando o código antes obtido é editado em um arquivo para que possa ser executado pelo computador.

1. Introdução Duas idéias são freqüentes em cálculo numérico, a de iteração ou aproximação sucessiva e a de aproximação local. Iteração. Em um sentido amplo, iteração significa a repetição sucessiva de um processo. Um método iterativo se caracteriza por envolver os seguintes elementos: Aproximação inicial: consiste em uma primeira aproximação para a solução do problema numérico. Teste de parada: é o instrumento por meio do qual o procedimento iterativo é finalizado. Aproximação local. Aqui a idéia é aproximar uma função por outra que seja de manuseio mais simples. Por exemplo, aproximar uma função não linear por uma função linear em um determinado intervalo do domínio das funções.

Solução utilizando métodos numéricos 1. Introdução Exemplo: Circuito elétrico composto de uma fonte de tensão e um resistor. V R i Solução exata Introdução de um diodo no circuito: V R D i Solução utilizando métodos numéricos

Por que produzir resultados numéricos? 1. Introdução Por que produzir resultados numéricos?

1. Introdução Um problema de Matemática pode ser resolvido analiticamente, mas esse método pode se tornar impraticável com o aumento do tamanho do problema. Exemplo: solução de sistemas de equações lineares.

1. Introdução A existência de problemas para os quais não existem métodos matemáticos para solução (não podem ser resolvidos analiticamente). Exemplos: a) não tem primitiva em forma simples; b) não pode ser resolvido analiticamente; c) equações diferenciais parciais não lineares podem ser resolvidas analiticamente só em casos particulares.

1. Introdução Os métodos numéricos buscam soluções aproximadas para as formulações matemáticas. Nos problemas reais, os dados são medidas e, como tais, não são exatos. Uma medida física não é um número, é um intervalo, pela própria imprecisão das medidas. Daí, trabalha-se sempre com a figura do erro, inerente à própria medição. Os métodos aproximados buscam uma aproximação do que seria o valor exato. Dessa forma é inerente aos métodos se trabalhar com a figura da aproximação, do erro, do desvio.

1. Introdução Função do Cálculo Numérico na Engenharia “Buscar solucionar problemas técnicos através de métodos numéricos  modelo matemático”

Passos para a resolução de problemas 1. Introdução Passos para a resolução de problemas REFINAMENTO RESULTADO DE CIÊNCIAS AFINS MODELAGEM MENSURAÇÃO PROBLEMA RESULTADO NUMÉRICO ESCOLHA DE MÉTODOS TRUNCAMENTO DAS ITERAÇÕES ESCOLHA DE PARÂMETROS

1. Introdução Fluxograma – Solução Numérica MODELO MATEMÁTICO PROBLEMA modelagem resolução LEVANTAMENTO DE DADOS ESCOLHA DO MÉTODO NUMÉRICO IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL PROBLEMA CONSTRUÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO ANÁLISE DOS RESULTADOS VERIFICAÇÃO

1. Introdução Influência dos Erros nas Soluções Exemplo 1: Falha no lançamento de mísseis (25/02/1991 – Guerra do Golfo – míssil Patriot) Limitação na representação numérica (24 bits) Erro de 0,34 s no cálculo do tempo de lançamento

1. Introdução Influência dos Erros nas Soluções Exemplo 2: Explosão de foguetes (04/06/1996 – Guiana Francesa – foguete Ariane 5) Limitação na representação numérica (64 bits/ 16 bits) Erro de trajetória 36,7 s após o lançamento Prejuízo: U$ 7,5 bilhões

1. Introdução Aplicações de cálculo numérico na engenharia. Determinação de raízes de equações Interpolação de valores tabelados Integração numérica, entre outros.

1. Introdução Fornecer condições para que os alunos possam conhecer, calcular, utilizar e aplicar métodos numéricos na solução de problemas de engenharia. Estudar a construção de métodos numéricos, analisar em que condições se pode ter a garantia de que os resultados computados estão próximos dos exatos, baseados nos conhecimentos sobre os métodos.

O que a disciplina vai oferecer? Visão de Engenharia x Matemática/Computação Conceitos e entendimentos básicos de CN Exemplos de custos de “erros numéricos” nas engenharias Incrementação do perfil profissional Noções de precisão e eficiência nas soluções Introdução dos métodos tradicionais Aplicação de ferramentas disponíveis

www.matematiques.com.br engenharia