Conceito e História da fisioterapia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FISIOTERAPIA NA ANTIGÜIDADE
Advertisements

Introdução as Ciências Fisioterapêuticas
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
SENAI Técnico em Segurança do trabalho Toxicologia Enf. Juliana Rita Pinheiro.
Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa. Câncer!!
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Profª: Isabella Pinheiro Unesc Faculdades
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA EM GERIATRIA PROFESSOR: EDUARDO ANTONIO.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
DA GINÁSTICA LABORAL A ERGOMOTRICIDADE: INOVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ERGONOMIA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
Valorização do corpo: a sociedade do culto ao corpo perfeito
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Higiene dos alimentos Projeto de Extensão: Aplicação dos conceitos básicos sobre posse responsável de animais e principais zoonose urbanas para educação.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
Bactérias e Doenças Associadas
Economia e Gestão da Saúde
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Mr. Food Manager Cursos e Treinamentos
História Natural da Doença
Devido ao aumento do tempo livre
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Metodologia do Ensino de Física I
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Aprendizagem do Século XXI
Conceitos em Epidemiologia GLOSSÁRIO
Psicologia: Ciência e Profissão.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Núcleo de Saúde Coletiva
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
FARMACOTERAPIA E FARMÁCIA CLÍNICA
Enfermagem do Trabalho
EMPREGO DE PLANTAS MEDICINAIS NOS SISTEMAS MÉDICOS TRADICIONAIS
Sistema Único de Saúde SUS
Programa:Cinoterapia
 Transferência de conhecimento?  Ditar as normas sobre um tema?
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
PATOLOGIA DO CONCRETO.
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências – 6° ano.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Aplicada à Biomedicina
História Natural da Doença
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
Professor: Wilson José da Silva, Ph.D.
CONCEITO HANNAH MAMEDE. CONCEITO Organização Mundial de Saúde: “ A Medicina Nuclear é a especialidade que se ocupa com o diagnostico, tratamento e investigação.
Portugal Ana Almeida Professora Adjunta
Biomecânica, Reabilitação e Tecnologia Assistiva (1)
Introdução e Conceituação
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
UTI Aspectos Históricos. A enfermagem.... Guerra da Criméia ( ): desencadeada pela Inglaterra para evitar a progressão das conquistas russas aos.
Nutrição: quais são as principais áreas de atuação de um nutricionista e como anda o mercado de trabalho para este profissional?
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
CAMPOS DOS GOYTACAZES, 28 DE JUNHO DE 2019 Trabalho de Conclusão de Estágio Ac. Fernanda Cristina de Souza Ângelo, Preceptor: Dr Diogo Arêas.
AVALIAR OS EFEITOS DO EXERCÍCIO ABDOMINAL HIPOPRESSIVO EM PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO Acadêmica: NILZA IZABEL BATISTA HORTIG Orientador.
Hidrocinesioterapia respiratória. Introdução Este presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de TIC. Vamos falar um pouco sobre o termalismo.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Optativa II Fisioterapia em PICS Prof. Ms. Marcelo Peixoto.
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Transcrição da apresentação:

Conceito e História da fisioterapia Profa. Thâmara Alves

O que é fisioterapia?

etimologia PHYSIOTHERAPY = FISIOTERAPIA PHYSYO: agentes naturais THERAPY: cuidado, tratamento, terapia

Dicionário L. Portuguesa: tratamento das doenças por agentes físicos; Dicionário Médico: tratamento com a utilização de agentes físicos naturais ou artificiais, como a água, eletricidade, frio, calor. Vale-se também da atitude do repouso, do movimento.

É uma ciência, um processo terapêutico e uma profissão”. conceito É uma ciência, um processo terapêutico e uma profissão”. (Castro, 1982)

conceito Ciência aplicada ao objeto principal de estudo: movimento humano; Processo terapêutico com recursos físicos e naturais promove, aperfeiçoa e adapta as condições físicas, psíquicas e sociais; Profissão com atividades especializadas e vários níveis de atuação: níveis primário, secundário e terciário, administração de serviços, pesquisa e educação.

Conceito – resolução coffito Ciência aplicada, cujo objetivo principal de estudo é o movimento humano em toda as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. Objetivos: Preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou função. Promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhora da sua qualidade de vida.

Fisioterapeuta É o profissional da área da Saúde, a quem compete métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. (Lei 938, 13/10/1963). Profissional da Saúde, com formação acadêmica SUPERIOR, habilitado à construção dos diagnósticos cinético-funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta (www.crefito.com.br).

História da fisioterapia

A história da fisioterapia A Fisioterapia é uma arte milenar, que já vem sendo praticada desde os nossos antepassados, desde a idade da pedra, época em que o homem pré-histórico buscava o sol, águas frias para amenizar o seu sofrimento e sua dor.

Antiguidade (4000 a.c. a 395 d.c.) Homem primitivo – massagens no tratamento de traumas; Aplicação de recursos naturais (sol e água); Uso de recursos naturais com intuito terapêutico = processo terapêutico.

Antiguidade (4000 a.c. a 395 d.c.) Preocupação com as “diferenças incômodas” (doenças já estabelecidas; mal; deformidade).

Tratamento das “diferenças incômodas”: Utilização dos agentes físicos (peixe elétrico para dor); Ginástica curativa (diversas formas de movimento). Foto do peixe

PREOCUPAÇÃO COM A CURA E NÃO COM A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

IDADE MÉDIA (SÉC. IV A XV) Sociedade estabelecida por “organização providencial” (definida no plano divino): Clero – igreja; Nobreza – guerra; Camadas populares (camponeses) – trabalho. Esquema hierarquia

Fenômenos naturais – decisão divina Eventos negativos – ação demoníaca Interrupção dos avanços na ciência e também na área de saúde (corpo físico como algo “inferior”); Valorização da alma e menosprezo ao corpo.

Doentes eram tratados em “sala dos enfermos”; não possuíam espaços para exercícios físicos. Uso da atividade física como “curativa” foi interrompida. Piora das condições de saúde; Exercícios passaram a ser utilizados para aumento da potência corporal ou diversão;

Renasacimento (séc. xv e xvi) Valorização do corpo e beleza física; Decadência dos conceitos morais rígidos; Avanço dos estudos e origem das universidades: busca da compreensão do mundo e conhecimentos.

Retorno dos estudos sobre o cuidado com o corpo; Princípios básicos para a ginástica médica; Exercícios para conservar um estado saudável já existente; Regularidade no exercício; Exercícios para indivíduos enfermos cujo estado pode exacerbar-se; Exercícios individuais especiais para convalescentes; Exercícios para pessoas com ocupações sedentárias.

PREOCUAÇÃO COM O TRATAMENETO DA DOENÇA E MANUTENÇÃO DAS “CONDIÇÕES NORMAIS” EXISTENTES.

PERÍODO DE TRANSIÇÃO – ENTRE RENASCIMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO 1864 – Sociedade Médica de Berlim diferencia a ginástica de indivíduos sãos e dos enfermos (exercícios curativos x exercícios para manutenção da saúde). Diferenças das ações profissionais conforme o estado de saúde da população atendida (doente x não doente).

Industrialização (séc. xviii a xix) Transformação social com produção em grande escala mediante utilização de máquinas. Proliferação de doenças devido a jornada de trabalho estafante, condições sanitárias precárias e alimentares insatisfatórias.

Epidemias de cólera, tuberculose pulmonar, alcoolismo, acidentes de trabalho, trabalho infantil, etc; Utilização da metodologia científica em escolas de medicina para estudo das novas doenças; Busca das “causas” nos próprios indivíduos (não observação dos aspectos sociais, higiene ou ambiente de trabalho). Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera. Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérica, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, levando à diarreia e a uma rápida perda de fluidos e de sais importantes, os chamados eletrólitos. A transmissão de cólera é fecal-oral e se dá basicamente por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas. A infecção pela bactéria costuma acontecer após uma pessoa consumir água, frutos do mar, frutas e legumes crus e alguns grãos contaminados, como arroz e milho, por exemplo.

Atenção ao indivíduo doente: surge o atendimento hospitalar e as especialidades médicas; Preocupação com a cura, recuperação e reabilitação.

Nascimento da fisioterapia como profissão Altos índices de acidentes de trabalho; Disfunção orgânica; Más condições ambientais e de trabalho; Guerras.

REABILITAÇÃO PARA REINSERÇÃO DO INDIVÍDUO EM UMA VIDA SOCIAL E PRODUTIVA

Obrigada!